Buscar

MERIDIANO DO CORAÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MERIDIANO DO CORAÇÃO
Thalita Cantanhede
	O coração é um órgão oco que funciona como uma bomba propulsora contrátil, órgão muscular que apresenta 4 cavidades: 2 átrios ou aurículas (direito e esquerdo) e 2 ventrículos (direito e esquerdo). Recebe e bombeia o sangue para todo o nosso corpo.
	Para a MTC o coração faz tudo isso, porém vai mais além que a anatomia e fisiologia, ele também abriga a Shen Mente, Consciência ou Espírito, que é dependente do Chi e do sangue para estar bem.
	O meridiano ou canal energético do Coração apresenta 09 pontos bilaterais em nosso corpo, começa no oco axilar, passa pela face interna do braço, segue pelo antebraço, cruza o punho por sua parte mais interna e vai terminar na extremidade medial do dedo mínimo.
	
	É um meridiano de polaridade Yin, tem como meridiano acoplado o Intestino Delgado, pertence ao elemento Fogo. O horário de maior atuação segundo o relógio cósmico da MTC seria das 11 h às 13 h. Fato curioso é que este é o horário de maior incidência de Infarto.
O meridiano age sobre o órgão, a circulação sanguínea, a temperatura do corpo e também sobre o psiquismo. Se estamos eufóricos, hiper-exitados, sisudos ou fechados, é como se os movimentos cardíacos normais estivessem “desregulados”.
Sintomas de alterações energéticas do Coração:
* Sintomas de Excesso de Chi – rosto avermelhado, dores no coração, dores na face interna do braço, superexcitação, insônia.
* Sintomas de Deficiência de Chi – rosto pálido, depressão, angústia e membros frios.
Funções do Coração
Meridiano do Coração - Xin
Governar o Sangue - Xue (1);
Controlar os Vasos Sanguíneos - Xue Mai (2);
Manifestar-se na compleição;
Abrigar a Mente - Shen (3);
Abrir-se na língua e
Controlar a sudorese
Governar o Sangue – Xue: O Xin transforma o Qi (4) dos alimentos em sangue e também como bomba, proporciona a circulação sanguínea, tal qual na Medicina Ocidental.
Controlar os Vasos Sanguíneos - Xue Mai: A integridade dos vasos dependem do Qi do Coração e do sangue. Um coração forte proporcionará uma boa circulação, assim como um pulso cheio e regular. Em caso contrário, um coração fraco, resulta em problemas circulatórios.
Manifestar-se na compleição: Como sangue irriga e nutre o nosso corpo, o seu bom ou mau funcionamento reflete na aparência física. Uma boa circulação sanguínea favorece a nutrição adequada dos tecidos e assim reflete numa pele rosada e lustrosa; a circulação deficiente provoca palidez; a estagnação resulta numa coloração púrpuro-azulada, condizente com sangue rico em CO₂; e se houver excesso de calor a pessoa terá uma feição avermelhada.
Abrigar a Mente: Segundo a MTC, o funcionamento do Xin e do Xue afetam as atividades mentais, as emoções, a consciência, a memória, o pensamento e o sono, pois o Coração é a residência da Mente.
Abrir-se na língua: A coloração da língua, principalmente da ponta (5), reflete a qualidade e a circulação do sangue, assim como o paladar, pois uma língua bem nutrida distingue os cinco paladares (6).
Controlar a sudorese: A sudorese é resultante do excesso de fluidos corpóreos (Jin Ye) que ocupam o interstício celular. Quando há deficiência de Qi do sangue, este é menos espesso, que implica em transferência da água por osmose para fora dos vasos sanguíneos, aumentando o Jin Ye e como consequência o aumento da sudorese, a qual indica deficiência de Xue que deve ser tratada. Em caso contrário, um sangue muito espesso, absorve Jin Ye, inibindo a sudorese. Então, um bom funcionamento do Xin, proporciona um Xue saudável, com liberação de Jin Ye equilibrada.
	O funcionamento e equilíbrio das funções do Coração atuam de forma interdependente com os outros órgãos. Um Fígado forte e em excesso pode enfraquecer um Coração, assim como O Xin atua diretamente nas funções do Baço. Para um tratamento adequado e efetivo é imprescindível que se considere todos os órgãos, em um diagnóstico.
OBRIGADA!!!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais