Buscar

Resumo sobre Dação em pagamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sobre o pagamento indireto 
O pagamento será cumprido mais não como foi contratado, a finalidade de cumprir a obrigação é a mesma, porem diferente do originário do contrato. Tendo como forma de pagamento a sub-rogação a dação em pagamento, novação, compensação, na remissão, e na confusão patrimonial e o compromisso são contratos que geram a extinção da obrigação. 
Sobre a dação em pagamento
Forma de pagamento indireto, em que há um acordo privado de vontades entre os sujeitos da relação obrigacional, pactuando-se a substituição do objeto obrigacional por outro, onde a dação se dará com a tradição, esse tema é referente há obrigações alternativas e facultativas.
Nas obrigações alternativas, há opção de se efetuar o pagamento ou outro, onde já é previamente estabelecido que podem ser efetuados o pagamento em mais de um tipo de obrigação, onde ele se exonera das obrigações assim que cumpre uma delas. Já nas obrigações facultativas só está estabelecido entre as partes uma obrigação, porem o credor por mera liberalidade aceita que a obrigação seja resolvida de outra forma, como alguém que deve uma quantia em dinheiro para outro e lhe entrega em pagamento um carro. Na dação em pagamento, haverá substituição do objeto obrigacional por outro, há expressa ou tacitamente que ser aceita pelo credor a dação em pagamento. No caso do contrato de compra e venda o vendedor se obriga a transferir a coisa e o comprador de pagar pela coisa, em suma o contrato não transfere a propriedade, onde simplesmente se obriga a entregar, mais a entrega acontece com a tradição, porém caso a coisa que o devedor venha a se perder, como por exemplo o carro que eu recebi seja de outra pessoa, a obrigação primitiva se restabelece.

Outros materiais