Buscar

[OC ESTUDAR].docx 1

Prévia do material em texto

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES 
Questões de múltipla escolha
O Raid (Redundant Array of Inexpressive Drivers) possui diversas combinações de divisão e espelhamento de dados originando diversos níveis, sendo os mais localizados em:
B) Raid 0 a 5
O(s) elemento(s) da CPU responsável(is) por trazer instruções da memória principal para dentro do processador é (são):
D) O Barramento
O Sistema Operacional (SO), também chamado de plataforma, promove uma interface amigável para os usuários, ou seja, realiza a ligação entre o homem e a máquina de forma mais intuitiva. O SO também gerencia as estruturas computacionais e oferece recursos para os demais aplicativos. Qual é o nível que corresponde ao Sistema Operacional?
O pipeline ou paralelismo é a técnica de:
A) Dividir a execução da instrução em várias partes, e cada uma será manipulada por uma parte específica do processador.
Existem diversos tipos de memórias ROM. Uma delas, além de poder ser programada, pode ser apagada e depois reprogramada. Isso ocorre com a emissão de luz ultravioleta, e as informações precisam ser apagadas por completo para depois ser realizada a reprogramação. Essa informação se refere à memória:
A) EPROM
Um compilador:
C) é um programa que traduz uma linguagem de alto nível em uma linguagem compreensível para o sistema operacional
O primeiro computador com transistor foi desenvolvido na década de 1950 no Lincoln Laboratory do Massachusetts Institute of Technology (MIT), uma maquina de 16 bits que recebeu o nome de:
C) TX-0
Um sistema de processamento de dados é composto, basicamente, por três etapas: (1) entrada de dados, (2) processamento ou tratamento de informação e (3) saída. Em um computador, essas tarefas são realizadas por partes diversas que compõem, como teclado, mouse, microprocessador, memória, etc. Levando-se em conta as tarefas de processamento de dados realizados por um computador, e correto afirmar que:
D) as impressoras multifuncionais são dispositivos mistos, de entrada, processamento e saída de dados podem ler (scanner), processador (memória interna) e imprimir informações.
A memória secundária é a memória para armazenamento:
C) Permanente dos dados
As portas lógicas mais usadas são:
D) AND, OR, NOT
O clock do processador ou interno é um chip que emite sinais elétricos através de um cristal de quartzo e realiza:
D) A sincronização entre as instruções a serem processadas
São formas de memória secundária:
E) CD-ROM, fita magnética e disco magnético.
“ É um barramento voltado para a área gráfica, ou seja, os slots são para a utilização de placa de vídeo. Esse barramento foi criado porque, com a evolução da computação, a parte gráfica ...
 ... Começou a trabalhar com 32 bits, podendo transferir ate 266 MBs, porém, esse mesmo barramento poderia ser configurado para utilizar uma frequência maior, duas vezes o clock padrão, conseguindo assim atingir ate 532 MBs.” Refere-se ao barramento:
C) AGP
A função da memória principal é:
C) Conter a informação necessária para o processador num determinado momento.
Chipset é um chip responsável pelo controle de diversos dispositivos de entrada e saída, acesso a discos, além da comunicação do processador com a memória:
A) RAM
A terceira geração é marcada pela criação do circuito integrado se silício e representou um avanço muito grande. Passou a permitir a miniatuarização no sistema, alem de:
C) Permitir que transistores fossem colocados em diversos chips.
A função da multiprogramação:
C) É permitir ao computador manter vários programas na memória
“Usam um laser de três potencias diferentes. Em alta potência, o laser funde e liga fazendo-a passar do estado cristalino de alta refletividade para o estado amorfo de baixa refletividade, a fim de representar uma depressão. Em potência média, a liga se funde e volta novamente ao seu estado natural cristalino para se tornar novamente um plano. Em baixa potencia, o estado do material é sondado (para leitura), mas não ocorre transição de fase.” Esse conceito se refere ao:
D) CD-ROM
O acesso à memória principal é uma operação demorada, sob a ótica da velocidade do processador. Se muitas instruções tiverem acesso direto à memória principal, o tempo de execução das instruções poderá tornar-se imprevisível. Por esse motivo, é recomendado que apenas duas instruções tenham acesso a memória. São eles:
D) Load e store
Descreveu a máquina analítica e é considerado o avô do computador:
B) Charles Babbage
Quando os dispositivos utilizam o barramento, sempre há o dispositivo principal e o secundário; por exemplo, se o processador faz uma requisição para o disco rígido. Nesse caso, o processador será o dispositivo principal, e o disco rígido será o secundário. O único dispositivo que não pode ser o principal é:
B) Memória
São as principais estruturas de um computador:
A) Processador, memória RAM/ROM e dispositivos de entrada e saída.
O disco magnético, também conhecido por disco rígido ou HD (Hard Disc), é um tipo de memória:
C) Secundária
A característica predominante dos processadores RISC era:
C) Ter um conjunto de instruções reduzido
As DRAMs usam:
A) Transistores e capacitores
Existem diversos tipos de memórias dinâmicas. Uma delas permite que uma referência de memória seja iniciada mesmo antes que uma anterior esteja terminada; é assíncrona, ou seja, não utiliza o clock para transmissão dos dados. Essa afirmação se refere à memória:
D) DRAM EDO
Por mais que consigamos aumentar o desempenho da CPU, maximizando as taxas de execução (clock) e implementando paralelismo no nível de instrução, as limitações são uma constante, pois:
C) Aumentar taxas de execução não pode ultrapassar a velocidade da luz
A diferença entre o multicomputador e o multiprocessador é que:
A) no multicomputador, cada CPU tem uma memória local que só é acessada por aquele processador
Questões discursivas
O uso de barramentos remonta as primeiras eras na evolução do computador. Foi em 1963, quando a DES desenvolveu o computador PDP-8 que foi ...
 ...para a comunicação interno e externa ao processador. Na comunicação entre dispositivos através de um barramento, é estabelecida uma determinada relação entre eles, resultando em uma classificação. Como se da esta classificação de dispositivos e o que ela significa? Cite três exemplos.
Essa arquitetura representa uma ruptura importante em relação ao modelo de Neumann. Processador, Memória primária, Memória secundária, dispositivos de Entrada e Saída e CPU são conectados por barramentos, os quais são compostos por fios paralelos e responsáveis pela comunicação entre os dispositivos.
Qual a principal diferença entre as arquiteturas de processamento RISC e CISC?
RISC é conjunto de instruções reduzidas e o CISC conjunto de instruções complexas. O RISC executa as instruções mais simples e o CISC para as mais complicadas. O resultado é que instruções comuns são rápidas e as complexas, lentas.
O que são latches e flip-flops?
Os latches são circuitos que agem quando o sinal de clock esta em 1 ou 0. Ja os flip-flops são utilizados quando se precisam visualizar os dados e depois armazena-los. Os flip-flops são ativados nas transições do clock, ou seja, quando o clock passa de 0 para1 (transição positiva) e quando passa de 1 para 0 (transição negativa).
O que é um computador e o que ele pode fazer?
Basicamente, trata-se de um sistema com objetivo de processar informações, recebidas (entradas) de algum periférico, tais como mouse, teclado, scanner, máquina fotográfica, câmera, entre outros, e devolver uma resposta para algum periférico de saída, tais como monitores e impressoras.
O que é memória primária, memória principal, memóriacache e memória secundária?
Memória primária é a memória que o processador pode endereçar diretamente. 
Memória principal é a memória dinâmica de acesso randômico. 
Memória cache é a memória estática de acesso randômico. 
Memória secundária é a memória para armazenamento permanente dos dados.
Converta o número decimal 112 para hexadecimal.
112/16 = 7, resta 0;
7/16 = 0, resta 7;
Resposta = 70.
De acordo com o conteúdo da disciplina Organização de Computadores, diferencie o processo de tradução do de interpretação.
Na tradução o código é primeiramente convertido na sua totalidade para depois ser executado.
Na interpretação há a conversão do código do programa em linguagem de máquina e vice-versa em tempo de execução. 
O que é processador? Quais suas principais responsabilidades e funcionalidades?
O processador é o ‘cérebro’ do computador e é também conhecido como CPU (Central Processing Unit), ele utiliza a linguagem de máquina, binário 0 e 1, nos seus cálculos. O processador é o responsável por executar os programas que ficam carregados na memória principal.
De acordo com Tanenbaum, a maioria dos computadores modernos possui dois ou mais níveis. Explique o que representa cada nível, ou seja, do 0 ao 5.
Nível 0: representa os circuitos eletrônicos que realizam o processamento de informações na forma de impulsos elétricos dentro do processador;
Nível 1: corresponde à microarquitetura do processador;
Nível 2: corresponde ao conjunto de instruções suportado pelo processador;
Nível 3: corresponde ao sistema operacional, é a plataforma que promove a interface homem/máquina de forma mais intuitiva;
Nível 4: corresponde à linguagem de montagem, ou seja, fornece um método de programação para os níveis 1, 2 e 3 em uma forma mais agradável que a linguagem de máquina;
Nível 5: corresponde à linguagem orientada à solução de problemas, ou linguagem de alto nível.
Em sistemas multiprocessados, todas as CPUs compartilham uma mesma quantidade de memória. O acesso a essa memória deve ser controlado, para que um processador não utilize um espaço que esteja sendo usado por outro. Normalmente, por quem essa função é desempenhada?
Normalmente essa função é desempenhada pelo Sistema Operacional.
O intervalo de tempo entre dois pulsos consecutivos é denominado período de clock, sendo que a frequência desses pulsos ficam entre 1 e 500 MHz - o que corresponde a períodos de 1000 ns a 2ns. Como é possível essa precisão?
O clock e controlado por um oscilador de cristal, por isso é possível obter a precisão de intervalo entre os pulsos.
Na primeira geração dos computadores, conhecida como geração das válvulas, foi construído o ENIAC, que de fato ficou pronto em 1942. Um dos colaboradores na construção do ENIAC, John Von Neumann, um verdadeiro gênio, percebeu que a ideia de programar um computador através de muitos interruptores, cabos e soquetes não era muito viável e que o programa poderia ser armazenado na memória da máquina junto com outros dados. O projeto bésico dessa arquitetura é denominado máquina de Von Neumann e é utilizado até hoje na constituição dos computadores. Quais são os componentes da máquina de Von Neumann e qual a funcionalidade de cada um deles?
A máquina de Von Neumann tinha cinco partes básicas: a memória, a unidade de lógica e aritmética, a unidade de controle e o equipamento de entrada e saída. A memória consistia de 4.096 palavras, uma palavra contendo 40 bits, cada bit um 0 ou um 1. Cada palavra ou tinha duas instruções de 20 bits
ou um inteiro de 40 bits com sinal. As instruções tinham 8 bits dedicados a identificar o tipo da instrução e 12 bits para especificar uma das 4096 palavras de memória. Juntas, a unidade de lógica e aritmética e a unidade de controle formavam o “cérebro” do computador. Em computadores modernos elas são combinadas em um único chip denominado CPU (Central Processing Unit - unidade central de processamento).
As memórias poder ser classificadas de acordo com suas várias características, como desempenho, capacidade, tipo físico, localização, organização, entre outras. No entanto, é muito comum uma divisão hierárquica, considerando apenas algumas destas características. Nessa classificação hierárquica, qual se localiza no topo e qual se localiza na base? Justifique sua resposta. 
Quanto mais próxima a memória estiver do nível superior mais rápida, porém
mais cara. O nível superior diz respeito às memórias do processador, primeiramente os registradores
(mais próximos da CPU) e a base a memória secundária, tipo mais lento de memória, porém possibilita o armazenamento de um grande volume de dados, sendo também a mais econômica em relação às demais na hierarquia de memória.
De acordo com o conteúdo da disciplina Organização de Computadores, diferencie o processo de tradução do de interpretação.
Interpretação é a conversão do código do programa em linguagem de máquina e vice-versa em
tempo de execução, ou seja, o programa é convertido à medida que vai sendo executado. Na tradução
o código é primeiramente convertido na sua totalidade para depois ser executado.

Continue navegando