Buscar

exercicio 1

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	É um processo de avaliação de riscos e de sistemas de controles internos inerentes à atividade operacional, comparado com o esperado, o que propicia, inevitavelmente, a apresentação de recomendações destinadas a melhorar o desempenho e aumentar o êxito da organização, à luz das mais modernas técnicas de execução desses serviços. Falamos de quem?
		
	
	Revisão de cargos e salários.
	
	Análise do estoque.
	 
	Auditoria operacional.
	
	Ativo e passivo.
	
	Composição patrimonial.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	São características pertinentes à Auditoria Externa ou Independente, exceto:
		
	 
	Objetiva atender às necessidades e aos interesses da Administração.
	
	É realizada por profissional liberal, sem vínculo de emprego com a entidade auditada.
	
	Realiza a revisão de operações e do controle interno para atender as normas de auditoria e determinar a extensão do exame das informações contábeis.
	
	Seus trabalhos são direcionados para identificar erros e fraudes relevantes nas demonstrações contábeis.
	
	Objetiva atender às necessidades de terceiros interessados pela empresa auditada.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Analise a seguinte afirmativa: "Seu objetivo principal é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários, por meio de uma emissão de uma opinião". Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de auditoria relatado pelo texto:
		
	
	Auditoria Tributária.
	
	Auditoria de Relatórios.
	
	Auditoria de Parecer.
	 
	Auditoria Contábil.
	
	Auditoria Operacional.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Que tipo de auditoria tem por objetivo a revisão metodológica da atividade ou segmentos operacionais, buscando avaliar se os recursos da organização estão sendo usados de maneira eficaz e eficiente para atingir os objetivos operacionais?
		
	 
	A auditoria operacional.
	
	Processual.
	
	Anual.
	
	Pontual.
	
	Fiscal.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Segundo Araújo (1998), a auditoria operacional consiste em revisões sistemáticas de programas, organizações, atividades ou segmentos operacionais dos setores públicos e privados, com a finalidade de avaliar e comunicar se os recursos da organização estão sendo usados eficientemente, bem como se estão sendo alcançados os objetivos operacionais. Tem por objetivo: I. Apresentar áreas que possuem possibilidade de redução de custos ou despesas ou ainda melhoria do desempenho e aplicá-las (redução e melhorias). II. Demonstrar a confiabilidade dos sistemas administrativos, financeiros, contábeis e patrimoniais, permitindo a transparência do ente auditado perante os interessados na informação; III. Medir se está havendo o alcance de metas e objetivos, e caso contrário, o que está havendo para que isso não seja possível; Assinale a alternativa correta:
		
	
	III.
	 
	I e II.
	 
	II e III.
	
	I.
	
	II.
	
Explicação: Alternativa I está incorreta, pois a auditoria não aplica melhorias. Apenas realiza através da investigação sugestões de melhorias.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	De acordo com o art. 71 da Constituição Federal de 1988, compete ao Tribunal de Contas da União, no exercício do controle externo, realizar inspeções e auditorias de diversas naturezas. Supondo que o Tribunal de Contas realize auditoria em uma entidade pública com a finalidade de confirmar os valores apresentados nas demonstrações financeiras, ele está realizando uma auditoria
		
	
	operacional.
	
	de gestão.
	
	especial.
	 
	contábil.
	
	de acompanhamento de gestão
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O Contador, na função de Auditor Interno, classifica seus trabalhos conforme o enfoque que lhes é definido. Assim, podemos ter sua atuação em vários tipos e abrangências de trabalhos, com enfoques diferentes, podendo em algumas áreas ter a colaboração de?
		
	
	Amigos próximos.
	 
	Apenas de outros auditores.
	
	Colaboradores da concorrência.
	
	Parentes.
	 
	Outros profissionais especializados.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Para que a função da auditoria mereça toda a credibilidade possível, não existindo qualquer sombra de dúvida quanto à honestidade e aos padrões morais do auditor, devem ser respeitados os princípios ético-profissionais de:
		
	
	Independência, Parcialidade e Eficiência.
	
	Independência, Integridade e Ineficiência.
	 
	Independência, Integridade e Eficiência.
	 
	Confidencialidade, Integridade e Parcialidade.
	
	Ineficiência, Parcialidade e Confidencialidade.
	
Explicação:
O auditor deve ter como requisito prioritário de trabalho condições morais como também de ética profissional, estas entre outras estão diretamente condicionadas a pessoa do auditor, assim como as condições intelectuais, legais, porém essas são vinculadas de uma forma mais técnica, sendo que a ética e a moral é de foro pessoal e intransferível.

Continue navegando