Buscar

Atv 2 Disciplina analise de sistemas orientado a objetos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Semana 2 – Introdução a Requisitos e Stakeholders Atividade Avaliativa II – Questionário 2 
1. Conceitue com suas palavras a disciplina de Engenharia de Requisitos.
Engenharia de requisitos é uma área da engenharia de software, muito importante para a fase de análise a qual é feito um levantamento de dados, das descrições, características, objetivos, e requisitos de um software, onde esses dados devem ser coletados documentados, analisados e gerenciados, na fase inicial de um projeto.
2. Cite 3 objetivos da Engenharia de Requisitos e comente acerca dos mesmos, segundo o material e as videoaulas. 
• conhecer os requisitos relevantes, 
• estabelecer um consenso entre os interessados a respeito de tais requisitos, 
• documentar os requisitos de acordo com determinados padrões
Com esses e outros objetivos aplicados, e a devida e correta aplicação da engenharia de requisitos reduz as chances de falhas nos projetos de software, os requisitos de Prazos de Entrega, atendimento às Expectativas e Necessidades e Custos são os fatores que mais influenciam a qualidade da entrega de projetos. Cerca de 60% dos erros em projetos de desenvolvimento de software tem a origem na engenharia de requisitos.
3. O que são Requisitos de Software? Tente elaborar ao menos 2 requisitos. São as descrições dos serviços que devem ser fornecidos por esse sistema e as suas restrições operacionais, uma característica do sistema ou a descrição de algo que o sistema é capaz de realizar para atingir seus objetivos. Por fim, um requisito é alguma coisa que o produto tem de fazer ou uma qualidade que ele precisa apresentar. Ex. “O sistema deve utilizar os dados obtidos a partir dos sensores e interpretá-los para realizar a navegação”, “o sistema deve permitir o cadastro dos fornecedores da loja”.
4. O que são os Requisitos Funcionais? São declarações de serviços que o sistema deve prover, descrevendo o que o sistema deve fazer. Um requisito funcional descreve uma interação entre o sistema e o ambiente, podendo descrever, ainda, como o sistema deve reagir a entradas específicas, como o sistema deve se comportar em situações específicas e que o sistema não deve fazer.
5. O que são os Requisito Não Funcionais? Eles descrevem restrições sobre os serviços ou funções oferecidas pelo sistema, as quais limitam as opções para criar uma solução para o problema. Neste sentido, os requisitos não funcionais são muito importantes para a fase de projeto (design), servindo como base para a tomada de decisões nessa fase.
6. Conceitue com suas palavras o termo Stakeholder? 
Stakeholder→Significa parte interessada. 
É um grupo de pessoas, ou somente uma pessoa que tem interesse em um projeto, podendo ou não ter feito investimento neles, e que possuem conhecimento sobre o assunto do projeto.
7. Qual a importância dos Stakeholders no Processo de Desenvolvimento de Software? Influenciam negativamente ou positivamente, podendo ajudar ou atrapalhar o andamento do projeto, de acordo com o grau de influência, ex. Note que um Stakeholders com alta influência e a favor do projeto, atuam como aceleradores, enquanto os com alta influência e interesses contrários ao projeto atuam como bloqueadores.
8. Analise dois Stakeholders, Stake1 e Stake2. Stake1 possui Alta Influência é um entusiasta do projeto que você está coordenando. Stake2 é Contra, porém possui Pouca Influência. Faça uma análise sobre a possibilidade de sucesso do projeto. 
Stake 1 →É um aliado do projeto, possui alta influência nos negócios.
Stake 2 → É um desacelerador, possui pouca influência.
	Stakeholder
	Positivas
	Negativas
	gr.poder
	gr.interesse
	Atitude
	Stake1
	Conhecimento, Dedicação
	Pressão 
	10
	10
	Monitorar
	Stake 2
	É organizado dentro da empresa
	Disputas internas, e tentativa de sabotagem
	2
	4
	Manter
informado
O projeto tem de tudo a dar certo, é só manter-se em alerta com Stake 1, como sabemos o nível de interesse e a influência de cada um. É necessário identificar como cada interessado pode ajudar e atrapalhar o andamento do projeto, ou seja, se exercerão influências positivas ou negativas. Por fim, é necessário quantificar os graus de poder/influência e interesse de cada interessado. Isso pode ser subjetivo, quando obtido a partir do levantamento do comportamento passado ou mais objetivo quando através de um modelo probabilístico.
Obs.: Baixe o arquivo, responda e envie pela plataforma no prazo adequado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando