Buscar

AVALIANDO D. INTERNACIONAL

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201401949697)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	São Fontes do Direito Internacional Público aquelas estabelecidas a fim de produzir as normas que ordenarão o cenário jurídico internacional. Em outras palavras, é a fonte que faz nascer a norma. O Direito Internacional Público tem suas fontes sistematizadas no artigo 38 do Estatuto da Corte Internacional de Justiça, o principal órgão judiciário da ONU, sediado em Haia, nos Países Baixos. Recentemente, alguns especialistas entendem que outras figuras têm servido como fonte de direito internacional, como por exemplo os atos unilaterais dos estados, mas prevalece o entendimento de que os dispositivos contidos no artigo citado acima ainda são predominantes e suficientes na criação do direito no plano internacional. Importante frisar que não existe hierarquia entre as fontes. O fato de uma ser mais utilizada que a outra em determinada época depende do momento e das preferências entre estados e organizações internacionais. De acordo com o art. 38 do Estatuto da Corte Internacional de Justiça, são fontes do Direito Internacional as convenções internacionais,
		
	
	Todas as afirmativas estão incompletas.
	
	o costume internacional, os princípios gerais do direito, os atos unilaterais e as resoluções das organizações internacionais.
	
	o costume, princípios gerais do direito, atos unilaterais, resoluções das organizações internacionais, decisões judiciais e a doutrina.
	 
	o costume internacional, os princípios gerais do direito, as decisões judiciais e a doutrina, de forma auxiliar, admitindo, ainda, a possibilidade de a Corte decidir ex aequo et bono, se as partes concordarem.
	
	o costume, os atos unilaterais e a doutrina e a jurisprudência, de forma auxiliar.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201402001011)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Não é temática de Direito Internacional Privado
		
	
	Condição jurídica do estrangeiro
	
	Conflito de jurisdições
	
	Conflito de leis
	 
	Condição jurídica do nacional
	
	Nacionalidade
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201401305681)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre o direito internacional privado pode-se afirmar: (XI CONCURSO JUIZ FEDERAL 2006 1ª REGIÃO)
		
	 
	O direito internacional uniformizado é fruto de entendimento entre Estados e que se concentram nas atividades econômicas de natureza internacional;
	
	Direito uniforme espontâneo resulta de esforço comum de dois ou mais Estados no sentido de uniformizar certas instituições jurídicas;
	
	A uniformização de normas disciplinadoras de comércio internacional é realizada por meios de acordos bilaterais, multilaterais, tratados e convenções, até onde isto seja aceitável para os países interessados
	
	Direito internacional privado trata basicamente das relações humanas vinculadas a sistemas jurídicos autônomos e convergentes;
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201401416651)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(39º Exame de Ordem) Comparando-se as instituições do direito internacional público com as típicas do direito interno de determinado país, percebe-se que, no direito internacional:
		
	
	C) Há uma norma suprema como no direito interno.
	
	B) Há um governo central, que possui soberania sobre todas as nações.
	 
	A) Há cortes judiciais com jurisdição transnacional.
	
	D) Há órgão central legislativo para todo o planeta.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201401414069)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Marque a resposta abaixo que não corresponde a uma fonte do Direito Internacional Público prevista pelo artigo 38 do Estatuto da Corte Internacional de Justiça:
		
	
	A Doutrina e Jurisprudência
	
	Tratados e Convenções Internacionais
	
	O Costume Internacional
	 
	Os atos unilaterais
	
	Os Princípios Gerais do Direito
	1a Questão (Ref.:201401974736)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O estrangeiro, nos termos do Estatuto do Estrangeiro (Lei Federal nº 6.815/80), que ingressar de forma irregular no domínio territorial brasileiro e dele não se retirar voluntariamente no prazo que lhe for concedido pelo Poder Executivo Federal (Ministério da Justiça- Departamento de Polícia Federal) é passível de ser:
		
	
	extraditado.
	
	banido.
	
	expulso.
	 
	deportado.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201401416775)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(CESPE - 2009 - OAB - Exame de Ordem - 1 - Primeira Fase)- No que concerne à perda e à reaquisição da nacionalidade brasileira, assinale a opção correta.
		
	 
	B) Brasileiro naturalizado que, em virtude de atividade nociva ao Estado, tiver sua naturalização cancelada por sentença judicial só poderá readquiri-la mediante ação rescisória.
	
	C) Eventual pedido de reaquisição de nacionalidade feito por brasileiro naturalizado será processado no Ministério das Relações Exteriores.
	
	A) Em nenhuma hipótese, brasileiro nato perde a nacionalidade brasileira.
	
	D) A reaquisição de nacionalidade brasileira é conferida por lei de iniciativa do presidente da República.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201401416653)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	(38º Exame de Ordem) No que concerne à perda e à reaquisição da nacionalidade brasileira, assinale a opção correta:
		
	 
	A) Eventual pedido de reaquisição de nacionalidade feito por brasileiro naturalizado será processado no Ministério das Relações Exteriores.
	 
	D) Brasileiro naturalizado que, em virtude de atividade nociva ao Estado, tiver sua naturalização cancelada por sentença judicial só poderá readquiri-la mediante ação rescisória.
	
	B) A reaquisição de nacionalidade brasileira é conferida por lei de iniciativa do presidente da República.
	
	C) Em nenhuma hipótese, brasileiro nato perde a nacionalidade brasileira.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201401414723)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Pablo Asiás, Cubano, casado com Maria, brasileira, é preso em flagrante delito tentando embarcar com destino a Amsterdã (Holanda) no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, com 20 kg de cocaína. Pablo é levado preso em flagrante delito pela polícia Federal e após dois anos é proferida a sentença condenatória de Pablo. Após o trânsito em julgado da sentença, o Ministério Público comunica o fato ao Ministério da Justiça para que seja aberto inquérito para a expulsão de Pablo, prevendo a lei o prazo de 15 dias para sua conclusão. O Ministro da Justiça, mediante Portaria, determina a instauração do inquérito expulsório de Pablo, determinando a notificação para o interrogatório. Acontece que Pablo conseguiu fugir, não sendo localizado pela Polícia Federal e assim a notificação é efetivada por edital com prazo de cinco dias. É nomeado defensor dativo, para representar Pablo, que apresenta a defesa no prazo de seis dias, conforme edital. Depois de encerrada a instrução do inquérito, este é encaminhado ao departamento de Polícia Federal que o recebe, anexando-o aos autos da ação penal e encaminhando-os ao Ministro da Justiça que por delegação e entendendo pela oportunidade e conveniência da medida, determina - por portaria - a expulsão de Pablo. Com relação à concessão da medida de saída compulsória em questão, marque a opção correta:
		
	 
	A concessão da medida é ilegal, já que Pablo é casado com brasileira e mesmo não sendo ela dependente dele economicamente, vivem juntos há um ano e este fato impede a expulsão de Pablo.
	 
	A medida, embora de natureza política, não deveria ter sido concedida, já que houve ilegalidade no procedimento previsto na legislação competente, que prevê que no caso de prática do crime de tráfico de entorpecentes que o inquérito será sumário e todos os prazos reduzidos à metade, o que não foi respeitado no caso.
	
	Pablo deveria ser preso e responder pelo crime de tráfico de entorpecentes na justiça brasileira e o Brasil não pode expulsá-lo antes que ele cumpra a pena a ele atribuída.A concessão da medida é legal, já que não houve comprovação de impedimentos legais à concessão da medida e manifestada pelo Ministro de Justiça, ao fim do inquérito, a oportunidade e conveniência política para sua efetivação.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201401974191)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(IX EXAME UNIFICADO OAB) Considere como se fosse verdadeira a seguinte narrativa: foi constatado este ano que na Penitenciária Anhanguera os presos estão sofrendo diversas formas de maus tratos ¿ incluindo violência física. Você foi procurado por um grupo de familiares que lhe disse ter boas razões para achar que medidas judiciais no Brasil podem ser inócuas no prazo desejado e, por isso, consultaram-no sobre a possibilidade de submeter o caso à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH). Considerando as regras de funcionamento desta Comissão, você deve informá-los de que
		
	 
	a CIDH pode receber a denúncia e, se considerar que há situação de gravidade e urgência, pode instaurar de ofício um procedimento no qual pode solicitar que um estado adote medidas cautelares de natureza coletiva para evitar danos irreparáveis às pessoas.
	
	a CIDH pode receber a denúncia mas apenas se forem feitas petições individualizadas, relatando a violação sofrida por cada uma das vítimas e relacionando-as com os direitos previstos na Convenção Americana.
	
	a CIDH pode receber a denúncia e, se considerar que há situação de gravidade e urgência, pode encaminhar diretamente o caso à Corte Interamericana de Justiça que poderá ordenar a medida provisória que julgar necessária à cessação da violação.
	
	a CIDH não é competente para receber esta denúncia uma vez que a violação de normas jurídicas, tal qual a Convenção Interamericana para Prevenir e Punir a Tortura (ratificada pelo Brasil em 1989), deve ser julgada diretamente pela Corte Interamericana de Justiça.
	1a Questão (Ref.:201401414253)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Tratado é um acordo internacional escrito celebrado entre dois ou mais Estados ou outros sujeitos LOGO O Green Peace e a Cruz Vermelha são pessoas jurídicas de Direito Internacional Público que detém capacidade para a assinatura de Tratados
		
	
	A primeira e a segunda assertivas estão erradas.
	 
	A primeira assertiva está correta e a segunda errada.
	
	A primeira e a segunda assertivas estão corretas.
	
	A segunda está correta e a primeira está errada.
	
	A segunda assertiva está correta.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201401416720)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	OAB/MG-2004- NÃO É SUJEITO DE DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO, MARCANDO COM V OU F
		
	 
	A) A SANTA SÉ;
	 
	B) O ESTADO SOBERANO
	 
	D) A EMPRESA PÚBLICA
	 
	C) A ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL;
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201401416667)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(CESPE/ AGU/ NOV/ 2002) Acerca das fontes do direito internacional público (DIP), julgue os seguintes itens.
		
	 
	O Estatuto da Corte Internacional de Justiça, ao indicar as fontes do DIP que um tribunal irá aplicar para resolver um caso concreto, concede posição mais elevada para as normas convencionais, que devem prevalecer sempre sobre todas as outras.
	 
	A parte que invoca um costume tem de demonstrar que ele está de acordo com a prática constante e uniforme seguida pelos Estados em questão.
	 
	Constituem funções da doutrina o fornecimento da prova do conteúdo do direito e a influência no seu desenvolvimento.
	 
	Os precedentes judiciais são vinculativos tão-somente para as partes em um litígio e em relação ao caso concreto, não tendo, assim, obrigatoriedade em DIP.
	 
	Ainda hoje, o rol das fontes indicado no Estatuto da Corte Internacional de Justiça é taxativo.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201401414256)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os insurgentes, como movimento armado de uma população, mesmo exercendo poderes similares ao do Estado, não pode ser reconhecido como tal para fins de direito LOGO os insurgentes não são jamais considerados pessoa de direito internaciional.
		
	 
	Ambas as alternativas são falsas.
	
	Ambas as alternativas são verdadeiras.
	
	A primeira alternativa está correta.
	
	Apenas a primeira alternativa está correta.
	
	A segunda alternativa está correta.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201401414158)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Marque a resposta abaixo que não corresponde a uma fonte do Direito Internacional Público prevista pelo artigo 38 do Estatuto da Corte Internacional de Justiça:
		
	
	Tratados e Convenções Internacionais
	 
	Os atos unilaterais
	
	A Doutrina e Jurisprudência
	
	O Costume Internacional
	
	Os Princípios Gerais do Direito
	1a Questão (Ref.:201401892920)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em julho de 2013, o ajudante de pedreiro ¿X¿, após ter sido detido por policiais militares e conduzido da porta de sua casa em direção à delegacia, desapareceu. Há um amplo debate em torno do caso e, dentre outros aspectos, discute esse caso uma hipótese de Desaparecimento forçado. Sabendo que o Brasil ratificou, em 2010, a Convenção Internacional Para a Proteção de Todas as Pessoas contra o Desaparecimento Forçado, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Entende-se por desaparecimento forçado a prisão, a detenção, o sequestro ou qualquer outra forma de privação de liberdade por agentes do Estado ou por pessoas ou grupos de pessoas agindo com a autorização, o apoio ou o consentimento do Estado, colocando fora do âmbito de proteção da lei.
	 
	Entende-se por desaparecimento forçado a prisão, a detenção, o sequestro ou qualquer outra forma de privação de liberdade por agentes, pessoas ou grupos de pessoas agindo com a autorização, o apoio ou o consentimento do Estado, seguida da recusa em reconhecer a privação de liberdade ou do encobrimento do destino ou do paradeiro da pessoa desaparecida, colocando-a assim, fora do âmbito de proteção da lei.
	
	N.R.A
	
	Entende-se por desaparecimento forçado a privação da liberdade promovida por particulares no exercício de uma coação irresistível, seguida da recusa em reconhecer a privação de liberdade ou do encobrimento do destino ou do paradeiro da pessoa desaparecida, colocando fora do âmbito de proteção da lei.
	
	Entende-se por desaparecimento forçado o sequestro de um cidadão praticado por agentes das forças armadas do Estado, seguido da recusa em reconhecer a privação de liberdade ou do encobrimento do destino ou do paradeiro da pessoa desaparecida, colocando fora do âmbito de proteção da lei.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201401416691)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(CESPE/ TRT5/ JUIZ/ 2006) 77) O STF, ao julgar a aplicabilidade de tratados celebrados pelo Brasil no âmbito do MERCOSUL, decidiu pela inconstitucionalidade da recepção plena e automática das normas de direito internacional, mesmo daquelas que, elaboradas no contexto da integração regional, representam a expressão de um direito comunitário. Segundo o entendimento exposto na decisão, é necessário que a norma internacional seja transposta para a ordem jurídica nacional de acordo com os instrumentos constitucionais que consagram a sua recepção. A decisão do STF acima mencionada consagra o :
		
	
	c)Dualismo
	
	b) monismo internacionalista.
	
	e) Preceito da jurisdição una
	 
	d) Monismo nacionalista
	
	A ) princípio da coordenação.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201401829385)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quais são os elementos que caracterizam os Estados modernos como sujeitos de direito internacional:
		
	
	Deve ter uma Constituição escrita.
	 
	População, território e soberania.
	
	Governo, forças armadas e território.
	
	Deve ser membro da Organização das Nações Unidas.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201401974301)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(X EXAME UNIFICADO OAB) A respeito da autorizaçãode trabalho a estrangeiro com vínculo empregatício no Brasil, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Trata‐se de ato administrativo de competência do Ministério da Educação, que dispensa a autorização para o estrangeiro que haja concluído curso de pós‐graduação stricto sensu no Brasil ou tiver seu diploma estrangeiro revalidado.
	 
	Trata‐se de ato administrativo de competência do Ministério do Trabalho, para efeito de requerimento de visto permanente e/ou temporário, a estrangeiros que desejem trabalhar no Brasil.
	
	O empregador deve se comprometer com o treinamento profissional, mas não é necessário haver correlação entre a atividade que o estrangeiro exercerá e sua qualificação/experiência anterior.
	
	O empregador que pretender importar mão de obra deverá manter pelo menos metade das vagas da empresa ocupadas por brasileiros, que também devem responder por, pelo menos, metade da folha de salários.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201401974646)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Constitui objetivo da Organização Mundial do Comércio
		
	
	facilitar o empréstimo monetário internacional.
	
	fornecer recursos monetários para incentivar o desenvolvimento econômico.
	 
	solucionar controvérsias sobre tarifas do comércio internacional.
	
	permitir a criação de zonas francas de comércio.
	1a Questão (Ref.:201401414987)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	VII Exame de Ordem Unificado
A população do Quilombo da Cachoeira e da Pedreira é surpreendida com o lançamento do Centro de Lançamento de Foguetes da Cachoeira e da Pedreira¿ e pelo consequente processo de desapropriação do local de moradia das populações tradicionais. Os quilombolas procuram o Governo Federal, que se recusa em conferir os títulos de propriedade definitiva para a comunidade. Segundo o Sistema Interamericano de Direitos Humanos, é correto afirmar:
		
	
	Como o caso versa sobre discriminação racial, a população do Quilombo da Cachoeira e da Pedreira deverá estar representada por uma entidade nãogovernamental que seja reconhecida em um ou mais Estados‐membros da Organização dos Estados Americanos, e que inclua em suas finalidades institucionais o combate ao racismo, para apresentar à Comissão Interamericana de Direitos Humanos a petição que contém denúncia ou queixa de violação da Convenção Americana de Direitos Humanos por um Estado‐parte.
	 
	Como a questão versa, também, sobre a proteção da família, a população do Quilombo da Cachoeira e da Pedreira poderá protocolar, diretamente por seus indivíduos ou representada por uma entidade nãogovernamental que seja reconhecida em um ou mais Estados‐membros da Organização dos Estados Americanos, a petição que contém denúncia ou queixa de violação da Convenção Americana de Direitos Humanos por um Estado‐parte à Comissão Interamericana de Direitos Humanos.
	
	Como a questão versa sobre propriedade privada, questão não abordada pelo Pacto de São José da Costa Rica, a população do Quilombo da Cachoeira e da Pedreira terá sua petição inadmitida pela falta de cumprimento do requisito previsto na Convenção Americana de Direitos Humanos.
	
	Como o caso em tela versa sobre o direito do Estado sobre o seu território, a Soberania do Estado prevalece, e a população do Quilombo da Cachoeira e da Pedreira terá sua petição inadmitida pela falta de cumprimento do requisito previsto na Convenção Americana de Direitos Humanos.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201401414168)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Se os agentes consulares são funcionários públicos enviados pelo Estado com a missão de proteger seus interesses e os de seus nacionais LOGO os agentes diplomáticos são aquelas pessoas que realmente representam o próprio Estado em território estrangeiro.
		
	
	Ambas as assertivas estão erradas.
	
	A primeira assertiva está correta.
	
	Apenas a segunda assertiva está correta.
	
	Apenas a primeira assertiva está correta.
	 
	Ambas as assertivas estão corretas.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201401863989)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	EM RELAÇÃO ÀS AFIRMATIVAS SEGUINTES, MARQUE O GABARITO CORRETO: I - Tratado significa um acordo internacional concluído por escrito ou oralmente entre Estados e regido pelo Direito Internacional, quer conste de um instrumento único, quer de dois ou mais instrumentos conexos, qualquer que seja sua denominação específica. II - Ratificação, aceitação, aprovação e adesão significam, conforme o caso, o ato internacional assim denominado pelo qual um Estado estabelece no plano internacional o seu consentimento em obrigar-se por um tratado. III - Plenos poderes significa um documento expedido pela autoridade competente de um Estado e pelo qual são designadas uma ou várias pessoas para representar o Estado na negociação, adoção ou autenticação do texto de um tratado, para manifestar o consentimento do Estado em obrigar-se por um tratado ou para praticar qualquer outro ato relativo a um tratado. IV - Reserva significa uma declaração unilateral, qualquer que seja a sua redação ou denominação, feita por um Estado ao assinar, ratificar, aceitar ou aprovar um tratado, ou a ele aderir, com o objetivo de excluir ou modificar o efeito jurídico de certas disposições do tratado em sua aplicação a esse Estado.
		
	
	Somente as afirmativas I e II são corretas.
	
	As afirmativas I e III são falsas.
	
	Todas as afirmativas são incorretas.
	 
	As afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
	
	Todas as afirmativas são corretas.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201401416564)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(CESPE/ CÂMARA FEDERAL/ ÁREA 18/ 2002) Julgue os itens abaixo, relativos aos tratados internacionais.
		
	 
	Em regra, os tratados internacionais começam a vigorar no ordenamento jurídico interno brasileiro com o início da vigência dos decretos que os promulgarem.
	 
	No Brasil, segundo jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, os tratados internacionais e as leis internas infraconstitucionais estão no mesmo nível hierárquico
	 
	Tendo em vista que o poder competente para realizar a ratificação é definido livremente pelo direito interno de cada Estado, no Brasil a ratificação é de competência do Congresso Nacional, que a realiza por meio de decreto legislativo.
	 
	Considerando que o consentimento mútuo constitui condição de validade dos tratados internacionais, terá plena validade o tratado que, no momento de sua conclusão, conflite com norma imperativa de direito internacional geral, de conformidade com o que estabelece a Convenção de Viena sobre o Direito dos Tratados.
	 
	Não é juridicamente possível a exclusão, do âmbito de aplicação territorial de tratado internacional, de parte do território de um ou de ambos os Estados pactuantes.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201401974736)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O estrangeiro, nos termos do Estatuto do Estrangeiro (Lei Federal nº 6.815/80), que ingressar de forma irregular no domínio territorial brasileiro e dele não se retirar voluntariamente no prazo que lhe for concedido pelo Poder Executivo Federal (Ministério da Justiça- Departamento de Polícia Federal) é passível de ser:
		
	
	extraditado.
	
	banido.
	
	expulso.
	 
	deportado.
	1a Questão (Ref.:201401892935)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Na hipótese de inadimplência do Estado Brasileiro, condenado ao pagamento de quantia certa pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, deverá o interessado:
		
	
	pedir que os autos do processo sejam encaminhados ao Conselho de Segurança da ONU para a imposição desanções internacionais.
	 
	executá-la perante a Justiça Federal pelo processo interno vigente para a execução de sentenças contra o Estado.
	
	reivindicar pelo processo vigente no país, porque as sentenças proferidas pela Corte Interamericana de Direitos Humanos são desprovidas de executoriedade.
	
	N.R.A
	
	postular perante a Corte aintimação do Estado brasileiro para efetuar o pagamento em vinte e quatro horas ou nomear bens à penhora.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201401892301)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	IX EXAME DE ORDEM UNIFICADO A Resolução 96 (I), de 11 de dezembro de 1946, da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas declarou que o genocídio é um crime contra o Direito Internacional. Nesse passo, a Convenção para a Prevenção e Repressão do Crime de Genocídio afirmou que:
		
	
	as partes contratantes da Convenção confirmam que o genocídio configura crime contra o Direito Internacional, exceto se cometido em tempo de guerra.
	
	o genocídio é entendido como o assassinato de membros de um grupo nacional, étnico, racial ou religioso, com a intenção de destruí-lo no todo, não se entendendo como tal, dano grave à saúde do grupo.
	
	Nenhuma das respostas acima.
	 
	a transferência forçada de menores de um grupo religioso para outro grupo religioso, cometida com a intenção de destruir aquele, considera-se genocídio.
	
	os atos tentados ou consumados, bem como a cumplicidade para cometer genocídio, serão punidos, mas a incitação ao cometimento de genocídio, ainda que direta e pública, não será punida.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201401416391)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	1.(CESPE/ AGU/ NOV/ 2002) Tendo em vista o entendimento do direito internacional, bem como a prática brasileira acerca de tratados internacionais, julgue os itens subseqüentes.
		
	 
	Salvo afronta a regra de direito interno de importância fundamental sobre competência para concluir tratado, uma parte não pode invocar disposições de seu direito interno para justificar o descumprimento de um tratado.
	 
	Tratado internacional é um acordo celebrado por escrito entre sujeitos de direito internacional que produz efeito jurídico, qualquer que seja sua denominação particular.
	 
	O Congresso Nacional brasileiro resolve definitivamente sobre tratados internacionais ao ratificá-los no plano externo.
	 
	No Brasil, as convenções internacionais do trabalho, uma vez incorporadas ao ordenamento jurídico nacional, têm força de lei ordinária.
	 
	Na ausência de preceito constitucional claro, o STF firmou entendimento de que os tratados internacionais de direitos humanos estão acima da Constituição da República.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201401829384)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Pela doutrina tradicional, qual dos entes abaixo NÃO é considerado sujeito de direito internacional:
		
	 
	Empresas Multinacionais
	
	Santa Sé
	
	Estados
	
	Organizações Internacionais
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201401999790)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	John e Nick, estrangeiros, vieram para o Brasil com visto de estudante para permanência por 24 meses. Doze meses após seu ingresso no território brasileiro, John e Nick se entregaram à mendicância. Nessa hipótese, a medida compulsória mais adequada a ser aplicada a John e Nick, de acordo com o Estatuto do Estrangeiro é:
		
	
	Prisão
	 
	Extradição
	
	Deportação
	
	Naturalização
	 
	Expulsão

Continue navegando