Buscar

Aula 4 . A Invenção do Alfabeto

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
grupo de estudo História da Tipografia 1
Gisela Leão
dDesign
Aula 4
A Invenção do Alfabeto
*
Principais sistemas de escritas
*
O Surgimento do Alfabeto
Escritas não alfabéticas:
Cuneiforme, Hieroglífica e Chinesa
Silabários
Escrita Pseudo-hieroglífica de Byblos (1800a.C.)
[+- 100 hieróglifos]
Escritas acrofônicas:
Escrita de Creta ou Minoana (ap. 1700 a.C.)
Escritas Norte-Semíticas:
Escrita Ras Shamra de Ugarit (ap. 1500 a.C.)
Escrita Proto-sinaítica (ap.1500A.C.)
*
A Escrita Proto-sinaítica
Onde surgiu: península do Sinai, nas minas de Turquesa da região de Serabit el-Khadim (sarābītu l-ḫādimi). As inscrições foram encontradas dentro de um templo da Deusa egípcia Hathor e parecem ser textos de louvor.
Quem a praticou: prisioneiros de guerra dos egípcios vindos do sudoeste da Ásia que falavam uma língua Oeste-semítica, como o Canaanita que é ancestral das línguas Fenícia e Hebréia. 
Um espécime da escrita Proto-sinaítica contendo uma frase que significa “para a Senhora” ‘para Baalat'. A linha que corre da esquerda para a direita, de cima para baixo, lê-se mt l bclt.
*
A Escrita Proto-sinaítica
*
Escrita Ras Shamra
Aproximadamente 1500 a.C. Usada em documentos burocráticos e comerciais, mitos e lendas, a escrita Ras Shamra, reduziu o cuneiforme a apenas trinta e dois caracteres, recentemente descoberta nas ruínas da antiga cidade de Ugarit.
*
Árvore genealógica
dos principais alfabetos
*
Alfabeto aramaico
Alfabeto Aramaico Alfabeto consonantal [Abjad, Consonantários]
Usado primeiramente pelas tribos de Aram, uma extensa área onde hoje fica a Síria. Espécimes mais antigas datam de 850aC. [22 consoantes | Direita para Esquerda | Pena a 45 graus]
*
O Alfabeto Aramaico é considerado o predecessor das escritas usadas na índia. Acima, o tipo Sanscrito Indiano de um testamento publicado em Calcutá, 1844. Este tipo é baseado numa caligrafia simples e escolar conhecida como Devangari ou escrita da cidade.
*
Hebraico
Hebráico Moderno Alfabeto consonantal [Abjad, Consonantários]
Surgiu com o exílio dos Israelitas da Babilônia e sua ida a região oeste do Mediterrâneo - ap. 586 a 516 aC. [22 consoantes, 4 vogais longas| 5 letras com formas diferentes para o fim das palavras possui pontos e traços para indicar vogais | Direita para Esquerda | Pena a 90 graus]
*
Hebraico
Hebráico Moderno 
*
Caracteres da forma Kúfica da escrita Arábica. São bold, alongados e angulares, suas propriedades estéticas são muito admiradas.
Alfabeto Arábico Alfabeto consonantal [Abjad, Consonantários]
Surgiu provavelmente antes de 500 d.C. [28 consoantes | 3 vogais longas e marcas para vogais curtas e diferenciação de consoantes | letras com formas diferentes para diferentes lugares das palavras e quando estão sós | Direita para Esquerda | Diferentes formas/tipos de escrita]
*
3-7 3-8
Musa Sa’idi al Naji, Alcorão manuscrito, 1829-30. Este manuscrito está escrito no estilo cursivo Naskhi, parte da caligrafia Arábica.
*
Escrita Proto-sinaítica 
(ou Sinaítica, ou Proto-canaan ou Proto-canaanita)
Fenícios
Creta [Minoanos]
Etruscos
Gregos
Latinos
Difusão do Alfabeto
*
Disco de Phaistos
Ap. 1700aC. Os 241 signos incluem um homem com penteado Punk (moicano), uma águia, uma régua de carpinteiro, a pele de um animal, e um vaso.
Escrita pictográfica ap. 2.000aC
Escrita alfabética (silabário) linear desenvolvida ap. 1700aC - Linear A | uso de tipos móveis ap. 2000aC | Desenvolvimento de outra escrita Linear B
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais