Buscar

BOTANICA SIMULADO

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201702806777)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As restingas e os campos de altitude são dois ambientes da Mata Atlântica que impõem condições abióticas extremas às plantas que neles vivem. Os campos de altitude são regiões acima de 1800m de altitude, em montanhas da Mata Atlântica. Essas regiões apresentam características climáticas peculiares, com inverno extremamente seco e frio, com temperaturas variando entre 15°C e -8°C. O verão tem alta incidência de radiação UV, e é muito chuvoso e quente, com temperaturas variando entre 15°C e 30°C. As restingas sofrem influência direta do Oceano Atlântico, e apresentam verão chuvoso, com temperaturas que variam de 20°C a 40°C, enquanto o inverno tem pouca chuva e as temperaturas variam de 15°C a 23°C. Outro fator abiótico importante que influencia a vegetação das restingas é a alta salinidade do solo e da água disponível. Com situações tão extremas, nos campos de altitude são encontradas altas taxas de endemismo, isto é, ocorrência de plantas que só são encontradas lá. Nas restingas, ambientes mais recentes, as taxas de endemismo são relativamente mais baixas. As plantas medicinais endêmicas dos campos de altitude ou das restingas sobrevivem àquelas condições ambientais, graças à sua capacidade fisiológica de responder quimicamente às pressões impostas pelo ambiente. Neste sentido, é possível inferir que as qualidades químicas de plantas provenientes dos dois ambientes devem ser diferentes, já que as pressões que sofrem são diferentes.
		
	
	As plantas medicinais endêmicas dos campos de altitude ou das restingas sobrevivem em qualquer ambiente, já que são capazes de responder quimicamente da mesma forma, a qualquer tipo de pressão do ambiente.
	
	Toda planta medicinal endêmica dos campos de altitude sobrevive, quando plantada nas restingas, porque em seu ambiente sofre pressões mais severas.
	 
	As plantas medicinais endêmicas dos campos de altitude ou das restingas não devem sobreviver, quando trocadas entre estes ambientes, porque não são capazes de responder quimicamente a todas as pressões.
	
	Somente as plantas medicinais de campos de altitude ou de restingas são capazes de sobreviver, se trocadas de ambiente, uma vez que só elas têm a capacidade de responder quimicamente, através dos fitocomplexos. As demais plantas não produzem fitocomplexos.
	
	Toda planta medicinal endêmica das restingas sobrevive, quando plantada nos campos de altitude, porque lá não há a salinidade, principal pressão sofrida pela vegetação.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201702218166)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A resolução da diretoria colegiada 14 de 2010 da ANVISA apresenta a seguinte definição: "produto da extração da planta medicinal in natura ou da droga vegetal, podendo ocorrer na forma de extrato, tintura, alcoolatura, óleo fixo e volátil, cera, exsudato e outros." Esta definição se refere a:
		
	
	Matéria-prima vegetal.
	
	Droga vegetal.
	 
	Derivado de droga vegetal.
	
	Planta medicinal.
	
	Medicamento fitoterápico.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201703219570)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Todas as ações a seguir levam a um uso seguro de medicamentos de origem vegetal, exceto:
		
	
	Capacitação dos profissionais ligados ao processo produtivo.
	 
	Realizar uso indiscriminadamente sem acompanhamento profissional.
	
	Controle da qualidade por órgãos competentes.
	
	Utilizar matéria-prima oriunda de produtores e regiões confiáveis.
	
	Obter o máximo de conhecimentos dos diversos aspectos do vegetal utilizado.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201702894425)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As plantas têm sido, desde a antiguidade, um recurso ao alcance do ser humano. Ao longo dos milênios, o homem, empiricamente, aprofundou seus conhecimentos para a melhoria nas condições de alimentação e cura de suas enfermidades, demonstrando uma estreita relação entre o uso das plantas e sua própria evolução. Muitos povos descreveram a utilização de ervas como forma de medicamento em seus registros e manuscritos, mas muitos séculos se passaram até que o verdadeiro poder das plantas fosse reconhecido (DEVIENNE; RADDI; POZETTI. Rev. Bras. Pl. Med.,6(3):11-14, 2004). Com relação ao que é apresentado na linha 4 ...descreveram a utilização de ervas como forma de medicamento em seus registros e manuscritos..., marque a resposta correta sobre a razão das plantas terem efeito terapêutico:
		
	 
	As plantas têm efeito terapêutico porque apresentam substâncias bioativas.
	
	As plantas não têm efeito terapêutico e não são capazes de tratar qualquer mal de saúde.
	
	As plantas têm efeito terapêutico quando a sua forma ou outra característica tem relação com o órgão ou sistema tratado.
	
	As plantas têm efeito terapêutico porque são cultivadas com a adição de medicamentos no solo.
	
	As plantas têm efeito terapêutico porque apresentam poderes mágicos.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201702218174)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Abaixo é mostrada uma figura:
Disponível em: http://www.cpt.com.br/ . Acesso em: 28 ago. 2011.
Partindo dos conceitos aprendidos na disciplina, poderiamos definir a imagem como um (a):
		
	
	Fitocomplexo.
	 
	Droga vegetal.
	
	Medicamento fitoterápico.
	
	Planta medicinal.
	
	Derivado de droga vegetal.
	
	
	1a Questão (Ref.:201702229336)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A região da união entre duas paredes celulares primárias de células adjacentes é conhecida como
		
	
	Elemento crivado.
	 
	Lamela mediana.
	
	Traqueíde.
	
	Placa crivada.
	
	Campo de pontoação.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201702218182)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Um perito recebeu uma amostra desconhecida. Após a análise desta amostra este emitiu um laudo afirmando que a amostra era de origem vegetal. A afirmação do perito deve-se ao fato de, ao analisar as células, ter sido detectada a presença de:
		
	
	Mitocôndrias.
	 
	Cloroplastos.
	
	Membrana plasmática.
	
	Retículo endoplasmático.
	
	Membrana nuclear.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201702219008)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quando Mariana tinha 6 anos, ajudava a mãe a pendurar as roupas no varal do quintal de casa. Este varal era preso entre duas mangueiras, de 8m de altura. Como Mariana era baixinha, a mãe prendeu os pregos nas árvores, a 1,2m do chão. O tempo foi passando, e Mariana foi crescendo, assim como as mangueiras, e sempre ela pendurava as roupas no varal. Aos 25 anos, Mariana é uma bela moça, com 1,8m de altura, e as mangueiras já chegam a quase 12m. Considerando o crescimento indeterminado das plantas, e o fato dos pregos usados durarem para sempre, indique abaixo o que foi preciso fazer com os pregos do varal, para que Mariana ficasse sempre de pé ao pendurar as roupas:
		
	
	Foi preciso ir abaixando os pregos de altura, porque o alongamento dos vegetais se dá exatamente nos troncos, e ocorrem de maneira muito acelerada, em comparação ao crescimento da Mariana.
	
	Não foi preciso mudar os pregos de lugar, porque o alongamento do tronco naqulea região dos pregos foi igual ao crescimento de Mariana.
	
	Foi preciso ir abaixando os pregos, pois o alongamento das mangueiras dos troncos das mangueiras, naquela região onde foram presos os pregos, foi mais rápido do que o crescimento de Mariana.
	
	Não foi preciso mexer nos pregos, pois a medida que as mangueiras cresceram, os pregos foram subindo de altura, acompanhando o crescimento de Mariana, e aos 25 anos, eles estão numa altura que ela pendura as roupas de pé. Futuramente, será preciso abaixar a altura dos pregos.
	 
	Foi preciso ir subindo a altura dos pregos, na medida em que Mariana crescia, para que ela pendurasse as roupas sem precisar se curvar, pois naquela região os troncos se alongam muito lentamente, sendo bem menor do que o crescimento de Mariana.4a Questão (Ref.:201702229332)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Leia as afirmativas abaixo sobre a parede celular: 
I - A parede celular é uma estrutura característica das células vegetais. 
II - Os principais componentes da parede celular são a celulose e o amido. 
III - Uma das funções da parede celular é a proteção contra agentes patogênicos como bactérias e fungos. 
IV - as paredes celulares são estruturas flexíveis que modelam as células vegetais, dando a forma das células e tecidos. 
Das afirmativas acima quantas são verdadeiras
		
	
	Três.
	
	Quatro.
	
	Uma.
	 
	Duas.
	
	Nenhuma.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201703153973)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em um Herbário amostras de espécies de plantas secas são cuidadosamente catalogadas e identificadas. Uma espécie de planta num herbário é uma fonte insubstituível de registro da biodiversidade das plantas e serve como referência a muitos estudos, por exemplo, florísticos, químicos, taxonômicos, biogeográficos e etc. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA.
		
	
	Em um herbário também podem ser depositadas amostras de solo e água.
	 
	Em um herbário as amostras de plantas secas são montadas em folhas de cartolina e armazenadas em caixas ou armários, com umidade e temperatura controlada.
	
	Exsicata é uma amostra de planta fresca, prensada, fixada em uma cartolina de tamanho padrão acompanhadas de uma etiqueta contendo informações sobre a planta e o local de coleta.
	
	Na etiqueta de uma exsicata não devem ser incluídas informações sobre o tipo de vegetação, o tipo de solo e características da planta (ex. altura total da planta e diâmetro) porque estas informações ocupam muito espaço na etiqueta.
	
	Dentro de um herbário também podem ser depositados os insetos que foram encontrados visitando uma espécie de planta em estudo.
	
	
	1a Questão (Ref.:201702224299)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os plastídeos são organelas características das células vegetais que possuem funções diversas como síntese e armazenamento de substâncias. além de papel na fotossíntese. Das opções abaixo a única que NÃO representa um plastídeo é:
		
	
	Leucoplasto.
	
	Cloroplasto.
	
	Amiloplasto.
	
	Comoplasto.
	 
	Tonoplasto.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201702840568)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	João e Maria escreveram seus nomes no tronco de uma árvore quando começaram o namoro, a 1,20m do chão. O tempo passou, o casou casou-se, teve filhos e quando fizeram 25 anos de casados, voltaram ao mesmo local e lá estava a árvore, no mesmo lugar, com 15m de altura. Eles ficaram surpresos de ver que os nomes estavam na mesma altura onde tinham escrito décadas atrás. Considerando-se o desenvolvimento das plantas, marque a opção que explica corretamente porque os nomes estão na mesmma altura, pós 25 anos.
		
	
	Os nomes permanecem na mesma altura porque os vegetais têm um crescimento definido e, quando o casal escreveu os nomes, a árvore já tinha parado de crescer.
	
	Os nomes permanecem na mesma altura porque quando as árvores atingem 5m de altura, a casca não acompanha mais o crescimetno do restante do corpo da planta, ficando parada no mesmo lugar.
	 
	Os nomes permanecem na mesma altura porque o crescimento em altura das plantas ocorre apenas nos ápices, através da ação dos meristemas primários. As regiões das árvores abaixo do ápice estão com seus tecidos definitivos diferenciados e só haverá crescimento em espessura.
	
	Os nomes permanecem na mesma altura porque os caules têm um crescimento definido e, quando o casal escreveu os nomes, o caule já tinha parado de crescer.
	
	Os nomes permanecem na mesma altura porque quando as árvores atingem 5m de altura, o crescimento primário termina e começa o crescimento secundário apenas.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201703204395)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale com C para CORRETO ou E para ERRADO nas sentenças abaixo:
I- ( ) As células do parênquima aquífero possuem paredes finas, mas que contêm espessamentos de celulose ou lignina para dar sustentação. Este tipo de tecido é encontrado em folhas e caules de plantas epífitas e xerófitas e plantas sujeitas ao estresse salino.
II- ( ) As células do parênquima clorofiliano podem dispor-se de modo a favorecer a captação de energia luminosa. O vacúolo destas células é pequeno e os cloroplastos estão junto à parede formando uma camada uniforme destas organelas na periferia das células da epiderme.
III- ( ) O floema é um tecido complexo constituído por células especializadas em condução (traqueídes e elementos crivados); células parenquimáticas; fibras e esclereídes.
IV- ( ) Os elementos de tubo crivado são conectados uns aos outros pelas paredes terminais formando uma série longitudinal chamada de tubo crivado. Essas células são exclusivas das angiospermas.
V- ( ) As células companheiras estão intimamente relacionadas com os elementos de tubo crivado por numerosas conexões citoplasmáticas acreditando-se que as mesmas comandem as atividades dos elementos de tubo crivado. Esse tipo de célula, também chamado de célula de Strasburger, ocorre somente em gimnospermas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
		
	
	E, E, C, C, C.
	
	C, C, E, C, E.
	
	E, E, E, E, E.
	 
	E, C, E, E, E.
	
	C, E, E, C, E.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201702894441)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Marque a resposta correta. Na microtécnica vegetal, a etapa de fixação da amostra é realizada para
		
	 
	manter íntegras as estruturas celulares, através do uso de FAA ou etanol 70%.
	
	o material ficar neutralizado, através da ação do ácido acético 1%
	
	o material ficar transparente pela ação da água destilada
	
	o material ficar despigmentado através da ação do hipoclorito 50%
	
	enrigecer a amostra sob açao do xileno, para realização dos cortes em seguida
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201703171870)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O ciclo circadiano é um importante fator na determinação de metabólitos secundários vegetais e ele se refere a:
		
	
	Alterações das estações do ano
	 
	Alterações relacionadas as características metabólicas das plantas durante o período dia e e noite
	
	Alterações referente a temperatura durante o período mensal
	
	alterações associadas aos nutrientes do solo
	
	alterações associadas ao phdo solo
	
	
	
	1a Questão (Ref.:201702891230)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Nos últimos anos, muitas empresas automobilísticas voltaram a utilizar fibras de origem vegetal, biodegradáveis, na confecção de várias peças dos automóveis. O tecido vegetal que está sendo utilizado na confecção dessas peças é o:
		
	
	Floema
	
	Colênquima
	
	Xilema
	
	Meristema
	 
	Esclerênquima
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201702806777)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As restingas e os campos de altitude são dois ambientes da Mata Atlântica que impõem condições abióticas extremas às plantas que neles vivem. Os campos de altitude são regiões acima de 1800m de altitude, em montanhas da Mata Atlântica. Essas regiões apresentam características climáticas peculiares, com inverno extremamente seco e frio, com temperaturas variando entre 15°C e -8°C. O verão tem alta incidência de radiação UV, e é muito chuvoso e quente, com temperaturas variando entre 15°C e 30°C. As restingas sofrem influência direta do Oceano Atlântico, e apresentam verão chuvoso, com temperaturas que variam de 20°C a 40°C, enquanto o inverno tem pouca chuva e as temperaturas variam de 15°C a 23°C. Outro fator abiótico importante que influencia a vegetação das restingas é a alta salinidade do solo e da água disponível. Com situações tão extremas, nos campos de altitude são encontradas altas taxas de endemismo, isto é, ocorrência de plantas que só são encontradas lá. Nas restingas, ambientes mais recentes,as taxas de endemismo são relativamente mais baixas. As plantas medicinais endêmicas dos campos de altitude ou das restingas sobrevivem àquelas condições ambientais, graças à sua capacidade fisiológica de responder quimicamente às pressões impostas pelo ambiente. Neste sentido, é possível inferir que as qualidades químicas de plantas provenientes dos dois ambientes devem ser diferentes, já que as pressões que sofrem são diferentes.
		
	
	As plantas medicinais endêmicas dos campos de altitude ou das restingas sobrevivem em qualquer ambiente, já que são capazes de responder quimicamente da mesma forma, a qualquer tipo de pressão do ambiente.
	
	Somente as plantas medicinais de campos de altitude ou de restingas são capazes de sobreviver, se trocadas de ambiente, uma vez que só elas têm a capacidade de responder quimicamente, através dos fitocomplexos. As demais plantas não produzem fitocomplexos.
	 
	As plantas medicinais endêmicas dos campos de altitude ou das restingas não devem sobreviver, quando trocadas entre estes ambientes, porque não são capazes de responder quimicamente a todas as pressões.
	
	Toda planta medicinal endêmica das restingas sobrevive, quando plantada nos campos de altitude, porque lá não há a salinidade, principal pressão sofrida pela vegetação.
	
	Toda planta medicinal endêmica dos campos de altitude sobrevive, quando plantada nas restingas, porque em seu ambiente sofre pressões mais severas.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201702891374)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Nos cloroplastos são observadas estruturas discoidais, ricas em clorofilas, carotenos e xantofilas. A afirmação se refere a qual estrutura?
		
	
	Plastídios
	 
	Tilacóides
	
	Lamela lipoproteica
	
	Estroma
	
	Granum
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201703219570)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Todas as ações a seguir levam a um uso seguro de medicamentos de origem vegetal, exceto:
		
	 
	Realizar uso indiscriminadamente sem acompanhamento profissional.
	
	Utilizar matéria-prima oriunda de produtores e regiões confiáveis.
	
	Obter o máximo de conhecimentos dos diversos aspectos do vegetal utilizado.
	
	Capacitação dos profissionais ligados ao processo produtivo.
	
	Controle da qualidade por órgãos competentes.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201702218182)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Um perito recebeu uma amostra desconhecida. Após a análise desta amostra este emitiu um laudo afirmando que a amostra era de origem vegetal. A afirmação do perito deve-se ao fato de, ao analisar as células, ter sido detectada a presença de:
		
	
	Membrana plasmática.
	
	Retículo endoplasmático.
	
	Membrana nuclear.
	
	Mitocôndrias.
	 
	Cloroplastos.

Continue navegando