Buscar

Quem foi Jonas

Prévia do material em texto

Quem foi Jonas:
Jonas foi um profeta hebreu que viveu durante o reinado do rei de Israel Jeroboão II.
Jonas era filho de Amitai, e veio de Gade-Hefer, uma aldeia de Zebulom, situada nas vizinhanças de Nazaré.
O nome Jonas significa “pomba”.
Seu chamado:
Certo dia Deus falou a Jonas:
– Jonas! Eu quero que você se disponha para mim. Suba a grande cidade de Nínive e profetize contra ela, porque os seus pecados subiram até mim e já não os posso suportar.
Jonas se dispôs, mas não para obedecer a Deus e sim fugir Dele. Foi até o porto de Jope e embarcou em um navio que se dirigia para Társis. 
Onde profetizo:
Um dia Deus mandou Jonas ir pregar na cidade de Nínive, a capital da Assíria. Deus tinha visto a maldade de Nínive e estava a ponto de destruir a cidade. Jonas deveria avisar o povo sobre a destruição vindoura.
 A Assíria era um império inimigo, que ameaçava o país de Israel. Seu povo era violento e cruel e não adorava a Deus. Jonas não quis ir para para Nínive. Ele queria ver a cidade destruída.
Qual a mensagem
Jonas chegou até Nínive e contou ao povo que a cidade seris destruída dentro de 40 dias. O povo se arrependeu e creu em Deus.
Qual o resultado :
O rei levantou um jejum entre todos e o povo deixou o mal caminho, todos se arrependeram e pararam com atitudes que desagradavam a Deus.
“Os ninivitas creram em Deus. Proclamaram um jejum, e todos eles, do maior ao menor, vestiram-se de pano de saco.Quando as notícias chegaram ao rei de Nínive, ele se levantou do trono, tirou o manto real, vestiu-se de pano de saco e sentou-se sobre cinza.” (Jonas 3:5-6)
Com isso Jonas ficou muito aborrecido e extremamente irado.
E orou ao Senhor e desejou a sua própria morte e o senhor Deus mais uma vez quis dar uma lição em Jonas e fez crescer uma planta fazendo com que Jonas ficasse em uma deliciosa e fresca sobra, deixando Jonas muito feliz. No dia seguinte Deus destruiu aquela planta fazendo com que Jonas ficasse muito irritado e desejasse novamente a morte.
Deus fala Tiveste tu compaixão da aboboreira, na qual não trabalhaste, nem a fizeste crescer, que numa noite nasceu, e numa noite pereceu;
E não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que estão mais de cento e vinte mil homens que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais?
Mensagem messiânica?
Não tem.
Daniel 
Quem foi:
Daniel foi um profeta, o quarto dos chamados “Profetas Maiores”
O Profeta Daniel foi um israelita, de uma família nobre e levado cativo de Judá para a Babilônia pelo rei Nabucodonosor. no terceiro ano do reinado de Jeoaquim, rei de Judá.
Na Babilônia, juntamente com outros companheiros com qualidades semelhantes a ele, Daniel foi educado para o serviço no Império Babilônico
Daniel também recebeu outro nome, no caso Beltessazar.
O significado do nome Daniel é “Deus é meu Juiz”.
Seu chamado:
Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras e em toda sabedoria e tbm Deus abençoou Daniel com o dom de interpretar sonhos, e ele foi promovido a cargos de liderança nos governos Babilônico e Persa
Daniel percebeu que alguma coisa dos alimentos e bebidas fornecidos pelo rei traria contaminação. “Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se” (1:8). Deus abençoou esta decisão de Daniel, e o chefe permitiu que ele e os seus companheiros fizessem uma experiência, comendo comidas mais simples que foi legumes e bebendo agua durante dez dias. Deus estava com eles, e o chefe viu que progrediram mais do que os jovens que comiam os alimentos do rei.O resultado foi favorável
“Então, [o anjo] me disse: ‘Não temas, Daniel, porque, desde o primeiro dia, em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras’ ” (Daniel 10:12).
Onde profetizou:
servindo cinco reis babilônios e dois reis medo-persas. No governo de três deles (Nabucodonosor, Belsazar e Dario) ele serviu como primeiro ministro. Daniel foi selecionado como um dos jovens judeus mais especiais para ser treinado para servir na corte do rei Nabucodonosor. Profetizou durante 67 anos
Qual mensagem e resultado das mensagem 
Daniel provou ser mais sábio que todos os conselheiros do rei. Deus lhe deu grande inteligência e capacidade para interpretar sonhos e visões. Certo dia, Nabucodonosor teve um sonho mas ninguém o conseguiu interpretar. Então Daniel e seus amigos oraram a Deus e Ele deu a resposta a Daniel (Daniel 2:17-19). Daniel explicou ao rei que seu sonho era sobre o futuro e a vinda de um reino eterno. Nabucodonosor ficou impressionado e fez Daniel o governador da província da Babilônia (Daniel 2:48).
Mais tarde, Daniel explicou outro sonho a Nabucodonosor, avisando-o a se arrepender de seus pecados, senão ele ficaria louco (Daniel 4:26-27). Nabucodonosor ignorou Daniel e enlouqueceu. Quando seu entendimento voltou, Nabucodonosor reconheceu e glorificou a Deus.
Daniel também profetizou a morte de Belsazar, o sucessor de Nabucodonosor e a conquista do império babilônico pelos persas. O novo governante, chamado Dario, viu que Daniel era um ótimo administrador e lhe deu uma posição muito alta no governo. Os outros membros do governo ficaram com inveja de Daniel e queriam afastá-lo (Daniel 6:3-4). Mas Daniel era tão honesto que eles não conseguiram encontrar acusações contra ele!
Então os governantes convenceram o rei a criar uma lei que não permitia que ninguém orasse para outro deus senão o rei durante 30 dias. Como eles tinham previsto, Daniel desobedeceu e continuou a orar a Deus três vezes ao dia (Daniel 6:10). Dario ficou triste, porque gostava de Daniel, mas não podia mudar a lei. Por isso, Daniel foi lançado na cova dos leões. Na manhã seguinte, Dario abriu a cova dos leões e descobriu Daniel ainda estava vivo! Deus protegeu Daniel dos leões (Daniel 6:21-23).
 Mensagem messiânica:
Daniel também teve vários sonhos e visões. Ele viu o que iria acontecer no futuro:
O surgimento de novos impérios – esses reinos iriam afetar diretamente Israel
A vinda de Jesus – o seu estabelecimento de um reino eterno
O fim do mundo – a ressurreição e o julgamento de todos os povos
 Esses acontecimentos incluem conquistas de reinos da terra, a vinda do Messias, o sofrimento e a libertação do povo de Deus nos últimos dias e a ressurreição dos mortos.
 Numa rara visão do próprio céu, Daniel viu o Messias, descrito como “alguém semelhante a um filho de homem”, aproximar-se do trono do próprio Jeová. Este lhe concedeu ‘domínio, dignidade e um reino’. Esse Reino seria eterno. Daniel soube de outro detalhe emocionante sobre o Reino messiânico — o Rei compartilharia seu governo com outros, um grupo identificado como “santos do Supremo”. — Daniel 7:13, 14, 27.

Continue navegando