Buscar

ativ 2

Prévia do material em texto

Revisar envio do teste: ATIVIDADE AVALIATIVA 2
 
	Usuário
	KELLEN HOFFMANN DE SOUZA
	Curso
	ED0003 DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL EAD2019 (ON) - 201910.123240.08
	Teste
	ATIVIDADE 2
	Iniciado
	10/03/19 18:31
	Enviado
	13/03/19 15:39
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	1,8 em 2 pontos  
	Tempo decorrido
	69 horas, 8 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
Pergunta 1
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Sobre a desigualdade, a exclusão social e suas consequências, leia o texto abaixo: 
 Dois temas pendentes da história brasileira continuam fortemente presentes em nossas inquietações sociais e políticas. O tema da escravidão e o seu tema residual, o da posse da terra. São temas inter-relacionados, relativos às duas grandes questões nacionais, situados em polos cronologicamente opostos: a questão do trabalho libre e a questão agrária (p. 11). 
Fonte: MARTINS, J. S. Reforma agrária: o impossível diálogo. 
Considerando o que estudou na disciplina, principalmente sobre a propriedade agrária, analise as asserções abaixo e assinale a alternativa correta: 
 I. Não se pode pensar em uma reforma agrária que parta da questão política sem vislumbrar a questão social, isto é, não é possível criar políticas de posse e socialização da terra sem levar em conta as diferenças sociais entre as diversas regiões do país, entre as diversas representações culturais e, principalmente, entre as diferenças econômicas das regiões. 
II. A reforma agrária, mais do que uma socialização da posse de terra, deve ser entendida a partir das questões sociais da dominação capitalista também no campo. 
III. A reforma agrária deve ser entendida como a restituição da dignidade do campesino, que desenvolve o seu modo de vida a partir do trato com a terra. 
  Está correto o que se afirma em: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
 I, II e III. 
	Resposta Correta:
	e. 
 I, II e III. 
	Feedback da resposta:
	Você acertou!
	
	
	
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Leia o texto abaixo: 
 Em meio à globalização econômica e à política neoliberal, a nova ordem internacional passou a ter como grandes marcas a dinamização produtiva e uma cada vez mais profunda desigualdade socioeconômica. De um lado, liderando o capitalismo, estavam principalmente os países dos três principais blocos econômicos (Nafta, União Européia e bloco do Pacífico), realizando mais de 60% de todas as trocas comerciais do planeta. De outro, o mundo pobre, composto por países que, em geral, estão situados no hemisfério sul, vivendo um rápido agravamento dos índices socioeconômicos, produzindo um quadro social alarmante(p. 470).    
Fonte: VICENTINO, C. História Geral. São Paulo: Scipione, 1997.    
 Considerando o que estudou na disciplina, analise as asserções abaixo sobre a questão social frente à distribuição de renda, analise as asserções abaixo e assinale a alternativa correta: 
I. A lógica político-econômica do neoliberalismo pode ser considerada hegemônica dentre os países capitalistas. 
 POIS 
II. A sociedade não é homogênea, uma vez que nem todos estão na mesma condição de disputa social pela aquisição de bens de consumo e serviços. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II relaciona-se com a I.    
 
 
	Resposta Correta:
	b. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II relaciona-se com a I.    
 
 
	Feedback da resposta:
	Você acertou!
	
	
	
Pergunta 3
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Leia, abaixo, um trecho de um artigo que reflete sobre a teoria de Pierre Bourdieu, um autor contemporâneo que reflete sobre o papel das instituições na reprodução social e atualiza os autores clássicos da sociologia.  
“Observa-se como fato o ritmo das mudanças tecnológicas, o questionamento das instâncias de referências e as transformações na construção das experiências individuais. As influências antigamente generalizadas de agentes solidamente constituídos, como a tradição (nos papéis da família e da escola), passam aos poucos a ser fragmentadas e dispersas.  O caráter transitório das relações, dos papéis e das instituições sociais pode deixar espaço para uma liberdade de ação dos indivíduos. No entanto, ao mesmo tempo que confere maior margem de escolhas, maior flexibilidade nas relações, mais referências identitárias, acrescenta, simultaneamente, mais insegurança, mais riscos e mais responsabilidade. Nesse sentido, seria pertinente perguntar: em que medida os indivíduos estariam sendo atingidos por esses novos condicionamentos?” 
SETTON, M. G. J. A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea. Revista Brasileira de Educação. Maio/Jun/Jul/Ago, 2002, n. 20, p.67-68. 
Após a leitura do trecho acima e, tendo como base o que estudou nas últimas unidades, avalie as afirmações abaixo. 
I. Após o século XIX, principalmente devido à consolidação de uma sociedade capitalista burguesa, as instituições tradicionais passaram por profundas transformações.  
II. É possível definir instituição como uma estrutura social que sintetiza e estabelece a reprodução de um conjunto de valores e normas compartilhados. As instituições não são estáticas: passam por constante transformação ao longo do tempo.  
III. Émile Durkheim afirma que as instituições nos comandam e nos constrangem e nós, mesmo assim, não apenas as queremos como percebemos vantagens no próprio constrangimento.  
IV. Segundo o trecho do texto acima, a partir do século XX, os indivíduos são atingidos por muitas transformações tecnológicas e por diversas referências, o que faz com que as instituições tradicionais deixem de fazer sentido. 
Estão corretas as afirmações: 
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
I, II e III, apenas.  
	Resposta Correta:
	a. 
I, II e III, apenas.  
	Feedback da resposta:
	
Você acertou! As instituições são estruturas sociais que conduzem a reprodução social, mas estão, ao mesmo tempo, em constante transformação. O trecho do artigo exposto na questão reflete sobre as transformações contemporâneas das instâncias tradicionais. 
 
	
	
	
Pergunta 4
0 em 0,2 pontos
	
	
	
	Carvalho (2005) ao analisar o relato de um escritor gaúcho da década de 1930 sobre o caráter étnico da população regional, nos dá o seguinte vislumbre:
“o autor estava se referindo ao decréscimo relativo da população de indígenas, mestiços e negros, revelado pela comparação entre os censos de 1872 e 1890. Esta visão racista era comum em toda parte. Um artigo em favor da imigração europeia publicado no periódico Aurora da Serra, de Cruz Alta, em 1886, também não esconde o racismo na argumentação em favor dos alemães e italianos do norte (...).”
CARVALHO, H. M. de. O campesinato no século XXI: possibilidade e condicionantes do campesinato no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2005. p. 83.
Tendo como apoio a citação acima e o texto base da disciplina, assinale a alternativa que melhor expresse a condição das minorias no processo de posse e utilização da terra no país.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e.
Ao longo da história do Brasil, a discriminação contra negros e indígenas sempre foi velada e implícita nas organizações sociais. Esse quadro só veio mudar após o fim do período colonial e início da República, quando esses grupos raciais tiveram os mesmos direitos da chamada “elite branca”.
	Resposta Correta:
	d.
No processo de apropriação e utilização das terras produtivas no Brasil, e em sua organização social a partir desse processo, os negros e os indígenas foram discriminados como raças inferiores, sendo por isso utilizados de maneira forçada no trabalho. Tal quadro perpetuou-se em segregação social e impossibilidade de posse de terras por parte dessas minorias.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta!
	
	
	
Pergunta 5
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Assinale a alternativa que informacorretamente alguns pressupostos do “Estado de bem-estar social”. 
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d.
O chamado “Estado de bem-estar social” atende os indivíduos em situação de risco social através de políticas públicas assistenciais, em todas as áreas. 
	Resposta Correta:
	d.
O chamado “Estado de bem-estar social” atende os indivíduos em situação de risco social através de políticas públicas assistenciais, em todas as áreas. 
	Feedback da resposta:
	Você acertou!
	
	
	
Pergunta 6
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Leia as afirmações a seguir, avalie a validade das mesmas e suas relações de causalidade. 
 
I. A globalização é um fenômeno essencialmente econômico, interferindo no quadro financeiro dos grandes centros urbanos, sem transformar a organização social. 
PORQUE 
II. A globalização se vincula apenas ao processo produtivo e não gera influências no processo ideológico-cultural.  
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
As asserções I e II são proposições falsas.  
	Resposta Correta:
	c. 
As asserções I e II são proposições falsas.  
	Feedback da resposta:
	Você acertou!
	
	
	
Pergunta 7
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	 Leia as afirmações abaixo.
 
I.A inovação tecnológica reflete na realidade político-econômica, sobretudo na questão social do desemprego. 
II. As grandes multinacionais buscam estabelecer sua produção em países onde a mão-de-obra é mais barata e o escoamento de mercadorias é mais fácil. A produção da riqueza é, no entanto, direcionada aos países onde as sedes estão instaladas.  
III. As grandes multinacionais, ao adquirirem tecnologia mais autônoma, aumentam seus quadros de funcionários. 
IV. O cenário atual de competitividade entre as empresas e o excesso de mão-de-obra acabam gerando subempregos.  
Está correto o que se afirma apenas em: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
I, II e IV. 
	Resposta Correta:
	a. 
I, II e IV. 
	Feedback da resposta:
	Você acertou!
	
	
	
Pergunta 8
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	A respeito do liberalismo econômico e do neoliberalismo, leia as afirmações a seguir e avalie se estão corretas.  
I. Segundo Adam Smith, o principal autor da teoria do liberalismo econômico, defendia que o Estado não deve interferir nas relações econômicas, há, segundo ele, uma espécie de “mão invisível” que regula o mercado. 
II. O liberalismo econômico se tornou a principal teoria que deu base ao capitalismo industrial. 
III. O neoliberalismo, derivado do liberalismo clássico, se tornou o pensamento político-econômico hegemônico do mundo globalizado.  
IV. O neoliberalismo defende o Estado mínimo, que limita o investimento do Estado em políticas públicas. 
Estão corretas as afirmações: 
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
I, II, III e IV.  
	Resposta Correta:
	b. 
I, II, III e IV.  
	Feedback da resposta:
	Você acertou! Você compreendeu bem os conceitos de liberalismo econômico e do neoliberalismo.  
	
	
	
Pergunta 9
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir.
“Seja onde for, e seja qual for, a grande exploração de tipo comercial (como é o caso de todos os principais setores da agropecuária brasileira) tende, quando a conjuntura lhe é favorável, a se expandir e absorver o máximo de terras aproveitáveis, eliminado lavradores independentes, proprietários ou não, bem como suas culturas de subsistência.”
Fonte: PRADO JUNIOR, C. A questão agrária no Brasil. 4. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987. p. 31.
Diante da opinião de Prado Júnior sobre a questão agrária no Brasil é possível refletir sobre alguns problemas que caracterizam o desenvolvimento do processo de posse e utilização da terra e a forma como isso impacta a realidade dos pequenos produtores.
Tendo em vista essa citação e o texto base da disciplina, marque a alternativa que melhor expressa os principais problemas da questão agrária no Brasil.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d.
O processo de posse e utilização das terras produtivas no Brasil se deu de forma desigual desde o início da colonização. A lógica dessa ocupação sempre foi pautada pela busca da produção em larga escala, privilegiando os grandes produtores e tornando inviável a existência de pequenos produtores e a produção de subsistência.
	Resposta Correta:
	d.
O processo de posse e utilização das terras produtivas no Brasil se deu de forma desigual desde o início da colonização. A lógica dessa ocupação sempre foi pautada pela busca da produção em larga escala, privilegiando os grandes produtores e tornando inviável a existência de pequenos produtores e a produção de subsistência.
	Feedback da resposta:
	Você acertou!
	
	
	
Pergunta 10
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Leia as afirmações a seguir, avalie a validade das mesmas e suas relações de causalidade. 
 
I. As capitanias hereditárias reproduziram uma estrutura de poder social que teve como base resquícios feudais, cuja lógica era de dominação de poucos sobre muitos.  
PORQUE 
II. Elas não representam uma divisão igualitária das terras. Os mandatários das capitanias hereditárias eram indicados pela coroa de Portugal com a intenção de gerar riquezas para a metrópole.  
 
  
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.  
	Resposta Correta:
	a. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.  
	Feedback da resposta:
	Você acertou!
	
	
	
Quarta-feira, 13 de Março de 2019 15h46min11s BRT
 OK

Continue navegando