Buscar

simulado dietoterapia 2

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201505897983)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Sobre as Hepatopatias e condições associadas, assinale a alternativa correta:
I.Denomina-se Ascite o acúmulo de líquido no interior da cavidade abdominal, que tende a ocorrer em hepatopatias crônicas. O tratamento básico é o repouso ao leito, a restrição de sal (devido a hipertensão portal), administração de drogas diuréticas e a paracentese terapêutica.
II.O acúmulo de gordura hepática, principalmente na forma de colesterol, pode ocorrer com a ingestão de álcool (Esteatose hepática alcoólica), ou sem a ingestão significativa de álcool, devido principalmente à ingestão exagerada de proteína animal na dieta.
III.As varizes esofagianas estão relacionadas, dentre outras situações, com as Hepatopatias. As fibroses hepáticas levam ao aumento da pressão na Veia Porta e suas tributárias, ocasionando a dilatação observada em vasos do terço inferior do esôfago. O nutricionista precisa estar atento aos sinais e sintomas como disfagia, odinofagia, inapetência, perda de peso, pesquisa de sangue oculto nas fezes positivo, cansaço, fraqueza. Além disso, ajustar a textura e temperatura da dieta, fracionamento e acidez dos alimentos.
IV.O tratamento nutricional da Esteatose baseia-se na suplementação de flavonoides antiinflamatórios e antioxidantes para a prevenção da Cirrose, aumento no consumo de frutas e mel e uso de resveratrol.
V.Na encefalopatia hepática Child-Pugh C, devido ao acúmulo de amônia, substância extremamente tóxica que ultrapassa a barreira hematoencefélica, a oferta protéica da dieta deve ser melhor ajustada, sendo os aminoácidos de cadeia ramificada uma estratégia de prevenção para o catabolismo muscular.
		
	
	Somente a afirmativa III está correta.
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
	
	Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 
	Somente as afirmativas I, III e V estão corretas.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201506379754)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Dependemos de uma série de fatores para que nosso organismo se mantenha com metabolismo adequado, e para que isso ocorra nosso corpo é capaz de se ajustar a diferentes deficiências funcionais o que leva a descoberta de patologias tardias e alterações irreversíveis e por muitas vezes se apresentar assintomática. Quais os órgãos que produzem enzimas envolvidas com a digestão das gorduras?
		
	
	Fígado e intestino delgado.
	 
	Fígado e pâncreas.
	
	Pâncreas e estômago.
	
	Fígado e estômago.
	
	Pâncreas e intestino delgado.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201505782637)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Apesar da doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) ter elevada prevalência e potencial evolutivo para fibrose e cirrose, ainda não tem um tratamento específico. Assinale a alternativa correta a respeito dos aspectos nutricionais nessa doença.
		
	
	O consumo excessivo de energia auxilia na recuperação do hepatócito, favorecendo o quadro clínico de esteatose.
	
	O tratamento envolve dieta normocalórica e hiperlipídica, associada a aumento do consumo de fibras.
	
	O consumo excessivo de vitaminas A e E contribui para a gênese da DHGNA.
	 
	O consumo excessivo de gordura trans contribui para o desenvolvimento de resistência à insulina e aumento da concentração de LDL-Colesterol.
	
	O consumo excessivo de carboidratos na forma de fibras pode aumentar os níveis de triacilgliceróis, agravando o quadro clínico de esteatose.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201505779757)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	Assinale verdadeiro ou falso para as afirmativas abaixo e identifique a sequência correta.
I) A alimentação apresenta efeito estimulante no fluxo biliar.
II) Após a sua formação, os ácidos biliares são conjugados com a glicina e a taurina. Todos os ácidos biliares secretados na bile encontram-se na forma conjugada.
III) Uma das funções da dieta hipercelulósica nos quadros de colelitíase é a diminuição do tempo de permanência dos sais biliares no duodeno.
IV) Na colecistite aguda calculosa o paciente deve permanecer em jejum até o procedimento cirúrgico, que pode ocorrer no 7º dia pós operatório.
		
	 
	V, V, V, F
 
	 
	V, V, F, F
	
	F, V, V, F
 
	
	V, F, V, V
 
	
	V, F, V, F
 
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201506299577)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Em condições normais, durante as refeições, a gordura que chega ao duodeno estimula a liberação de CCK que contrai a vesícula e relaxa o esfíncter de Oddi, fazendo com que a secreção biliar saia da vesícula e vá para o duodeno. No entanto, na presença de distúrbios funcionais na vesícula biliar pode ocorrer comprometimento deste processo. Dentre os mais comuns tem-se a colelitíase biliar (formação de cálculos). Em relação à terapia nutricional neste caso, é correto afirmar: (I) Em pessoas suscetíveis à formação de cálculos, em virtude de sua natureza ser de cunho multifatorial, não há um tratamento dietético específico para sua prevenção. (II) A recomendação dietética não necessita concentrar-se em uma dieta hipolipídica, por não haver necessidade de prevenir as contrações da vesícula biliar, especialmente na fase aguda. (III) Após a colecistectomia , a via de administração da dieta deve ser oral conforme a tolerância do paciente e após a readaptação da secreção biliar diretamente do fígado para o intestino, recomenda-se uma dieta normolipídica.
		
	
	II e III
	
	I,II e III
	
	I e II
	
	Todas as alternativas acima estão incorretas
	 
	I e III
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201506818320)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A colecistite é definida como a inflamação da vesícula biliar. É classificada em litiásica ou alitiásica. A colecistite litiásica é pode ser decorrente de várias causas, exceto:
		
	
	Ocasionada devido obstrução do ducto cístico por um cálculo, causando a volta da bile.
	
	Ocasionada por infecção parasitária por Ascaris lumbricoides ou Clonorchis sinensis.
	
	É associada à colelitíase em mais de 90% dos casos.
	 
	Ocasionada sem a presença de cálculos.
	
	Pode ser ocasionada por lesão durante uma intervenção cirúrgica da vesícula ou tumores.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201505779841)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O grau IV da encefalopatia hepática (coma hepático) é caracterizado:
 
		
	 
	Dorme e não pode ser despertado, desaparece flapping
 
	
	Flapping, sonolência, controla os esfincteres
	
	Euforia, alternando com depressão, confusão mental, esboço de flapping
 
	
	Não existe esse grau da encefalopatia hepática
	
	Dorme continuamente, mas pode ser despertado
 
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201506818245)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O pâncreas, órgão que se situa na cavidade abdominal, possui aberturas para o intestino delgado pelos ductos pancreáticos, onde é lançado o suco pancreático, indispensável para a digestão bioquímica dos nutrientes. Esse órgão é considerado uma glândula de caráter duplo, apresentando função endócrina e exócrina (VAZ, FIDELIX, NASCIMENTO, 2013). Em relação às fases que influenciam na liberação das secreções pancreáticas durante uma refeição, correlacione as colunas e apresente a sequência correta: (1) Fase cefálica (2) Fase gástrica (3) Fase intestinal ( ) É mediada pelo nervo vago e iniciada pela visão, pelo olfato e pelo paladar (produção de saliva); ( ) É mediada pelos hormônios colecistoquinina e secretina e tem o efeito mais potente sobre as secreções pancreáticas; ( ) Inicia quando ocorre distensão gástrica, que estimula a secreção de enzima; ( ) Consiste em secreção de bicarbonato e de enzimas pancreáticas.
		
	
	2; 3; 2; 1.
	 
	1; 3; 2; 1.
	
	1; 2; 3; 1.
	
	2; 3; 1; 2.
	
	3; 2; 2; 1.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201505779826)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A unidade estrutural do fígado é o Lóbulo Hepático.O Espaço Porta é constituído de:
 
		
	
	Lóbulo Portal e Veias Centro-Lobulares
 
	 
	Veia porta, artéria hepática, conduto biliar, elementos linfáticos, nervosos, tecido conjuntivo
 
	
	Lóbulo Portal e ácino Hepático
	
	Espaço de Disse, Células Endoteliais, fibras de reticulina, Lipócitos e Células de Kupffer
 
	
	Hepatócitos, sinusóides, célula endotelial
 
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201505787091)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Dentre os mecanismos de ação hipocolesterolêmica dos ácidos graxos poliinsaturados estão os seguintes: I - Redistribuir o colesterol entre o sangue e os tecidos. II - Promover a excreção do colesterol e de seus produtos através dos ácidos biliares. III - Reduzir a capacidade do HDL de carregar o colesterol. - O número de afirmações corretas é:
		
	
	3
	
	0
	 
	2
	
	1
	
	4

Continue navegando