Buscar

Instrumentação para o Ensino da Fisica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UFVJM – Universidade Federal dos Vales de Jequitinhonha e Mucuri
Instrumentação para o ensino da Física B.
Aluno: Rozania Pereira dos Santos Matricula 20101302013
I Trabalho avaliativo
1)Existe aprendizagem quando os alunos decoram equações matemáticas, conceitos e definições, como usualmente vem acontecendo nas aulas de Física no Ensino Médio? Justifique.
R: Não, pois quando o aluno somente decora determinado assunto aumenta a facilidade de cair no esquecimento tornando assim, um conhecimento efêmero sem base.
2) O que você poderá fazer enquanto professor para modificar a maneira de trabalhar a Física em sala de aula, para que os alunos possam ser motivados a aprender este conteúdo que é visto por muitos como um conteúdo difícil e sem motivação?
R:Como professor, eu tentaria dentro dos limites proposto pela escola inovar a maneira de ensinar física, os alunos veem a física como uma disciplina de difícil entendimento e ate mesmo entediante porque geralmente os professores seguem um roteiro cansativos em LDs. Levar filmes, pequenos experimentos, descobertas cientificas atuais que envolvem o cotidiano do aluno pode despertar mais interesse para área, além disso, as atividades do ensino médio foca muito em cálculos e esquece-se de apresentar a grandeza que é a física de maneira teórica e experimental.
3)  Escolha um texto científico de qualquer revista e desenvolva as seguintes questões:
Artigo: “ Teoria do biocentrismo baseado na física quântica” – Dr. Robert Lanza
Como você planejaria uma aula com este tema abordado?
Para preparar uma aula a respeito do tema teoria do biocentrismo que coloca em questionamento a questão da morte é preciso de muita cautela, para que não haja uma associação da crença dotada pelo aluno e a suposta explicação cientifica. Primeiramente explicaria sobre a Física atômica, e depois de que todos fizessem a leitura do artigo indagaria a eles a possível veracidade exposta no texto, dando espaço para que cada possa defender seu ponto de vista, questionar e debater a respeito do tema. 
Como você, enquanto professor de Física vivenciaria esta situação do tema abordado em sala com o conteúdo do livro didático?
Como professor busco relacionar o tema do artigo com o básico da física quântica que é ensinado na sala de aula para ensino médio.
Qual é a sua postura enquanto professor de sala de aula parra trabalhar este tema com a realidade do aluno e da comunidade em geral?
Para trabalhar este tema na sala, é necessário deixar claro que na ciência nada é irrefutável e adotaria uma postura de somente de mentor do debate dando espaço para que cada um defenda seu ponto.
4) Faça um pequeno comentário em relação a este tipo de atividade didática para ajudar na aprendizagem dos nossos futuros alunos.
No meu ponto de vista, a física não é uma disciplina acabada, ou seja, a física não é somente aquilo apresentado no livro didático, a física é literalmente uma matéria em movimento, todos os dias tem algo diferente, atualizado que pode e deve ser lembrado nas salas de aulas, não podemos nos limitar somente no livro didático e aplicar como um roteiro, é importante sempre nos atualizar e relacionar as novas descobertas em conteúdos já abordado nas salas de aula, da asas a mente do aluno, da a ele o caminho da pesquisa da busca de mais conhecimento.

Outros materiais