Buscar

trabalho de física

Prévia do material em texto

Colégio Adventista de Padre Miguel
Estrada do Realengo, 365, RJ
Fone: 3159-4795 / 2402-5394
FÍSICA
Evellyn Souza
2019
 Evellyn Souza
 Escalas Termométricas
	Profª Jennifer Alves de Souza
2019
SUMÁRIO
1.	INTRODUÇÃO	04
2.	DESENVOLVIMENTO	00
2.1 TÓPICO 1 ...............................................................................................................00
2.2 TÓPICO 2 ...............................................................................................................00
3.	CONCLUSÃO	00
4.	REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS	00
INTRODUÇÃO
As escalas mais conhecidas são a escala Celsius, Kelvin e Fahrenheit. Elas servem para medir a temperatura dos corpos (coleção de massas), usando como base um ponto de medição, por exemplo na escala Celsius, que usa o ponto de vapor da água como 100 °C, o ponto de fusão da água como 0 °C e um sistema centesimal (dividido em 100 partes) para medir as temperaturas.
DESENVOLVIMENTO
TIPOS DE ESCALAS
Escala Celsius: É a mais comum, foi criada em 1742 por um astrônomo chamado Anders Celsius. Como dito anteriormente, esse tipo de escala consiste em usar pontos de fusão e de ebulição da água, em condição atmosférica padrão (pressão normal). Ela depende da definição de pressão atmosférica padrão, que depende da própria definição de temperatura.
 A definição atual de grau Celsius define 0,01 °C como o ponto triplo da água (estado de uma substância definida por valores de temperatura e pressão, onde as três fases de agregação coexistem em equilíbrio). Essa definição garante que 1 grau Celsius apresenta a mesma variação de temperatura que 1 kelvin.
 Escala Fahrenheit: Foi criada também em 1742, pelo inventor do termômetro de mercúrio, Daniel Fahrenheit. Em seus estudos alcançou a temperatura de 32°F para uma mistura de água e gelo, e uma temperatura de 212°F para a água fervente. Assim, na escala Fahrenheit a água vira gelo a uma temperatura de 32°F e ferve a uma temperatura de 212°F. É a escala mais utilizada nos países de língua inglesa.
Escala Kelvin e o Zero Absoluto: O zero absoluto é quando temos o menor grau de agitação das moléculas (a menor temperatura). Esse ponto é impossível de se alcançar, porém, esse valor foi alcançado teoricamente na escala Celsius e corresponde a um valor igual a -273,15°C. 
Kelvin atribuiu o zero da sua escala como sendo igual a -273°C na escala Celsius, ele também não escrito como um grau, já que é uma unidade de medida de temperatura usada nas ciências físicas.
2.2 RELAÇÃO ENTRE AS ESCALAS
Para fazer a mudança de qualquer valor de uma escala para outra, podemos utilizar a relação matemática: 
Da relação acima obtemos as fórmulas de conversão entre as escalas de temperatura.
Exemplo: A temperatura do corpo humano é de 36° C. Quanto mede esta temperatura na escala Kelvin?
Resposta: K=36+273 > K=309
CONCLUSÃO
A Termometria se desenvolveu muito nos últimos 2 séculos devido aos estudos microscópios que começaram a ser desenvolvidos desde então.Com o desenvolvimento dos estudos em Termologia, no século XVIII, existiam cerca de 40 escalas em uso. 
O termômetro mais comum é o de mercúrio, que consiste em um vidro graduado com um bulbo de paredes finas que é ligado a um tubo muito fino, chamado tubo capilar.
Quando a temperatura do termômetro aumenta, as moléculas de mercúrio aumentam sua agitação fazendo com que este se dilate, preenchendo o tubo capilar. Para cada altura atingida pelo mercúrio está associada uma temperatura.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
mundoeducacao.bol.uol.com.br
brasilescola.uol.com.br
www.sofisica.com.br

Continue navegando