Buscar

sufrágio e direitos fundamentais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direito de sufrágio
O direito de votar e optar. Disponível a todos cidadãos que preencherem condições. O voto é o instrumento que materializa do direito de sufrágio, com características próprias.
Ser secreto, pois não é necessário que ninguém saiba, direto pois ninguém poderá votar em seu lugar, facultativo em alguns casos, como por exemplo para os maiores de 16 e menores de 18 e para os que tem mais de 70 anos. Iguais para todos, pois independentemente das honras e méritos da pessoa será computado o mesmo valor do voto, ou seja, um voto. Obrigatório aos maiores de 18 e menores de 70. Também tendo a característica de ser periódico, pois de tempos em tempos há a renovação da vontade popular.
Direitos e garantias fundamentais
Direitos são ganhos e garantias a forma pela qual se restabelecem se os direitos. A constituição enseja os direitos básicos. Como o direito a vida a dignidade e a sobrevivência de uma pessoa, o direito a liberdade que não significa agir por fora da lei mais pelo contrário, o direito a igualdade ao tratamento igualitário seja ele formal, ou seja, jurídico. Segurança para manutenção da integridade da pessoa física e de seu patrimônio. O direito de propriedade dos quais dispõem sobre adquirir e dispor de seus bens. E até mesmo sobre as discriminações positivas, que estabelecem aqueles que por muito tempo foram excluídos e ficam sem espaço na sociedade, uma forma de restabelecer-se na sociedade.

Continue navegando