Buscar

AULA 11 11 14 7NA HIDRO-Enchentes x Inundau00E7u00F5es

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
HIDROLOGIA
PROFª MS. ELIANA SARAIVA
7 NA - 11/11/14
 ENCHENTES/ INUNDAÇÕES
*
*
ENCHENTES X INUNDAÇÕES
"As enchentes e as inundações não configuram situações de risco quando o homem não ocupou a planície de inundação"(White, 1974 apud Proin/Capes &Unesp/IGCE, 1999).
*
*
ENCHENTES X INUNDAÇÕES
As palavras cheia e enchente tem como origem o verbo encher, do latim “implere”, que significa: ocupar o vão, a capacidade ou a superfície de, e tornar cheio ou repleto. 
 Quando as águas do rio elevam-se até a altura de suas margens, contudo, sem transbordar nas áreas adjacentes, é correto dizer que ocorre uma enchente. 
A partir do momento em que as águas transbordam, ocorre uma inundação. 
*
*
*
*
 
*
*
ENCHENTES X INUNDAÇÕES
As enchentes ou cheias também podem ser definidas como inundação gradual, de maneira que as águas elevam-se de forma paulatina e previsível, mantem-se em situação de cheia durante algum tempo e, a seguir, escoam gradualmente. Normalmente, as inundações graduais são cíclicas e nitidamente sazonais.
 
De acordo com o Ministério das Cidades/IPT 2007, as enchentes ou cheias são definidas pela elevação do nível d’água no canal de drenagem devido ao aumento da vazão, atingindo a cota máxima do canal, porém, sem extravasar.
*
*
ENCHENTES X INUNDAÇÕES
De acordo com o Glossário de Termos Relacionados à Gestão de Recursos Hídricos, elaborado pelo IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas), enchente é o transbordamento das águas do leito natural de um córrego, rio, lagoa, mar, etc, provocado pela ocorrência de vazões relativamente grandes de escoamento superficial, ocasionados comumente por chuvas intensas e contínuas. Sinônimo: CHEIA.
*
*
ENCHENTES X INUNDAÇÕES
As enchentes aumentam a sua frequência e magnitude devido à impermeabilização do solo e à construção da rede de condutos pluviais.
 O desenvolvimento urbano pode também produzir obstruções ao escoamento, como aterros, pontes, drenagens inadequadas, obstruções ao escoamento junto a condutos e assoreamento.
*
*
Segundo UN-ISDR (Naçoes Unidas - Estrategia Internacional para Redução de Desastres), as inundações e enchentes são problemas geoambientais derivados de fenômenos ou perigos naturais de caráter hidrometeorológico ou hidrológico, ou seja, aqueles de natureza atmosférica, hidrológica ou oceanográfica. 
Sabe-se hoje que as inundações estão relacionadas com a quantidade e intensidade da precipitação atmosférica (Souza, 1998).
ENCHENTES X INUNDAÇÕES
*
*
ENCHENTES X INUNDAÇÕES
Inundações de áreas ribeirinhas: 
os rios geralmente possuem dois leitos, o leito menor onde a água escoa na maioria do tempo e o leito maior, que é inundado em média a cada 2 anos. 
O impacto devido a inundação ocorre quando a população ocupa o leito maior do rio, ficando sujeita a inundação;
*
*
ENCHENTES X INUNDAÇÕES
Inundações devido à urbanização: 
as enchentes aumentam a sua freqüência e magnitude devido a ocupação do solo com superfícies impermeáveis e rede de condutos de escoamentos. 
O desenvolvimento urbano pode também produzir obstruções ao escoamento como aterros e pontes, drenagens inadequadas e obstruções ao escoamento junto a condutos e assoreamentos.
 Estas enchentes ocorrem, principalmente, pelo processo natural no qual o rio ocupa o seu leito maior, de acordo com os eventos chuvosos extremos, em média com tempo de retorno superior a dois anos.
*
*
 RESUMINDO 
ENCHENTE (ou CHEIA): temporária elevação do nível d'água normal da drenagem, devido a acréscimo de descarga.
INUNDAÇÃO: tipo particular de enchente, na qual a elevação do nível d'água normal atinge tal magnitude que as águas não se limitam à calha principal do rio, extravasando para áreas marginais, habitualmente não ocupadas pelas águas.
*
*
ENCHENTES X INUNDAÇÕES
NATURAIS
Forma da bacia hidrográfica;
Forma do vale;
Topografia da várzea;
Presença de estrangulamento da drenagem;
Vegetação na área da bacia hidrográfica;
Permeabilidade do solo na área da bacia;
Clima (pluviosidade).
*
*
ENCHENTES X INUNDAÇÕES
ANTRÓPICOS
Assoreamento do canal de drenagem;
Interceptação/estrangulamento da drenagem (barramentos);
Desmatamento;
Impermeabilização dos terrenos na área da bacia;
Lançamento de águas servidas e de esgoto na drenagem;
Águas pluviais rapidamente conduzidas para a drenagem;
Elevada densidade de edificação (ilha de calor).
*
*
ENCHENTES X INUNDAÇÕES
DANOS
Destruição de moradias, obras e plantações;
Morte de pessoas;
Morte de animais;
Danos sanitários;
Doenças: leptospirose (Cerri & Amaral, 1998).
 
*
*
SOLUÇÕES???
O melhor meio para se evitar grandes transtornos por ocasião de uma inundação é regulamentar o uso do solo, limitando a ocupação de áreas inundáveis a usos que não impeçam o armazenamento natural da água pelo solo e que sofram pequenos danos em caso de inundação. 
Esse zoneamento pode ser utilizado para promover usos produtivos e menos sujeitos a danos, permitindo a manutenção de áreas de uso social, como áreas livres no centro das cidades, reflorestamento, e certos tipos de uso recreacional.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais