Buscar

Direito Tributário e Empresarial final

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Direito Tributário e Empresarial (DIR98)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual e sem Consulta ( Cod.:389757) ( peso.:3,00)
	Prova:
	5898674
	Nota da Prova:
	8,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada   Questão Cancelada
Parte superior do formulário
	
	A legislação permite o parcelamento tributário em parcelas periódicas, entretanto, o Código Tributário Nacional não exclui a incidência de juros e multa, embora a lei possa estabelecer forma diversa. Considerando a concessão, por lei, de parcelamento de débitos tributários e a aplicação das regras da moratória à concessão do parcelamento, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Caso o tributo devido seja o ICMS, o parcelamento deve ser autorizado por convênio firmado entre os estados e o Distrito Federal no âmbito do CONFAZ, antes da edição da lei de concessão do parcelamento.
	 b)
	Por estar previsto em lei complementar federal, o parcelamento, causa de suspensão do crédito tributário, não pode ser concedido em âmbito estadual.
	 c)
	O parcelamento poderá ser concedido a contribuinte que tenha praticado conduta fraudulenta contra o fisco, dada a aplicação das regras da moratória.
	 d)
	A moratória, por ser causa de extinção do crédito tributário, não pode servir de base para a concessão do parcelamento.
	 *
	Observação: A questão número 1 foi Cancelada.
	2.
	A Constituição Federal veda a cobrança de tributos no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou, bem como veda que referida cobrança se dê antes de decorridos noventa dias da publicação da lei que os instituir ou aumentar. Tais vedações refletem o que a doutrina, respectivamente, denomina de princípio da anterioridade e de noventena. Assinale a alternativa CORRETA na qual se encontra um tributo que se sujeita à anterioridade, mas excepciona a aplicação do princípio da noventena:
	 a)
	Empréstimo compulsório instituído no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional.
	 b)
	Imposto de Renda.
	 c)
	Imposto sobre produtos industrializados.
	 d)
	Contribuição de intervenção no domínio econômico.
	3.
	A suspensão da exigibilidade do crédito tributário não é definitiva, tem caráter temporário, e não importa na desconstituição do crédito, que continua inalterado. Sobre as modalidades de suspensão da exigibilidade do crédito tributário, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O oferecimento de fiança bancária para garantia de débitos objeto de ação de execução fiscal assegura a emissão da Certidão Positiva de Débitos com Efeitos de Negativa.
	 b)
	A Consignação em Pagamento tem o efeito de depósito judicial para o fim de suspender a exigibilidade do crédito tributário.
	 c)
	A lei que concede a moratória pode ser determinada em relação a determinada região do território da pessoa jurídica de direito público, ou a determinada classe ou categoria de sujeitos passivos.
	 d)
	A decisão judicial transitada em julgado é causa de suspensão da exigência do crédito tributário.
	4.
	No Direito Tributário, o processo de interpretação e integração da lei tributária é necessário para que se possa aplicar a lei em casos específicos. Partindo desse pressuposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Analogia.
II- Princípios gerais de direito tributário.
III- Equidade.
IV- Princípios gerais de direito privado.
(    ) Serve como base de pesquisa para definição, conteúdo e alcance dos institutos, conceitos e formas do direito privado.
(    ) Este princípio não poderá ser utilizado para dispensa do pagamento de tributo devido.
(    ) Estes princípios encontram-se principalmente na Constituição Federal, os quais podemos citar, por exemplo, o da capacidade contributiva, da estrita legalidade, da anterioridade da lei e o da proibição do confisco.
(    ) Dentro do processo de integração, não pode ser utilizado para exigir tributo não previsto em lei.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	IV - III - II - I.
	 b)
	III - II - IV - I.
	 c)
	I - III - II - IV.
	 d)
	I - IV - III - II.
	
	O direito tributário, diante de sua complexidade, possui uma relação estreita com outros ramos de direito, em especial com o direito constitucional. A interdisciplinaridade favorece a adoção de métodos de compreensão da realidade em que o objeto de estudo é submetido à análise de segmentos diversos, favorecendo um conhecimento mais abrangente sobre a temática. Sobre o direito tributário e sobre sua relação com os outros ramos do direito, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O Direito Penal é um ramo do direito público e mantém relação com o Direito Tributário, pois além de sancionar os ilícitos tributários fornece um conjunto de princípios úteis no campo das infrações e penalidades fiscais de caráter não delituoso.
(    ) O Direito Constitucional contém as bases do ordenamento jurídico do Sistema Tributário Nacional.
(    ) O Direito Internacional tem grande importância à matéria tributária, com vistas a facilitar o comércio internacional de bens, serviços e capitais.
(    ) O Direito Administrativo é um ramo do direito público e tem importância fundamental para o Direito Tributário, pois toda a operação visando à arrecadação e fiscalização de tributos é operada pelos órgãos que compõem a administração pública do Estado.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	 *
	Observação: A questão número 5 foi Cancelada.
	6.
	Sabe-se que o direito surgiu para regular as relações sociais, e não pode ser visto de forma isolada, haja vista que se torna clara sua interdisciplinaridade quando uma norma remete a outra contida em diverso diploma legal. Sobre o direito tributário e sobre sua relação com os outros ramos do direito, analise as seguintes afirmativas:
I- O Direito Penal é um ramo do direito público, mas não mantém qualquer relação direta ou até mesmo indireta com o Direito Tributário.
II- O Direito Administrativo é um ramo do direito público e tem importância fundamental para o Direito Tributário, pois toda a operação visando à arrecadação e fiscalização de tributos é operada pelos órgãos que compõem a administração pública do Estado, que são subordinados ao direito administrativo.
III- O Direito Civil fornece vários conceitos para a lei fiscal.
IV- O Direito Constitucional contém as bases do ordenamento jurídico tributário.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	7.
	O princípio da legalidade tributária possui raízes nas lutas históricas da humanidade, foi consolidado pelo Estado Liberal de Direito no final do século XVIII. Sobre esse princípio, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Como proteção constitucional do contribuinte, o legislador constitucionalizou o princípio da legalidade, tendo como pano de fundo o princípio da segurança jurídica, por isso é possível afirmar que qualquer tributo só pode ter suas alíquotas majoradas por manifestação do Poder Legislativo.
	 b)
	No Sistema Tributário Brasileiro, apenas a lei ordinária é instrumento legislativo hábil para instituir e aumentar tributos, sem exceção, devido ao princípio da legalidade.
	 c)
	O princípio da legalidade é uma proteção contra o poder arbitrário do Estado de cobrar tributos criados por lei, está sujeito a mitigação.
	 d)
	O princípio da legalidade tem como ponto de partida a Revolução Americana e a Revolução Francesa, quando passou a incorporar nos textos das constituições modernas.
	8.
	Empresário e empreendedor muitas vezes são tidos como sinônimos, contudo,
uma diferença básica percebida é que o empreendedor arrisca, inova, já o empresário age com mais cautela, conservadorismo. O ideal seria ser um empresário empreendedor, atingindo o equilíbrio. Para que a pessoa seja caracterizada como empresário, é necessário o preenchimento de alguns requisitos. Partindo desse pressuposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta um desses requisitos:
	 a)
	Somente pessoa física.
	 b)
	Sede própria.
	 c)
	Atividade econômica não organizada.
	 d)
	Inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis.
	9.
	Para que o sujeito possa ser tido como empresário, é necessário que ele seja capaz civilmente e não esteja legalmente impedido de exercer a atividade. A legislação brasileira contempla aquelas pessoas impedidas de exercer a atividade empresária. Sobre as pessoas impedidas, analise as seguintes afirmativas:
I- Professores das escolas particulares, dentro dos limites do município.
II- Prefeito e Presidente da República.
III- Os médicos, enfermeiros e auxiliares, na exploração do ramo farmacêutico. 
IV- Governador do estado e prefeito.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa II está correta.
	10.
	O direito empresarial já foi chamado pela legislação brasileira de direito mercantil (1553) e de direito comercial (1850). Como direito empresarial, trata das relações empresariais, dentre elas, a atividade do empresário. Sobre as condições que caracterizam o sujeito como empresário, analise as seguintes afirmativas:
I- O empresário, para ser assim considerado, deve exercer sua função com habitualidade.
II- Profissionalismo e atividade organizada, organizando a empresa de modo a articular capital, trabalho e tecnologia.
III- Prima sempre pelo lucro, seja através da prestação de serviços ou pela produção de bens.
IV- A atividade exercida pelo empresário poderá ser sem finalidade lucrativa, artística ou literária.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 d)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando