Buscar

UNIP - Técnicas de Informatica - Aula1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIP
Universidade Paulista
Técnicas de Informática
Prof. MS. Jefferson Sousa
Cronograma de aulas
Turma 
Março
	
Abril
	
Maio
	
Junho
	
notas
Trabalhos em sala de aula
NP1
INTRODUÇÃO
Os sistemas de informação evoluíram muito desde que foram criados e têm uma importância fundamental para as empresas. 
A partir da década de 1940, quando surgiram as primeiras iniciativas ligadas à computação e equipamentos que processavam dados mediante comandos em linguagem de máquina, o mundo jamais foi o mesmo.
INTRODUÇÃO
As empresas passaram por um forte processo de informatização a partir da década de 1980.
Pôde-se observar, nos últimos anos, uma grande evolução em software e uma redução constante do custo do hardware de TI, transformando-se em uma commodity.
INTRODUÇÃO
Os sistemas de informação estão inseridos em praticamente todas as atividades empresariais, dando suporte para a melhoria na qualidade de serviços e produtos.
INTRODUÇÃO
Computador
As empresas enfrentam desafios constantes que as obrigam a exigir que os problemas gerados sejam resolvidos por sistemas poderosos instalados em computadores potentes.
Há computadores de todos os tamanhos, desde muito simples, como os computadores de mão, como os smartphones, que também conjugam a função de telefone, até sistemas de computação em grade.
Computador
Para O’Brien e Marakas (2007), a nomenclatura pequeno porte (microcomputadores), médio porte (minicomputadores) e grande porte (mainframe) ainda ajuda a distinguir a potência do processador e o número de usuários para o qual se destina.
Computador
Sistemas móveis: computador de mão, telefones celulares e smartphones.
Sistemas de pequeno porte (microcomputadores): computador pessoal, computador de rede e estação de trabalho técnico.
Sistemas de médio porte: servidores de rede, minicomputadores, servidores da web e sistemas multiusuários.
Sistemas de grande porte (mainframe): sistemas corporativos, supervisores, processadores de transações e supercomputadores.
Computador
Hardware
Todo computador possui uma gama de componentes internos destinados a gerenciar a entrada, o processamento, a saída, o armazenamento e o controle de dados. 
O hardware é formado por placas de circuitos, processador, memória (armazenamento principal), disco rígido (armazenamento secundário), adaptadores e controladores.
Hardware
Processador
O processador é o elemento responsável por executar o fluxo de informações em linguagem de máquina, que se destina a gerenciar os recursos do hardware ao mesmo tempo em que interage com os demais dispositivos, tais como memória e disco rígido, com o objetivo de executar determinada tarefa solicitada.
Processador
Memória e armazenamento
A memória de um computador é um dispositivo capaz de armazenar dados, temporariamente ou permanentemente.
Há dois tipos de memória;
Memória Primaria: Ela é a principal, apaga-se com a interrupção de energia, acesso rápido e na qual os programas são carregados para a execução.
Memória e armazenamento
O armazenamento secundário é utilizado para armazenar grandes quantidades de dados, ou aqueles dados que devem ser conservados mesmo após a interrupção do suprimento de energia. 
É uma memória de acesso mais lenta que a memória primária, porque se dá através de dispositivos mecânicos que devem ser acionados, posicionados e ativados para extrair a informação.
Memória e armazenamento
O disco rígido utiliza tecnologia magnética para armazenamento dos dados. O CD e o DVD utilizam tecnologia ótica. O pen drive utiliza circuitos integrados para armazenar os dados. 
Normalmente, o pen drive utiliza a propriedade das memórias flash de manter os dados armazenados por um longo período de tempo, mesmo sem energia elétrica.
Dispositivos de entrada e saída
Os dispositivos de entrada e saída são aqueles que interagem com o computador, de forma a agregar valor à realização do seu trabalho, na medida em que proporcionam uma ampliação da interação entre o usuário e o computador. 
O computador utiliza os dispositivos de entrada e saída para armazenar, ler, transmitir e receber dados. Os computadores utilizam dispositivos de saída para transferir a informação armazenada no computador para uma forma que o usuário possa ver, ouvir e sentir (Gordon; Gordon, 2006).
Os dispositivos podem ser apenas de entrada, apenas de saída ede entrada e saída,
Periféricos
Periféricos são aparelhos ou placas que enviam ou recebem informações do computador. Na informática, o termo "periférico" aplica-se a qualquer equipamento acessório que seja ligado à CPU (unidade central de processamento), ou, num sentido mais amplo, ao computador. 
São exemplos de periféricos: impressoras, digitalizadores, leitores e ou gravadores de CDs e DVDs, leitores de cartões e disquetes, mouses, teclados, câmeras de vídeo, entre outros.
Software
Software é a parte lógica do sistema computacional armazenada em dispositivos de memória e processada pela CPU. 
O software é o recurso que diz ao computador o que ele deve realizar e, basicamente, pode ser dividido em duas categorias: software básico (ou de sistema) e software aplicativo.
Software
O software básico realiza as tarefas de gerenciamento necessárias ao funcionamento do sistema computacional – é o responsável pelo controle do hardware. 
O software aplicativo necessita do software básico para operar.
Os softwares aplicativos realizam tarefas específicas para os usuários – são para utilização dos usuários finais.
Exercício em grupo
Classificar em Entrada, Saída e Entrada/Saída
Teclado 
Impressora 
Modem
Mouse 
Monitor 
Monitor sensível ao toque
Leitora de códigos de barras
Autofalante 
Pen drive
Scanner 
Projetor de vídeo

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando