Buscar

AVALIANDOS DIREITO DO TRABALHO I

Prévia do material em texto

DIREITO DO TRABALHO I
	
	1a Questão (Ref.:201704196432)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(INAZ 2018) Sobre o Direito do Trabalho, qual alternativa apresenta uma proposição incorreta?
		
	 
	O Direito do Trabalho é um ramo do Direito Público.
	
	2a Questão (Ref.:201704194447)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação ao conceito e à formação histórica do Direito do Trabalho é INCORRETO afirmar que 
		
	 
	os fatores que influíram na formação do Direito do Trabalho no Brasil foram externos, relacionados às transformações que ocorreram na Europa, ocasionando a crescente elaboração legislativa de proteção ao trabalhador e o compromisso assumido pelo Brasil em ingressar na OIT, criada em 1919; sendo que neste contexto, o Código Civil de 1916 não trazia nenhum instituto que serviu de supedâneo para elaboração do Direito do Trabalho pátrio. 
	
	3a Questão (Ref.:201704194438)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Analise as assertivas abaixo expostas:
I - As Convenções da Organização Internacional do Trabalho ratificadas pelo Brasil são fontes formais heterônomas do Direito do Trabalho. Mesmo quando não ratificadas internamente, podem se enquadrar como fontes materiais do Direito do Trabalho.
II - O critério hierárquico de normas jurídicas no Direito do Trabalho brasileiro é informado, de maneira geral, pelo princípio da norma mais favorável, harmonizado pela teoria do conglobamento.
III - Na qualidade de fonte normativa autônoma do Direito do Trabalho, a sentença normativa somente pode ser prolatada, pelos Tribunais do Trabalho, em processos de dissídio coletivo de natureza econômica em que tenha havido comum acordo entre as partes relativamente ao ajuizamento da respectiva ação coletiva.
IV - A doutrina jurídica e a equidade, por força da especificidade do Direito do Trabalho, consubstanciam fonte formal desse campo jurídico, submetendo-se, naturalmente, ao princípio justrabalhista da norma mais favorável.
Assinale a alternativa CORRETA: 
		
	 
	Apenas as assertivas I e II estão corretas. 
	
	
	4a Questão (Ref.:201704194413)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(ESPP 2012) José Marcondes foi contratado em 16/2/2005 pela Construtora JPR S/A, como engenheiro civil. Em 30/4/2006, foi transferido para Dubai (Emirados Árabes Unidos), a fim de prestar serviços em obra executada pela construtora. José permaneceu com a família em Dubai até 30/10/2012, quando retornou ao Brasil. Entre 30/4/2006 a 30/10/2012, ele e sua família não viajaram ao Brasil. Ao longo do período em que esteve em Dubai, não usufruiu férias.
Assinale a alternativa correta:
		
	 
	José fazia jus a, pelo menos, quatro períodos integrais de férias, que deveriam ter sido usufruídos anualmente no Brasil, independentemente da previsão da legislação dos Emirados Árabes Unidos, correndo por conta da empregadora o custeio da viagem.
	
	5a Questão (Ref.:201704203609)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação à Formação Histórica do Direito do Trabalho, considere:
 
I. O Direito do Trabalho apresenta como uma de suas características a restrição da liberdade contratual que impõe limitações à autonomia da vontade através de normas cogentes e de garantias sociais.
II. A Encíclica Rerum Novarum do Papa Leão XIII que considerou o trabalho como um elemento de dignidade humana preconizando por um salário justo é considerada um marco da doutrina social da Igreja Católica e suas ideias tiveram grande relevância no surgimento do Direito do Trabalho.
III. Os defensores da natureza jurídica de Direito Público para o Direito do Trabalho ponderam que ele surgiu como vertente do Direito Civil, inspirado na locação de serviços e a principal relação que é objeto de seu estudo possui natureza contratual.
IV. Todas as Constituições do Brasil apresentaram normas de Direito do Trabalho e de proteção ao trabalhador, sendo que a Constituição de 1946 ficou marcada pela valorização do direito coletivo com a proibição de interferência do Poder Público na organização sindical e enumerou uma série de disposições referentes aos direitos individuais dos trabalhadores no Título da Ordem Social.
V. O Direito do Trabalho é um instrumento de realização da justiça social e de tutela do trabalhador e suas funções somente podem ser cumpridas se previstas em uma estrutura jurídica formal que molde seu conteúdo e fixe os preceitos e as sanções determinantes dos comportamentos autorizados ou proibidos nas relações entre trabalhadores e empregadores.
		
	 
	I, II e V
	
1a Questão (Ref.:201704197109)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Acerca do contrato de trabalho marque a opção correta:
I - O contrato de experiência tem prazo máximo de 180 dias. 
II - O contrato de trabalho intermitente é uma espécie de contrato por prazo determinado.
III - Os contratos de trabalho verbais pressumem-se por prazo indeterminado. 
São corretas:
		
	 
	II e III
	
	2a Questão (Ref.:201704203629)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Encíclica Rerum Novarum, que trouxe orientações sobre trabalho, foi escrita pelo papa:
		
	 
	Leão XIII
	
	3a Questão (Ref.:201704194435)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Analise as assertivas abaixo expostas:
I - São características que diferenciam o Direito do Trabalho da matriz civilista da qual se desprendeu na evolução europeia ocidental desde fins do século XIX até a década de 1970, pelo menos: presença crescente de norma jurídica trabalhista interventiva nos contratos de trabalho; predominância de normas jurídicas imperativas em seu conteúdo; origem estatal ou coletiva negociada dessas normas trabalhistas imperativas; restrição normativa ao poder unilateral do empregador na fixação do conteúdo do contrato de trabalho; subdivisão em dois segmentos jurídicos, pelo menos, o Direito Individual do Trabalho e o Direito Coletivo do Trabalho; caráter social e teleológico do novo campo jurídico estruturado.
II - São funções históricas do Direito do Trabalho, entre outras: aperfeiçoar, elevando, as condições de contratação e gestão da força de trabalho humana na vida econômica e social; assegurar cidadania econômica, social e jurídica às pessoas humanas que vivem de seu trabalho, aumentando o patamar civilizatório e democrático da respectiva sociedade; contribuir para o desenvolvimento do sistema econômico contemporâneo, por meio do incremento do mercado interno e dos incentivos diretos e indiretos para que os empregadores invistam no aperfeiçoamento humano e tecnológico.
III - A desregulamentação do Direito do Trabalho consiste na direção legislativa de diminuir a regência normativa das regras heterônomas estatais sobre as relações trabalhistas, eliminando ou restringindo normas trabalhistas ou criando fórmulas de utilização do trabalho humano sem a incidência do Direito do Trabalho. Já a flexibilização trabalhista consiste na direção legislativa de permitir à negociação coletiva trabalhista maior espaço para atenuar a incidência das regras imperativas legais sobre as relações de trabalho.
IV - As normas do Direito do Trabalho, a par de seu caráter de garantismo à pessoa humana que vive do trabalho, têm objetivado, historicamente, desde a segunda metade do século XIX e ao longo do século XX, cumprir o papel teleológico de incentivarem a livre concorrência interempresarial e impulsionarem as condições de competitividade das economias internas no plano econômico internacional.
Assinale a alternativa CORRETA: 
		
	 
	Apenas as assertivas I, II e III estão corretas. 
	
	
	4a Questão (Ref.:201704199298)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	(FCC-2018) No Direito do Trabalho, as sentenças normativas da Justiça do Trabalho, os costumes e a Convenção Coletiva de Trabalho são classificados, respectivamente, como fontes:
		
	 
	formal heterônima, formal autônoma e formal autônoma. 
	
	5a Questão (Ref.:201704193574)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A respeito das formas de invalidade do contrato de emprego, a doutrina e a jurisprudênciaprevalentes estabelecem que 
		
	 
	se convalidam os efeitos do contrato de trabalho que, considerado nulo por ausência de concurso público, quando celebrado originalmente com ente da Administração pública indireta, continua a existir após a sua privatização
	1a Questão (Ref.:201704186686)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(XVIII Exame Unificado OAB) Reinaldo trabalha em uma empresa cujo regulamento interno prevê que o empregador pagará a conta de telefone celular do empregado, até o limite de R$ 150,00 mensais. Posteriormente, havendo crise no setor em que a empresa atua, o regulamento interno foi expressamente alterado para constar que, dali em diante, a empresa arcará com a conta dos celulares dos empregados até o limite de R$ 50,00 mensais. De acordo com o entendimento consolidado do TST, assinale a afirmativa correta.
		
	 
	A alteração é válida, mas só alcança aqueles admitidos posteriormente à mudança, não podendo então alcançar a situação de Reinaldo.
	
	2a Questão (Ref.:201704193589)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Acerca da alteração do contrato de trabalho, assinale a opção correta.
		
	 
	Tem direito a suplemento salarial correspondente ao acréscimo da despesa de transporte o empregado transferido, por ato unilateral do empregador, para local mais distante de sua residência.
	
	3a Questão (Ref.:201704196422)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No Direito do Trabalho, as sentenças normativas da Justiça do Trabalho, os acordo coletivo e a Convenção Coletiva de Trabalho são classificados, respectivamente, como fontes:No Direito do Trabalho, as sentenças normativas da Justiça do Trabalho, os costumes e a Convenção Coletiva de Trabalho são classificados, respectivamente, como fontes:
		
	 
	formal heterônima, formal autônoma e formal autônoma.
	
	4a Questão (Ref.:201704176518)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(TRT 1ª R / 2018 / Analista Judiciário) José é funcionário do Bar e Petiscaria Hora Feliz Ltda. na função de garçom, com registro em CTPS. Recebe o salário previsto em convenção coletiva da categoria. Além disso, recebe gorjetas pagas espontaneamente pelos clientes. O estabelecimento ainda cobra dos clientes taxa de serviço, à razão de 10% dos itens consumidos, cujo valor é destinado à distribuição aos empregados. A empresa fornece, também, uniforme a todos os empregados, a ser utilizado no local de trabalho para a prestação do serviço. Diante do exposto, no que se refere à remuneração do empregado, é correto afirmar que
		
	 
	tanto a importância dada pelos clientes espontaneamente a José quanto o valor cobrado pela empregadora a título de taxa de serviço são considerados gorjeta. 
	
	5a Questão (Ref.:201704193947)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(FCC 2018) Em relação aos sujeitos do contrato de trabalho, conforme previsão contida na Consolidação das Leis do Trabalho, 
		
	 
	 
não caracteriza grupo econômico a mera identidade de sócios, sendo necessárias, para a configuração do grupo, a demonstração do interesse integrado, a efetiva comunhão de interesses e a atuação conjunta das empresas dele integrantes. 
	1a Questão (Ref.:201704198356)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Empregado vendedor, sujeito a controle de horário e remunerado apenas com comissões sobre as vendas realizadas, ajuizou reclamatória requerendo o pagamento de adicional de horas extras em razão do aumento da sua jornada nos últimos dois anos de trabalho.
 
Nessa situação,
		
	 
	o empregado terá direito ao recebimento do adicional de horas extras, cujo valor será calculado sobre o valor-hora das comissões do mês, utilizando-se como divisor o número de horas efetivamente trabalhadas.
	
	
	2a Questão (Ref.:201704198325)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A partir das disposições introduzidas pela Lei n° 13.467/2017, sobre prorrogação e compensação de jornada de trabalho, considere:
I. Em se tratando de trabalho em regime de tempo parcial, as horas suplementares da jornada de trabalho normal poderão ser compensadas diretamente até a semana imediatamente posterior à da sua execução, devendo ser feita a sua quitação na folha de pagamento do mês subsequente, caso não sejam compensadas.
II. Caso não seja computado na jornada de trabalho, o tempo despendido pelo empregado desde a sua residência até a efetiva ocupação do posto de trabalho e para o seu retorno, caminhando ou por qualquer meio de transporte fornecido pelo empregador, é considerado como jornada extraordinária.
III. O banco de horas anual pode ser pactuado por acordo individual escrito, acordo coletivo ou convenção coletiva de trabalho.
IV. É lícito o regime de compensação de jornada estabelecido por acordo individual, tácito ou escrito, desde que a compensação se dê no mesmo mês.
Está correto o que consta APENAS em 
		
	 
	I e IV. 
	
	3a Questão (Ref.:201704203829)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Analisando os requisitos para a caracterização do empregado, marque a opção que não se adequa aos requisitos da Lei: 
		
	 
	exclusividade
	
	4a Questão (Ref.:201704198322)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Determinada empresa celebrou acordo coletivo de trabalho com o sindicato da categoria profissional, objetivando a redução do intervalo intrajornada de seus empregados para 30 (trinta) minutos. Diante da situação proposta, assinale a alternativa correta, considerando a legislação atual.
		
	 
	Não há óbice legal à mencionada redução do intervalo por meio de acordo coletivo de trabalho.
	
	
	5a Questão (Ref.:201704203848)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Acerca do contrato de trabalho marque a opção correta:
I - O contrato somente pode ser pactuado por escrito.
II - O contrato de trabalho do aprendiz poderá ser pactuado por escrito pelo prazo máximo de 2 anos. 
III- O contrato de experiência tem prazo máximo de 3 meses.
IV - É ilícito a configuração de relação de emprego entre apontador do jogo do bicho e o bicheiro.
São corretas:
		
	 
	II e IV

Continue navegando