Buscar

ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS DE SAÚDE4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS DE SAÚDE
4a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: SDE0133_EX_A4_201602064555_V1 
	08/03/2019 (Finaliz.)
	Aluno(a): VERONICA MARIA SCHMITT
	2019.1
	Disciplina: SDE0133 - ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS DE SAÚDE 
	201602064555
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A luta pela consolidação da cidadania e da melhoria da qualidade de vida é uma tarefa para os profissionais de saúde e para a sociedade valorizado pela Reforma Sanitária Brasileira, visto que estes primeiros atuam no processo de:
		
	
	revisão da concessão de benefícios sociais.
	
	fiscalização e controle das políticas de caráter municipal.
	 
	ampliação da flexibilização das relações trabalhistas.
	
	manutenção do status quo.
	 
	manutenção e ampliação das ações que valorizem a saúde.
	
Explicação:
Reforma Sanitária Brasileira foi proposta num momento de intensas mudanças e sempre pretendeu ser mais do que apenas uma reforma setorial. Almejava-se, desde seus primórdios, que pudesse servir à democracia e à consolidação da cidadania no País.
O chamado movimento sanitário tinha proposições concretas. A primeira delas, a saúde como direito de todo o cidadão, independente de ter contribuído, ser trabalhador rural ou não trabalhador. Não se poderia excluir ou discriminar qualquer cidadão brasileiro do acesso à assistência pública de saúde. A segunda delas é a de que as ações de saúde deveriam garantir o acesso da população às ações de cunho preventivo e/ou curativo e, para tal, deveriam estar integradas em um único sistema. A terceira, a descentralização da gestão, tanto administrativa, como financeira, de forma que se estivesse mais próximo da quarta proposição que era a do controle social das ações de saúde.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	No Brasil o Movimento da Reforma Sanitária, no final da década de 70, e que culminou com a VIII Conferência Nacional de Saúde em 1986, propõe que a saúde seja um direito do cidadão, um dever do Estado e que seja universal o acesso a todos os bens e serviços que a promovam e recuperem. Ao lado dessas mudanças, os constituintes da transição democrática começaram a criar um novo sistema de saúde, que mudou os parâmetros da saúde pública no Brasil, o SUS, que apresenta como princípios:
		
	 
	A integralidade e a Universalidade do atendimento.
	 
	A acessibilidade de todos os cidadãos ao serviço de saúde de ponta.
	
	O desenvolvimento tecnológico acessível.
	
	O aumento de profissionais para atendimento integral à população.
	
	A gratuidade para trabalhadores assalariados.
	
Explicação:
O movimento da Reforma Sanitária, em finais da década de 70, e que culminou com a VIII-ª Conferência Nacional de Saúde em 1986, propõe que a saúde seja: um direito do cidadão, um dever do estado, acesso a todos os bens e serviços que a promovam e recuperem seja universal. Disto resultaram duas das principais diretrizes do Sistema Único de Saúde(SUS): a universalidade e a integralidade.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O movimento da Reforma Sanitária Brasileira é marcado por uma luta de:
		
	
	militares, políticos, bancários em busca de uma mudança na área de saúde privilegiando a classe alta.
	 
	trabalhadores, intelectuais e partidos políticos em busca de uma mudança legal que regulamentasse a proteção à saúde da população.
	 
	trabalhadores, militares e sociedade civil em busca da fragmentação dos serviços de saúde.
	
	trabalhadores, escravos, militares em busca de novas formas do cuidar, visando privilegiar as ações curativistas.
	
	Escravos, intelectuais, professores, militares em busca de uma mudança legal para inserção da classe excluída ao atendimento médico.
	
Explicação:
O final da década de 80 no Brasil foi marcado por movimentos sociais pela redemocratização do país e pela melhoria das condições da saúde da população. Em 1985 foi criada a Nova República, através da eleição indireta de um presidente não militar desde 1964. Paralelamente a este acontecimento, o movimento sanitarista brasileiro cresceu e ganhou representatividade através dos profissionais de saúde, usuários, políticos e lideranças populares, na luta pela reestruturação do nosso sistema de saúde. 
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Quando o SUDS (sistema único descentralizado de saúde) foi criado, através de um convênio entre o INAMPS e os governos estaduais, retomam- se várias propostas para a saúde, dentre elas a hierarquização. Quais das propostas abaixo contempla que foi entendido como hierarquização?
 
		
	
	A) A delimitação de uma base territorial para o sistema de saúde, que leva em conta a divisão político-administrativa do país.
	
	D) Ações promocionais, preventivas e curativas diz respeito à possibilidade de se estabelecer um perfil de oferta de ações e serviços do sistema que contemple as várias alternativas de intervenção sobre os problemas de saúde.
 
	 
	C) A delimitação de espaços territoriais específicos para a organização das ações de saúde, subdivisões ou agregações do espaço político-administrativo
	 
	B) O acesso deve ser através dos serviços de nível primário de atenção
	
	E) Redefinição das funções e responsabilidades de cada nível de governo com relação à condução político administrativa do sistema de saúde em seu respectivo território.
	
Explicação:
Hierarquização: Os serviços devem ser organizados em níveis crescentes de complexidade, circunscritos a uma determinada área geográfica, planejados a partir de critérios epidemiológicos, e com definição e conhecimento da população a ser atendida. Por tanto, o acesso deve ser através dos serviços de nível primário de atenção.
 
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O Movimento da Reforma Sanitária Brasileira pode ser definido como:
		
	
	Uma iniciativa privada que não se consolidou
	 
	Uma iniciativa pública de várias categorias profissionais e do governo
	
	Uma articulação de profissionais de saúde dentro das Forças Armadas
	 
	Um movimento ideológico e político que se propunha a apresentar uma tese alternativa à política de saúde vigente no período do golpe militar
	
	Uma iniciativa de determinadas categorias profissionais como por exemplo: profissionais da saúde
	
Explicação:
A expressão foi usada para se referir ao conjunto de ideias que se tinha em relação às mudanças e transformações necessárias na área da saúde. Essas mudanças não abarcavam apenas o sistema, mas todo o setor saúde, em busca da melhoria das condições de vida da população. Foi um movimento de cunho ideológico e político que se propunha a apresentar uma tese alternativa à política de saúde vigente no período do golpe militar. A construção do projeto da Reforma Sanitária fundou-se na noção de crise: crise do conhecimento e da prática médica, crise do autoritarismo, crise do estado sanitário da população, crise do sistema de prestação de serviços de saúde.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Em qual Conferência Nacional de Saúde inaugura-se a participação da sociedade nos processos das conferências?
		
	
	14ª Conferência
	
	13ª Conferência
	
	3ª Conferência
	 
	8ª Conferência
	
	6ª Conferência
	
Explicação:
A 8ª CNS contou com mais de quatro mil pessoas, representantes de entidades da sociedade civil, profissionais de saúde e prestadores de serviços de saúde pública. Participaram da Conferência membros da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam), Central Única dos 41 Trabalhadores (CUT), Confederação Nacional das Classes Trabalhadoras (Conclat), Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde dos Ambientesde Trabalho (Diesat), Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), Federação Nacional de Médicos (FNM), Confederação Nacional de Trabalhadores na Agricultura (Contag), Conselho Federal de Medicina (CFM). É a partir da 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986, que inaugura-se a participação da sociedade nos processos das conferências, com a  articulação da sociedade civil em torno de um projeto para a saúde como direito da cidadania e dever do Estado, posteriormente inscrito na Constituição de 1988.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O sistema único de saúde brasileiro (SUS) foi instituído através da:  
		
	
	A) Lei Orgânica da Saúde 8.080/90
	
	D) 8º Conferência Nacional de Saúde, 1986
	 
	C) Conferência Internacional de Alma Ata, 1978
	 
	B) Constituição Federal, 1988  
	
	E) Lei Orgânica da Saúde 8.142/90
	
Explicação:
O Sistema Único de Saúde - SUS - foi criado pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pelas Leis n.º 8080/90 (Lei Orgânica da Saúde) e nº 8.142/90, com a finalidade de alterar a situação de desigualdade na assistência à Saúde da população, tornando obrigatório o atendimento público a qualquer cidadão, sendo proibidas cobranças de dinheiro sob qualquer pretexto.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O Movimento da Reforma Sanitária, foi marcado por uma luta de trabalhadores, intelectuais e partidos políticos em busca de uma mudança legal que regulamentasse a proteção à saúde da população, tendo como grande marco histórico desse movimento a:
		
	
	13ª Conferência Nacional de Saúde
	 
	8ª Conferência Nacional de Saúde.
	
	III Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde (Suécia).
	
	II Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde (Austrália)
	
	IV Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde (Indonésia).
	
Explicação:
As Conferências de Saúde sempre foram fundamentais para a democratização do setor. Em 1986 foi realizada a histórica 8ª Conferência Nacional de Saúde, cujo relatório final serviu como subsídio para os deputados constituintes elaborarem o artigo 196 da Constituição Federal - "Da Saúde". A partir da promulgação da Constituição, em 1988, a saúde ganhou rumos diferentes com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS).  Em 28 de dezembro de 1990, a Lei n.° 8.142 instituiu as Conferências e os Conselhos de Saúde, instâncias de Controle Social.
	
	
	Gabarito
Coment.

Continue navegando