Buscar

AP1.2014.2.doc GABARITO

Prévia do material em texto

�
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância 
do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Licenciatura em História
Licenciatura em Ciências Biológicas,
Física, Matemática e Química
 Tecnologia em Segurança Pública e Social
 
Primeira Avaliação Presencial- 2014.2
Disciplina: Português Instrumental
Coordenação: Profa. Dra. Lucia Moutinho, Profa. Dra. Evelyn Orrico, Profa. Dra. Diana Pinto, Profa. Dra. Aparecida Ribeiro
	Nome:
	Matrícula:
	E-mail:
	Telefone:
	Pólo:
	Cidade em que reside:
Caro (a) aluno (a):
 Essa é a sua primeira avaliação presencial. Leia os enunciados com atenção e procure ser claro e objetivo na elaboração de suas respostas. Leia as Instruções abaixo:
Você vai encontrar 3 questões nesta prova;
Leia todas as questões;
Escreva com letra legível;
Revise suas respostas e verifique se as ideias estão claras;
Esta avaliação é individual e sem consulta;
Responda com caneta azul ou preta;
Utilize o caderno de resposta apenas como rascunho e redija suas respostas nas linhas pontilhadas no corpo da prova.
 			Boa prova!
Leia o Texto 1 e responda ao que se pede.
 Texto 1
 Política e politicalha
Rui Barbosa
A política afina o espírito humano, educa os povos, desenvolve nos indivíduos a atividade, a coragem, a nobreza, a previsão, a energia, cria, apura, eleva o merecimento. Não é esse jogo da intriga, da inveja e da incapacidade, a que, entre nós, se deu a alcunha de politicagem. Esta palavra não traduz ainda todo o desprezo do objeto significado. Não há dúvida de que rima bem com parolagem, afilhadagem e ladroagem. Mas não tem o mesmo vigor de expressão que os seus consoantes. Quem lhe dará o batismo adequado? Politiquice? Politiquismo? Politicaria? Politicalha? Neste último, sim, o sufixo pejorativo queima como ferrete, e desperta ao ouvido uma consonância elucidativa.
	Política e politicalha não se confundem, não se parecem, não se relacionam uma com a outra. Antes se negam, se excluem, se repulsam mutuamente. A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis.
A politicalha é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Constitui a política uma função, ou um conjunto de funções do organismo nacional: é o exercício normal das forças de uma nação consciente e senhora de si. A politicalha, pelo contrário, é o envenenamento crônico dos povos negligentes e viciosos pela contaminação de parasitas inexoráveis. A política é a higiene dos países moralmente sadios. 
A politicalha, a malária dos povos de moralidade estragada.
(Trechos escolhidos de Rui Barbosa. Rio de Janeiro: Ouro, 1964.)
 Rui Barbosa, ao longo do texto, vai procurando mostrar as oposições entre o verdadeiro sentido da política e o seu falso sentido, ou seja, a politicalha. Em determinados momentos, a força criativa do autor o leva a usar certas conotações, certas metáforas. Seguindo o proposto pelo autor e utilizando algum termo do texto, escreva dois períodos: um para definir política; outro, politicalha.. (Valor: 1,0).
__________________________________________________________
__________________________________________________________
 __________________________________________________________
 __________________________________________________________
A palavra política pode ter vários significados. Identifique o significado que corresponde à intenção do autor no texto. (Valor: 0,5).
a) boas maneiras, cortesia, civilidade; 
b) filosofia seguida por qualquer instituição ou governo; 
c) esperteza, perspicácia, finura; 
d) arte de administrar o Estado; 
e) sistema próprio ou peculiar de governo. 
Nas opções abaixo, aparecem tanto afirmações expressas no texto, quanto deduzíveis dele, e uma que lhe é contraditória. Assinale essa última. (Valor: 0,5). 
a) Um povo politizado tem maiores probabilidades de progresso. 
b) A politicalha é mazela de países em decadência e moralmente deteriorados. 
c) O país que encontra seu caminho político, dentro dos sãos princípios sociais, encontra o caminho da sua grandeza. 
d) Politicalha é corrupção. 
e) É preferível a prática da politicalha à omissão política.
II. Leia os Textos 2 e 3.
 Texto 2
 O analfabeto político
"O pior analfabeto que podemos encontrar é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do pão, da farinha, do aluguel, do sapato e dos remédios dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão ingênuo que se orgulha e bate no peito dizendo que odeia a política. O imbecil não sabe que de sua ignorância política nasce o menor abandonado e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais."
Bertolt Brecht
Metamorfose Digital - http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=19357#ixzz38uP78cTr
 Texto 3
 Conselho Político Interativo do Estado do Rio de Janeiro
Precisamos refletir. Os maus se juntam e cometem todas as espécies de males. É tempo de unir os bons para a prática conjunta do bem. E, na busca do bem coletivo, a ferramenta universal é política.
A política apresenta-se hoje como a arte de governar, de atuar na vida pública e gerir os assuntos de interesse comum. A política não se restringe à atividade desenvolvida no âmbito do Estado, mas faz parte de nossa vida, permeia todas as formas de relacionamento social: no trabalho, na escola, nas ruas, no lazer e até nas relações afetivas. Já há muito tempo, a política se deteriorou e mostrou sua outra face à sociedade não conveniada, isto é, a sociedade civil.
 http://www.jornalameorio.com.br/noticias/politica/politica-x-politicalha.html 
Rui Barbosa, jurista, político, diplomata, escritor, filólogo, tradutor, orador e intelectual brilhante do seu tempo apresenta uma visão de política que se pode considerar atemporal. 
	Considerando os textos 2 e 3 como você percebe o papel que o eleitor deve desempenhar. 
Apresente o seu ponto de vista em 10 linhas e não se esqueça de que deverá redigir o seu texto observando o português padrão culto.	Atribua um título à sua redação. (4,0 pontos). 
Descontar 0,5 pela ausência de título.
Resposta livre desde que mantenha coerência com o enunciado da questão.
III.Leia o texto 4 (que está na página 28 de O Globo) e elabore uma paráfrase, em no máximo 8 (oito) linhas, conforme os princípios fornecidos nas Aulas 19 e 20. (Valor: 2,0).
					Texto 4
	As bibliotecas escolares no Brasil são pouco utilizadas pelos estudantes do ensino fundamental. Este fato é agravado por ainda estarmos longe de garantir que todas as escolas da educação básica do país tenham biblioteca, conforme dita uma lei aprovada em 2010. A existência de uma biblioteca, no entanto, não garante que ela seja bem utilizada, porque os professores, além de dar aulas, não têm tempo de desenvolver atividades de leitura nesse espaço. No primeiro ciclo do ensino fundamental, os livros são usados principalmente para alfabetizar. No segundo, o acesso à internet supera a pesquisa em livros. O principal objetivo das bibliotecas escolares é a formação de leitores, estratégia que demanda certamente o trabalho de um profissional qualificado e políticas públicas, que incentivem o bom uso desses espaços. Num país em que a maioria da população tem pouco hábito de leitura, o desafio das escolas,especialmente as públicas, é ainda maior, pois o número médio de livros que os alunos brasileiros têm à disposição em casa é pequeno..
(GOIS, Antônio. Sem incentivo à leitura. O Globo, Rio de Janeiro, segunda-feira, 14 jul. 2014. p. 28). 
Sugestão para a realização desta atividade:
a) Faça um resumo do texto com as suas palavras (não acrescente sua opinião).
b) Observe a referência ao autor do texto original.
c) Certifique-se, a cada ponto final, de quem “é a voz” (quem faz as afirmações).
d)Ao trabalho!
Descontar 0,5 pela ausência de referência.
Ou descontar 0,5 se houver erro na referência. 
Sugestão de redação da paráfrase:
	Segundo Gois (2014, p. 28), uma lei aprovada em 2010, que dita que as escolas de educação básica têm de prover uma biblioteca escolar, não garante a frequência dos alunos a esta. Acrescenta (op. cit., p. 14) que isso prejudica a formação de leitores em um país cuja população alfabetizada pouco lê.
IV. Empregue os sinais de pontuação adequadamente nas frases abaixo, extraídas de diálogos divulgados na mídia por Jô Soares. (Valor: 2,0).
a)Mulher – “Será que você tem que ficar olhando pra toda moça que entra no restaurante (ponto de interrogação) ”
Marido – “Você diz isso, por causa daquela loura de rabo de cavalo, minissaia verde, olhos azuis, brincos de marfim, unhas pintadas de vermelho, sapatos de crocodilo e bolsa combinando (ponto de interrogação) “
Mulher – “É . “
Marido – “Eu nem olhei pra ela . “
b) Pai – “Está vendo, meu filho, como eu sempre acordo cedo para trabalhar, hoje achei esta carteira cheia de dinheiro no meio da rua.“
Filho – “Desculpe, pai, mas quem perdeu a carteira acordou ainda mais cedo. “
Um abraço da
Equipe de Português Instrumental
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCH
Licenciatura em Pedagogia- EAD
UNIRIO/CEDERJ
�

Continue navegando