Buscar

2- Histórico do Futebol

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
FUTEBOL - BREVE HISTÓRICO
 Os primeiros registros do que seriam os esportes precursores do Futebol datam da antiguidade. Algumas teorias antropológicas sugerem que, desde a pré-história, certos jogos com bola seriam praticados com os pés, mãos e até paus. 
*
FUTEBOL - BREVE HISTÓRICO
TSU CHUN (CHINA)
- Por volta de 3000 A.C. na China Antiga, militares formavam equipes para chutar os crânios dos soldados inimigos mortos durante as guerras. Com o tempo, as cabeças foram sendo substituídas por bolas de couro revestidas com cabelo. 
- O jogo era simples: em um campo de 14mx14m, duas equipes de oito jogadores se enfrentavam passando a bola (22cm de diâmetro) de pé em pé, sem deixá-la cair no chão, ao mesmo tempo em que procuravam levá-la para dentro de duas estacas fincadas no campo. 
*
FUTEBOL - BREVE HISTÓRICO
KEMARI (JAPÃO)
 Praticado por integrantes da corte do imperador japonês, o Kemari era um jogo com características semelhantes ao Tsuchun. Também era jogado por 16 jogadores (8 para cada equipe) que sem contato físico, disputavam a posse de uma bola feita de fibras. 
*
FUTEBOL - BREVE HISTÓRICO
KEMARI (JAPÃO)
 Era uma espécie de ritual. Nesse jogo não se contavam os pontos. Antes de começar a “partida” era realizada uma celebração para abençoar a bola que simbolizava o Sol. 
*
FUTEBOL - BREVE HISTÓRICO
EPYSKIROS (GRÉCIA)
 Criado por volta do século I A.C., a primeira referência a esse esporte vem de um livro escrito por Homero. 
 Era uma modalidade disputada em um terreno retangular por soldados gregos, divididos em duas equipes. 
 A bola do jogo, feita de bexiga de boi cheia de areia ou terra, era jogada com os pés. 
*
FUTEBOL - BREVE HISTÓRICO
HARPASTUM
O Futebol dos Romanos. 
Era tão violento que soldados morriam durante suas partidas. O objetivo era transpor o espaço existente entre dois bastões ligados por um fio. 
 A bola era de couro recheada de crina animal. Acredita-se que os romanos, através de suas conquistas, levaram a povos da Europa, Ásia Menor e Norte da África os seus jogos com bola. 
*
FUTEBOL - BREVE HISTÓRICO
SOULE
 Semelhante ao Harpastum, era praticado na Idade Média por militares que se dividiam em duas equipes. Socos, pontapés, rasteiras e outros golpes violentos eram permitidos. 
 Relatos mostram a morte de alguns jogadores durante a partida. Cada equipe era formada por 27 jogadores divididos em grupos (corredores, dianteiros, sacadores e guarda-redes). 
 Havia indícios de sistemas e táticas. O objetivo do jogo era levar a bola da praça de uma cidade até a praça da cidade adversária. Esse esporte se aprimorou e passou a ser chamado de Rugby. 
*
FUTEBOL - BREVE HISTÓRICO
CÁLCIO
 Considerado o pai do Futebol moderno foi criado em Florença. Era um jogo praticado na praça Della Signoria por duas equipes que deveriam levar a bola (com as mãos ou com os pés) até dois postes que ficavam em dois cantos extremos dessa praça. 
 Cada equipe era formada por 27 jogadores com posições fixas. Não eram permitidos socos e pontapés. O jogo era observado por 10 juízes. 
 Hoje o Cálcio Fiorentino, como é conhecido, é uma festa anual que acontece em várias cidades da Itália. 
*
FUTEBOL - BREVE HISTÓRICO
O FUTEBOL NA INGLATERRA
 Aparentemente o gioco de calcio saiu da Itália e chegou à Inglaterra por volta do século XVII. A partir daí surgiram regras, e a modalidade tornou-se mais organizada e sistematizada.
 
. 
*
FUTEBOL - BREVE HISTÓRICO
 
 Nas extremidades do campo, de 120m x 180m, havia dois postes retangulares de madeira chamados de gol (do inglês goal que quer dizer objetivo). A bola era de couro e enchida com ar. 
 Com regras mais claras e objetivas, o futebol passou a ser praticado por estudantes e filhos da nobreza inglesa e, aos poucos, foi se popularizando. 
*
FUTEBOL - BREVE HISTÓRICO
*
FUTEBOL - BREVE HISTÓRICO
*
FUTEBOL - BREVE HISTÓRICO
O FUTEBOL NO BRASIL
 Nascido em São Paulo, Charles Miller viajou, aos nove anos de idade, para Inglaterra para estudar. Lá conheceu o futebol e, ao retornar ao Brasil em 1894, trouxe na bagagem a primeira bola e um conjunto de regras. 
*
FUTEBOL - BREVE HISTÓRICO
O FUTEBOL NO BRASIL
 No início, era praticado por pessoas da elite, sendo vedada a participação de negros em times de futebol. Era um esporte jogado com grande vigor, mantendo a característica inglesa, e por isto ficou conhecido como o “violento esporte bretão”. 
*
FUTEBOL - BREVE HISTÓRICO
O FUTEBOL NO BRASIL
 Enquanto os ricos participavam de jogos amistosos e campeonatos, nas ruas, nos quintais, em áreas livres dos subúrbios das grandes cidades e em várzeas próximas às estradas que levavam às pequenas cidades, os menos favorecidos socialmente, jovens de famílias de classe média e baixa, brancos ou não, passaram também a praticar o futebol. 
- Os clubes de colônias foram os primeiros a usar jogadores de classes menos favorecidas. 
*
FUTEBOL - BREVE HISTÓRICO
O futebol rapidamente se tornou uma paixão para os brasileiros, que frequentemente referem-se ao país como "a pátria de chuteiras" ou o "país do futebol". Segundo pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas, o futebol movimenta R$ 16 bilhões por ano, tendo trinta milhões de praticantes (aproximadamente 16% da população total), 800 clubes profissionais, 13 mil times amadores e 11 mil atletas federados.1 2 O melhor time brasileiro no Ranking Mundial de Clubes da IFFHS atualmente, é o Corinthians, que ocupa a 4° posição. O único clube brasileiro a liderar o ranking mundial da IFFHS por 4 vezes foi o Palmeiras.
*
FUTEBOL - BREVE HISTÓRICO
- Em 25 de março de 1908 vinte e dois estudantes se reuniram no coreto do Parque Municipal, em Belo Horizonte, e fundaram o Athlético Mineiro Futeboll Club que, em 1912, passaria a se chamar Clube Atlético Mineiro (MATOS, 2008). 
O primeiro jogo aconteceu em 21 de março de 1909 e o Atlético venceu o Sport Club Futebol (primeira agremiação esportiva da capital mineira) por 3x0. A equipe do Sport pediu revanche e perdeu por 2x0. Por fim, após perder uma terceira partida, por 4x0 a equipe do Sport se extinguiu.
- Ao contrário de outras equipes, que não permitiam o ingresso de quem não fosse rico ou estudante, o Atlético se despontava a cada dia como o time do povo, fato este que impulsionou de sobre maneira o crescimento do clube.
*
FUTEBOL - BREVE HISTÓRICO
Datas interessantes do centenário Clube Atlético Mineiro:
- 1915: vence o primeiro campeonato oficial do Estado;
- 1929: é a primeira equipe a disputar uma partida internacional. O Atlético derrota o Victória de Setubal por 3x1 no Estádio do próprio clube, inaugurado naquele ano;
- 1950: faz uma excursão pela Europa e vence o Torneio de Inverno. Passa a ser conhecido como campeão do gelo (alguns jogos foram disputados em campos cobertos de gelo);
1969: Vence por 2x1 a Seleção Brasileira que venceria a copa do Mundo do México;
-2013: Campeão da Taça Libertadores da América
-2014: Campeão da Recopa
*
FUTEBOL - BREVE HISTÓRICO
De acordo com a empresa BDO RCS Auditores Independentes, a marca do clube é a nona de maior valor no Brasil, ultrapassando os 357 milhões de reais. O Atlético é também um dos clubes mais populares do Brasil.
O Atlético é o maior campeão do Estado de Minas Gerais, possui 42 Campeonatos Estaduais. 
A nível nacional foi Campeão Brasileiro uma vez, e conquistou outros dois títulos nacionais oficiais, a Copa dos Campeões do Brasil em 1978 1415 16 17 e a Copa dos Campeões Estaduais em 1937.
Campeão da Copa do Brasil 2014.
Na esfera internacional, possui quatro títulos internacionais oficiais, uma Copa Libertadores da América, duas Copas Conmebol e uma Recopa Sul-Americana.
*
FUTEBOL - BREVE HISTÓRICO
*
FUTEBOL - BREVE HISTÓRICO
- No dia 2 de janeiro de 1921 é fundado a Societá Sportiva Palestra Itália. As cores da equipe eram as mesmas da bandeira italiana:
verde (camisa), branco (calção) e vermelho (meiões).
Em 1925 o nome do clube é aportuguesado e passa a se chamar Sociedade Sportiva Palestra Itália. Nesse mesmo ano é extinta uma cláusula do estatuto que impedia a participação de atletas de outras nacionalidades no time.
- Em 1942, em plena 2ª Guerra Mundial, o governo brasileiro, através de um decreto lei, proíbe o uso de termos e denominações referentes às nações inimigas em entidades, instituições, estabelecimentos, e o Palestra Itália passa a se chamar Palestra Mineiro.
*
FUTEBOL - BREVE HISTÓRICO
 Entretanto, a idéia de transformar a equipe em uma entidade totalmente brasileira só foi concretizada em 1942. A diretoria aprovou uma nova mudança no nome do Clube, que passou a se chamar Ypiranga. No entanto, o time atuou com este nome em apenas uma partida.
 No dia 7 de outubro de 1942, surge o Cruzeiro Esporte Clube. Desde de então, o uniforme passa a ser composto de camisa azul, e calção e meias brancas. 
*
FUTEBOL - BREVE HISTÓRICO
Pricipais Títulos
- Bicampeão da Libertadores.
Tetracampeão Brasileiro
Tetracampeão da Copa do Brasil
Super Copa 
 Recopa
 
Foi a primeira e única equipe brasileira a conquistar a tríplice coroa nacional, tendo vencido um campeonato estadual, uma Copa do Brasil e um Campeonato Brasileiro na temporada de 2003. Em um ranking entre clubes da América do Sul, a IFFHS elegeu o Cruzeiro como o melhor clube brasileiro do século XX.
É o clube mais popular de Minas Gerais e o sexto do Brasil.
*
FUTEBOL - BREVE HISTÓRICO
Em outros esportes, o Cruzeiro se destaca também no Vôlei, em 2009firmou parceria com a Associação Social e Esportiva Sada para formar uma equipe masculina de voleibol, o Sada Cruzeiro, que tem sido uma das mais importantes do país, sendo a única equipe brasileira a ter conquistado o Campeonato Mundial de Clubes de Voleibol, e ja tendo conquistado vários títulos importantes como o Bicampeonato da Superliga Nacional, um Sul-americano e três Estaduais.
No atletismo o Cruzeiro também tem um time forte, fazem parte de sua equipe vários atletas importantes, disputando as mais diversas corridas de nível nacional e mundial.
*
FUTEBOL - BREVE HISTÓRICO
*
FUTEBOL - BREVE HISTÓRICO
AMÉRICA FUTEBOL CLUBE
Foi fundado em 30 de abril de 1912, por um grupo de garotos, crianças de 13/14 anos que disputavam jogos com outros garotos de sua idade. O nome do clube e as cores da equipe foram escolhidas por sorteio. Entre eles, estava "América Foot-ball Club", em homenagem aos Estados Unidos da América, dos quais os meninos eram fans, pelas histórias contadas por um de seus professores. 
Em setembro 1913 o Minas Geraes, fundado na mesma data se extinguiu, e o presidente de honra dos dois clubes, que era o Prefeito de Belo Horizonte resolveu ceder para o América o Patrimônio do Minas Geraes, um campo de futebol, com suas traves. 
*
FUTEBOL - BREVE HISTÓRICO
AMÉRICA FUTEBOL CLUBE
 Na mesma época, devido a uma desentendimento ocorrido no Atlético Mineiro, todos os seus presidentes até aquela data, e três de seus fundadores, além de meio time se afastaram, e pediram sua inscrição no América. Em homenagem aos seus novos membros, o América decidiu substituir os calções brancos por calções negros, se tornando tricolor desde 1913. 
- O América foi o primeiro clube de Minas a ter um estádio próprio, erguido na Avenida Augusto de Lima, onde hoje está o Mercado Central.
*
FUTEBOL - BREVE HISTÓRICO
O América é um dos clubes mais antigos e bem sucedidos no futebol mineiro, tendo vencido 15 títulos estaduais. Detém o recorde nacional de conquistas estaduais consecutivas (ao lado do ABC de Natal), com 10 taças de 1916 a 1925.
Conquistou ainda os campeonatos mineiros de 1948, 1957, 1971, 1993 e 2001, alternando esses títulos com períodos de ostracismo5 , tendo a terceira maior torcida dentre os clubes de Minas Gerais. 
Dentre as principais conquistas importantes do América, destacam-se o Campeonato Brasileiro Série B de 1997, a Copa Sul-Minas de 2000 e o Campeonato Brasileiro Série C de 2009
*
FUTEBOL - BREVE HISTÓRICO
*
FUTEBOL - BREVE HISTÓRICO
A FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE FUTEBOL ASSOCIADO (DO FRANCÊS: FÉDÉRATION INTERNATIONALE DE FOOTBALL ASSOCIATION), MAIS CONHECIDA PELO ACRÔNIMO FIFA, É A INSTITUIÇÃO INTERNACIONAL QUE DIRIGE AS ASSOCIAÇÕES DE FUTSAL, FUTEBOL DE AREIA (OU FUTEBOL DE PRAIA E FUTEBOL ASSOCIADO, O ESPORTE COLETIVO MAIS POPULAR DO MUNDO. FILIADA AO COI, A FIFA FOI FUNDADA EM PARIS EM 21 DE MAIO DE 1904 E TEM SUA SEDE EM ZURIQUE NA SUÍÇA.
AO TODO POSSUI 209 PAÍSES E/OU TERRITÓRIOS ASSOCIADOS.1 COM ESSE NÚMERO, É A INSTITUIÇÃO INTERNACIONAL QUE POSSUI A SEGUNDA MAIOR QUANTIDADE DE ASSOCIADOS, INCLUSIVE MAIS ASSOCIADOS DO QUE A ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU) E O COMITÊ OLÍMPICO INTERNACIONAL (COI), QUE POSSUEM, RESPECTIVAMENTE, 193 E 205 MEMBROS CADA. A ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE FEDERAÇÕES DE ATLETISMO (IAAF) POSSUI 212 MEMBROS.
O ATUAL PRESIDENTE É O SUÍÇO JOSEPH BLATTER E O SECRETÁRIO EXECUTIVO É O FRANCÊS JÉRÔME VALCKE.
*
FUTEBOL - BREVE HISTÓRICO
*
FUTEBOL - BREVE HISTÓRICO
 AFC - Asian Football Confederation in Asia and Australia
CAF - Confederation of African Football in Africa
CONCACAF - Confederation of North, Central American and Caribbean Association Football in North America and Central America
CONMEBOL - Confederación Sudamericana de Fútbol in South America
OFC - Oceania Football Confederation in Oceania
UEFA - Union of European Football Associations in Europe
*
REFERÊNCIAS
http://cidadedofutebol.uol.com.br/universidade/web/site/index_area_estudossociais.asp?arq=artigo.asp&id_cont=349
http://es.fifa.com/classicfootball/history/game/historygame1.html
http://www.americamineiro.com.br
http://www.atletico.com.br
http://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_futebol.html
http://www.cruzeiro.com.br
http://www.futebolnews.com/home/historia_do_futebol.asp
http://www.suapesquisa.com/futebol/ 
FUTEBOL - BREVE HISTÓRICO
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais