Buscar

Auditoria e Administração Pública

Prévia do material em texto

O requisito que deve ser avaliado para aferir o desempenho da gestão de unidade orçamentária auditada é a
	
	
	
	permanência.
	
	
	seletividade.
	
	
	estabilidade.
	
	
	cobertura.
	
	
	eficiência.
	
	
	
	
		
	
		2.
		É uma auditoria de natureza preventiva ou corretiva. São avaliados os procedimentos adotados pelas empresas com vistas a verificar a eventual possibilidade de se estarem acumulando contingências fiscais/tributárias ou se estar deixando de aproveitar possíveis vantagens fiscais pela falta de adoção de procedimentos alternativos. De que tipo de auditoria falamos?
	
	
	
	Processual.
	
	
	Contábil.
	
	
	Pontual.
	
	
	Fiscal.
	
	
	Anual.
	
	
	
	
		
	
		3.
		É objetivo dos testes de observância nas auditorias do setor público:
	
	
	
	O uso de entrevistas e questionários junto ao pessoal da entidade auditada para obtenção de dados e informações.
	
	
	A verificação , junto a fontes externas à entidade auditada, da fidedignidade das observações obtidas internamente.
	
	
	A observação de atividades que exigem a aplicação de testes flagrantes, com finalidade de detectar erros e deficiências.
	
	
	O exame de processos, atos formalizados e documentos avulsos da entidade auditada que possam comprometer a eficiência e eficácia da gestão.
	
	
	A obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estão sendo obedecidos.
	
Explicação: É o primeiro contato para avaliação do controle interno.
	
	
	
	
		
	
		4.
		É corerto afirmar que companhias com forte governança corporativa possuem pior performance operacional do que companhias com fraca governança corporativa?
	
	
	
	Sim.
	
	
	Não.
	
	
	Apenas em empresas familiares.
	
	
	Às vezes, acontece.
	
	
	Em alguns casos, sim.
	
	
	
	
		
	
		5.
		Conforme estabelece o Decreto-Lei 200/67, a Administração Pública divide-se em duas áreas: Administração Direta e Indireta. Analise as assertivas abaixo e assinale a opção correta:
	
	
	
	A Administração Pública Indireta é composta pelos os três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário e órgãos integrados responsáveis pela condução da administração da União, como os ministérios.
	
	
	A Administração Pública Indireta abrange os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como as autarquias, as empresas públicas ou as estatais, as fundações públicas e as sociedades de economia mista.
	
	
	A Administração Pública Direta é aquela composta pelo conjunto de entes vinculados a cada Ministério, como as autarquias, as empresas públicas ou as estatais, as fundações públicas e as sociedades de economia mista.
	
	
	A Administração Pública Direta abrange os três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário e órgãos integrados responsáveis pela condução da administração da União, como os ministérios.
	
	
	A Administração Pública Direta é composta pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como pelas autarquias, empresas públicas ou estatais, fundações públicas e sociedades de economia mista.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		6.
		Entidades que possuem personalidade jurídica, patrimônio e receitas próprias, desempenhando atividades da Administração Pública, mas com gestão administrativa e financeira descentralizadas. O texto faz referencia a:
	
	
	
	EMPRESAS DE ECONOMIA MISTA
	
	
	EMPRESAS PRIVADAS
	
	
	EMPRESAS PUBLICAS
	
	
	EMPRESAS ESTRANGEIRAS
	
	
	AS AUTARQUIAS
	
	
	
	
		
	
		7.
		A auditoria operacional no setor público
	
	
	
	tem por objetivo avaliar as ações gerenciais com a finalidade de emissão de uma opinião sobre a gestão quanto aos aspectos de eficiência, eficácia e economicidade.
	
	
	é realizada ao longo dos processos de gestão, com o objetivo de atuar em tempo real sobre os atos efetivos e os efeitos potenciais positivos e negativos de uma unidade ou entidade governamental.
	
	
	compreende o exame dos registros e documentos contábeis para verificar se os fatos contábeis foram registrados de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade.
	
	
	inclui a emissão de opinião, com vistas a certificar a regularidade das contas, a verificação da execução de contratos e a probidade na administração de valores ou outros bens públicos entregues à entidade auditada.
	
	
	compreende o exame de fatos ou situações consideradas relevantes, de natureza incomum ou extraordinária, para atender determinação expressa e exclusiva de autoridade competente.
	
	
	
	
		
	
		8.
		O processo de tomada de contas ou prestação de contas dos órgãos Públicos destinado a avaliar a conformidade e desempenho da gestão, refere-se a:
	
	
	
	Tomada de contas
	
	
	Contas extraordinárias
	
	
	Prestação de contas
	
	
	Contas ordinárias
	
	
	Contas consolidadas,
	
Explicação: As contas ordinárias é que são examinada, tanto na tomada de contas, quanto na prestação de contas.

Continue navegando