Buscar

ED nutri 2015.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ED1 – discussão para dia 08/04
1) A membrana plasmática forma uma barreira de permeabilidade seletiva que mantém as diferenças químicas entre o citoplasma e o meio extracelular, controlando a entrada e saída de substâncias na célula. Baseado na composição química da membrana plasmática, explique a propriedade de permeabilidade seletiva e explique detalhadamente como ocorre o transporte de substâncias que não atravessam a membrana espontaneamente.
2) Qual a importância da fluidez das membranas celulares para a célula? Como as células realizam este controle?
3) Junções celulares são regiões especializadas presentes na membrana plasmática da maioria dos tipos celulares do nosso organismo. Descreva os diferentes tipos de junções celulares citando o nome, função e as principais características dessas estruturas.
4) Escolha dois filamentos de citoesqueleto e os diferencie quanto à estrutura, distribuição e função. Cite uma estrutura estável e uma instável formadas por cada um destes filamentos. 
5) Explique a função biológica do empacotamento da cromatina. Como ocorre este processo durante o ciclo celular?
6) O que se entende por “pontos de checagem” durante o ciclo celular? 
7)Polifenóis encontrados no chá preto possuem a capacidade de bloquear o ciclo celular de determinados tipos celulares na fase G(0) /G(1). Você conseguiria ver benefício em utilizar estes compostos para o auxiliar tratamento de alguma doença? Explique.

Outros materiais