Buscar

Slide 02 - Intr. Patologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS IV
Profª Esp. Tinale Barbosa 
*
*
INTRODUÇÃO
Patologia é o ramo da ciência médica que estuda as alterações morfológicas e fisiológicas dos estados de saúde. Quando essas alterações não são compensadas podemos dizer que um indivíduo está doente. 
*
DOENÇA
Alteração de forma e de função não compensada de uma célula, de um órgão, de um sistema, de um indivíduo, de uma população e, finalmente, de uma sociedade. Já um "estado de saúde" é definido pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como sendo "o bem-estar físico, mental e social do homem". 
*
SAÚDE X DOENÇA 
Saúde - é um estado no qual o organismo encontra-se completamente adaptado ao seu ambiente e aos estímulos que dele partem.
Doença - é um estado de não adaptação ou adaptação inadequada aos estímulos do ambiente (as agressões).
 
*
HISTORIA DA PATOLOGIA
A Fase Humoral (Idade Antiga - final da Idade Média)
 O mecanismo da origem das doenças era explicado, nessa fase, pelo desequilíbrio de humores. Os humores eram considerados os líquidos do corpo, em particular, a água, o sangue e a linfa. Os deuses tinham o poder de controlar esse desequilíbrio, bem como de restituir a normalidade do organismo. Essa visão mítica de doença foi criada principalmente pela civilização antiga grega. 
*
A Fase Orgânica (séc. XV - XVI)
 Nessa época, há o predomínio da observação dos orgãos do corpo, feita principalmente às custas das atividades de necrópsia (estudo do cadáver) ou de autópsia (estudo de si mesmo).   
*
A Fase Tecidual (séc. XVI-XVIII)
 A Fase Tecidual enfatiza a estrutura e a organização dos tecidos. É nesse período que se iniciam os primeiros estudos sobre as alterações morfológicas teciduais e suas relações com os desequilíbrios funcionais.   
*
A Fase Celular (séc.XIX)
 Com o predomínio da visão morfológica, somada à aplicação do microscópio óptico às pesquisas médicas, segue-se a Fase Celular, período considerado "inicial à Patologia Moderna". A preocupação com o estudo da célula, principalmente de suas alterações morfológicas e funcionais, é determinante na busca da origem de todo processo mórbido. 
*
A Fase Ultracelular (séc. XX)
 A Fase Ultracelular é a fase atual do pensamento conceitual sobre Patologia, envolvendo conceitos sobre biologia molecular e sobre as organelas celulares. Os avanços bioquímicos e a microscopia eletrônica facilitam o desenvolvimento dessa linha de estudo.   
*
 PERÍODOS CRONOLÓGICOS DE UMA DOENÇA
Causas;
Período de incubação;
Período prodrômico;
Período de estado;
Evolução 
Cura;
Cronificação;
Complicações;
Óbito.
*
*
*
*
*
*
Conceito 
 Patologia 
 Ciência que investiga as sedes e as causas das doenças, os mecanismos que as provocam, as alterações anatômicas e funcionais que as caracterizam e suas consequências e evolução.
Patologia Geral:
 Ramo da patologia que estuda os aspectos comuns da etiologia, dos mecanismos de ação das causas e das alterações morfofuncionais da doença.
Patologia Especial:
 Estudo das causas, mecanismos, morfologia e fisiopatologia das doenças localizadas nos órgãos ou sistemas.
*
Divisão da Patologia
 
- Etiologia
 Estudo das causas da doença.
 - Patogenia
Estudo dos mecanismos de ação das causas.
- Anatomia patológica
Estudo da morfologia das lesões
- Fisiopatologia
Estudo das alterações funcionais decorrentes das lesões.
*
Aplicações
- Patologia cirúrgica
Análise diagnóstica de biópsias.
Citologia
Análise diagnóstica de esfregaços.
Avaliação do resultado de certos tratamentos.
Realização de necropsia
Estabelecimento das causas de morte e das correlações anátomo-clínicas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais