Buscar

Avaliação parcial

Prévia do material em texto

CCJ0067 - DIREITO PREVIDENCIÁRIO 
	Período Acad.: 2018.2 (G) / SM
	
	
	
		Quest.: 1
	
		1.
		Acerca dos diversos institutos de direito previdenciário, assinale a opção correta.
	
	
	
	
	A adoção de requisitos e critérios diferenciados para a concessão de aposentadoria aos beneficiários do regime geral de previdência social é vedada, ressalvando-se os casos de atividades que prejudiquem a saúde ou a integridade física e, nos termos definidos em lei ordinária, quando se tratar de segurados portadores de deficiência.
	
	
	André, que não é vinculado a regime próprio de previdência social, foi nomeado para ocupar o cargo de secretário de segurança de uma cidade do estado do Pará. Nessa situação, durante o exercício desse cargo em comissão, André não será segurado da previdência social
	
	
	Os proventos de aposentadoria e as pensões, por ocasião de sua concessão, poderão exceder a remuneração do respectivo servidor, no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referência para a concessão da pensão, conforme previsão constitucional.
	
	
	André, que não é vinculado a regime próprio de previdência social, foi nomeado para ocupar o cargo de secretário de segurança de uma cidade do estado do Pará. Nessa situação, durante o exercício desse cargo em comissão, André será segurado obrigatório da previdência social.
	
	
	É vedado, ainda que na qualidade de patrocinador, o aporte de recursos a entidade de previdência privada pela União, pelos estados e municípios, pelo Distrito Federal e por suas autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista e outras entidades públicas.
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		Com relação à manutenção da qualidade de segurado, independentemente de contribuições, na forma da Lei nº 8213/91, é correto afirmar:
	
	
	
	
	mantém-se a condição de segurado até 10 (dez) meses após cessar a segregação, o segurado acometido de doença de segregação compulsória.
	
	
	mantém-se a condição de segurado até 6 (seis) meses após o licenciamento, o segurado incorporado às Forças Armadas para prestar serviço militar.
	
	
	mantém-se a condição de segurado até 24 (vinte e quatro) meses após o livramento, o segurado retido ou recluso.
	
	
	mantém-se a condição de segurado até 3 (três) meses após a cessação das contribuições, o segurado facultativo.
	
	
	mantém-se a condição de segurado até 12 ( doze ) meses após a cessação das contribuições, o segurado que deixar de exercer atividade remunerada abrangida pela Previdência Social ou estiver suspenso ou licenciado sem remuneração.
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		O Direito Previdênciário significa:
	
	
	
	
	conjunto de normas que disciplinam a Seguridade Social, é ramos do Direito Privado, uma vez que a maior parte de seus institutos estão localizados na Constituição Federal, cujo objeto de estudo é a seguridade social.
	
	
	conjunto de normas que disciplinam a Seguridade Social, é ramos do Direito Público, uma vez que a maior parte de seus institutos estão localizados na Lei Estadual, cujo objeto de estudo é a seguridade social.
	
	
	conjunto de normas que disciplinam a Seguridade Social, é ramos do Direito Público, uma vez que a maior parte de seus institutos estão localizados na Constituição Federal, cujo objeto de estudo é a seguridade social.
	
	
	conjunto de normas que disciplinam a Seguridade Social, é ramos do Direito Público, uma vez que a maior parte de seus institutos estão localizados na Lei Municipal, cujo objeto de estudo é a seguridade social.
	
	
	conjunto de normas que disciplinam a Seguridade Social, é ramos do Direito Público, uma vez que a maior parte de seus institutos estão localizados na Lei ordinára, cujo objeto de estudo é a seguridade social.
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		A cobertura previdenciária se destina:
	
	
	
	
	spo aos segurados.
	
	
	nem aos segurados nem aos dependentes.
	
	
	só aos dependentes.
	
	
	ao terceiro de boa-fé.
	
	
	aos segurados e dependentes.
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		Mário, contribuinte individual, após 2 anos de contribuição, interrompeu os pagamentos à Previdência Social em 31/12/2015. Recolheu, então, a última GPS em 15/01/2016, referente ao mês de dezembro de 2015. Quando ele perderá a qualidade de segurado?
	
	
	
	
	fevereiro de 2016
	
	
	dezembro de 2015
	
	
	março de 2016
	
	
	janeiro de 2017
	
	
	dezembro de 2016
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
		Manoel perdeu seu emprego em 31/12/2009, tendo mantido a qualidade de  segurado até 31/12/11. Em março de 2012, Manoel faleceu devido à metástase de tumor maligno. Sua esposa, Maria, pleiteou o benefício de pensão por morte, tendo juntado atestados e exames que demonstraram que a incapacidade de Manoel teve início ainda no ano de 2010. Analisando o caso concreto marque a opção correta?
	
	
	
	
	Maria jamais fará jjus ao benefício de pensão por morte, pois Manoel não tinha direito adquirido ao benefício por incapacidade laborativa. O único benefício que poderá pleitear será aposentadoria do consumidor.
	
	
	Maria, desta forma, faz jus ao benefício de auxílio doença maternidade, pois Manoel tinha direito adquirido ao benefício por incapacidade laborativa,
	
	
	Maria, desta forma, faz jus ao benefício de pensão por morte, pois Manoel tinha direito adquirido ao benefício por incapacidade laborativa.
	
	
	Maria, jamais fará jus ao benefício de pensão por morte, pois Manoel não tinha direito adquirido ao benefício por incapacidade laborativa,
	
	
	Maria, desta forma, faz jus ao benefício de salário natalidade, pois Manoel tinha direito adquirido ao benefício por incapacidade laborativa,
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
		Considere que Pedro, segurado do RGPS, com 62 anos de idade, perdeu o emprego há três anos e dois meses e não conseguiu retornar ao mercado de trabalho, perdendo, por isso, a qualidade de segurado do RGPS, apesar de ter contribuído por mais de vinte anos. Nessa situação hipotética, Pedro poderá requerer o benefício de aposentadoria por idade ao completar 65 anos? Comente.
	
	
	
	
	Não, pois não há qualquer carência para esse benefício.
	
	
	Não, a perda da qualidade de segurado interfere na concessão deste benefício mesmo que o segurado já tem cumprido a carência exigida e implemente a condição da idade mínima exigida, que é de 65 anos.
	
	
	Sim, a perda da qualidade de segurado não interfere na concessão deste benefício quando o segurado já tem cumprido a carência exigida e implemente a condição da idade mínima exigida, que é de 65 anos.
	
	
	Sim, a perda da qualidade de segurado não interfere na concessão deste benefício quando o segurado já tem cumprido a carência exigida e implemente a condição da idade mínima exigida, que é de 68. anos.
	
	
	Não, a perda da qualidade de segurado interfere na concessão deste benefício mesmo que o segurado já tem cumprido a carência exigida e implemente a condição da idade mínima exigida, que é de 67 anos.
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
		Há uma hierarquia entre as classes de dependentes, no sentido de que a existência de dependentes de uma classe anterior exclui os dependentes da classe seguinte. Diante desta asertiva é coreto afirmar que são os de primeira classe:
	
	
	
	
	os pais do segurado;
	
	
	qualquer pessoa;
	
	
	o irmão adotivo.
	
	
	irmão não emancipado, de qualquer condição, menor de vinte e um anos ou inválido.
	
	
	o cônjuge, a companheira, o companheiro e o filho não emancipado em qualquer condição, menor de vinte e um anos ou inválido, gozam de presunção absoluta de dependência econômica.Quest.: 9
	
		9.
		O financiamento da Seguridade Social, incluindo a assistência social,
	
	
	
	
	compete às empresas e aos trabalhadores, mediante as contribuições obrigatórias ao Regime Geral de Previdência Social.
	
	
	é tripartite, a cargo do Poder Público, das empresas e dos trabalhadores.
	
	
	consiste nas contribuições das empresas, dos segurados e na renda líquida das loterias federais.
	
	
	cabe a toda a sociedade, direta e indiretamente.
	
	
	compete à União, com recursos do respectivo orçamento fiscal.
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
		Analise as opções e marque a incorreta quanto a contribuição previdenciária:
	
	
	
	
	A contribuição do empregador doméstico é de 12% sobre o salário-de-contribuição do empregado doméstico a seu serviço.
	
	
	A alíquota de contribuição do segurado contribuinte individual e facultativo pode cair para 11% do respectivo salário-de-contribuição, desde que ele abra mão da aposentadoria por tempo de contribuição.
	
	
	Não integram o salário-de-contribuição os benefícios pagos, na forma da lei, pelo RGPS, salvo o salário-maternidade.
	
	
	Carlos advoga para diversas empresas na Justiça do Trabalho, sem manter vínculo de emprego, auferindo valores fixos mensais de cada uma delas. Nesta situação, o salário-de-contribuição de Carlos corresponde a soma de todas as remunerações recebidas, independente do teto limite de contribuição da Previdência Social.
	
	
	A alíquota de contribuição do segurado contribuinte individual e facultativo é de 20% sobre o respectivo salário-de-contribuição.

Continue navegando