A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
AV BIMESTRAL 7 ANO

Pré-visualização | Página 1 de 1

AVALIAÇÃO BIMESTRAL 7 ANO CIÊNCIAS PROF: ANDREIA
1- Os peixes ósseos, como o nome sugere, possuem seu esqueleto formado por ossos. Entre os peixes abaixo, marque o único que não pode receber essa denominação.
a) Sardinha.
b) Cavalo-marinho.
c) Salmão.
d) Tubarão.
2- Algumas características são fundamentais para ajudar na diferenciação de um peixe ósseo de um cartilaginoso. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica corretamente uma característica presente em um peixe ósseo.
a) Bexiga natatória.
b) Escamas de origem dérmica e epidérmica.
c) Boca ventral.
d) Brânquias expostas.
3-(Uni-Rio-RJ) Um grupo de estudantes, ao excursionar pela Amazônia, deparou com um peixe (piramboia) praticamente imobilizado numa área lamacenta. Curiosos, aproximaram-se e perceberam que, embora as condições fossem bastante adversas, o animal, mesmo que muito lentamente, continuava a respirar. Tal possibilidade, eles investigaram posteriormente, deve-se nesses animais (dipnoicos) à presença de:
a) Linha lateral.
b) Urópode.
c) Bexiga natatória.
d) Telso.
4-Os peixes constituem um grupo numeroso de vertebrados que ocupam os ambientes aquáticos do planeta. Sobre esses organismos, marque a alternativa correta:
a) Os peixes possuem sistema digestório incompleto.
b) Os peixes podem ser classificados em agnatos, cartilaginosos e ósseos.
c) O sistema circulatório dos peixes é fechado e apresenta um coração com três cavidades.
d) A respiração dos peixes é do tipo pulmonar.
5-Os peixes vivem em ambientes aquáticos e, para sobreviver nesse ambiente, contam com uma variada quantidade de adaptações. Uma dessas adaptações é a bexiga natatória, que possui como função:
a) impulsionar o corpo do animal pela água.
b) proteger o peixe contra contaminação por patógenos.
c) garantir a fecundação interna de algumas espécies.
d) controlar a profundidade do peixe na água.
6-A reprodução dos peixes varia de um grupo para outro. Em alguns, é possível observar o surgimento de larvas (desenvolvimento indireto) e, em outros, não (desenvolvimento direto). Analise as alternativas a seguir e marque o nome dado à forma que sucede a fase larval dos peixes:
a) Trocófora.
b) Girino.
c) Alevino.
d) Lagarta.
GABARITO: 
1-A 2- A 3-C 4- B 5- D 6-C