Buscar

TEORIA DO PROCESSO Órgãos jurisdicionais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Principais órgãos jurisdicionais
TEORIA DO PROCESSO
Gilberto da Cruz Viegas
SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA
TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO
TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL
SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR
Tribunais regionais eleitorais
Tribunal de justiça
Tribunal Regional Federal
Tribunal Regional do Trabalho
Auditoria Militar
Juízes de Direito
Juízes Federais
Junta eleitoral
Juízes do trabalho
JUSTIÇA COMUM
JUSTIÇA ESPECIAL
2
Última instância, Órgão máximo do Poder Judiciário. Julga governadores de estados, Desembargadores e Juízes de Tribunais Regionais Federais, Eleitorais e Trabalhistas e outras autoridades.
Julga ações diretas de inconstitucionalidade, instrumento jurídico para contestar a constitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual; apreciar pedidos de extradição requerida por Estado estrangeiro, julga habeas corpus, processos advindos dos Tribunais de Justiça Militar dos estados 
S
T
J
Tribunal de justiça
Tribunal Regional Federal
São órgãos separados por estados, considerados colegiados e composto por juízes de segunda instância,
Representam a segunda instância da justiça federal, responsáveis pelo processo e julgamentos não só dos recursos contra as decisões da primeira instância, como também dos mandados de segurança, habeas corpus e habeas data contra ato de Juiz Federal, e das ações rescisórias, revisões criminais e conflitos de competência.
O Juiz Federal é órgão do 1º grau, que é composta por Varas Cíveis, Varas de Execução Fiscal, Criminais e Juizados Especiais Federais .
Segundo a Constituição Federal, a principal função do CNJ é controlar a atuação administrativa e financeira do Judiciário, assegurando que os magistrados cumpram com seus deveres (julguem com imparcialidade, não 'esqueçam' de julgar os processos etc)
CNJ
3
Julga conflitos individuais e coletivos entre trabalhadores e patrões. 
São juízes trabalhistas que atuam na primeira instância e nos tribunais regionais do Trabalho, e por ministros que atuam no TST. Julga recursos de revista, recursos ordinários e agravos de instrumento contra decisões de TRTs e dissídios coletivos de categorias organizadas em nível nacional, além de mandados de segurança, embargos opostos às suas decisões e ações rescisórias.
 
T
S 
T
Tribunal Regional do trabalho
Correspondem à segunda instância na tramitação de um processo trabalhista, apreciando recursos ordinários e agravos de petição, mas detêm competências ordinárias de julgamento em casos de dissídios coletivos, ações rescisórias e mandados de segurança, entre outros.
T
S
E
Tribunais regionais eleitorais
É um órgão encarregado do gerenciamento de eleições em âmbito estadual. Tem por órgão revisor de suas decisões o TSE.
É o órgão máximo da Justiça Eleitoral, composto por sete membros, com mandatos de dois anos cada um, sendo três ministros do STF, dois ministros do STJ e dois advogados. Cabe ao TSE, entre outras atribuições previstas no Código Eleitoral, julgar os recursos decorrentes das decisões dos tribunais regionais eleitorais (TREs), inclusive sobre matéria administrativa.
JUIZES FEDERAIS atuam na primeira instância e nos tribunais regionais eleitorais e os ministros que atuam no TSE. São os agentes que têm como competência as atribuições elencadas no artigo 109 da Constituição Federal.
A Justiça Militar é composta por juízes militares que atuam em primeira e segunda instância .
A Justiça Militar da União, na primeira instância, e o Superior Tribunal Militar, na última instância, julgam os crimes militares cometidos por integrantes das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) ou por civis que atentem contra a Administração Militar Federal. Tem por função julgar crimes de natureza civil e militar, mantendo um caráter consultivo, posto que a Coroa submetia a seu julgamento diferentes questões administrativas, como o reconhecimento de serviço de guerra, a outorga de condecorações e até mesmo o aumento de soldo de praças e de oficiais. 
S
T
M
Auditoria militar é a forma como são chamadas as varas criminais com atribuição específica de atuar em processos de crimes militares, em 1º Grau da Justiça Militar brasileira.
Auditoria Militar

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais