Prova de arquitetura de computadores Uniasselvi
7 pág.

Prova de arquitetura de computadores Uniasselvi


DisciplinaArquitetura de Computadores3.517 materiais27.836 seguidores
Pré-visualização3 páginas
Prova de arquitetura de computadores
1.	Atualmente, o computador é a ferramenta de trabalho essencial para a maioria das pessoas, sendo que a maioria das indústrias e comércios utilizam-no para manter seus negócios em atividade. Um dos componentes principais de um computador é o processador, que realiza cálculos e tomadas de decisões, isto é, processa as instruções passadas para ele através de softwares. Com relação ao processador, assinale a alternativa CORRETA:
\u2714\ufe0f a)	Um processador divide-se internamente em unidades menores: unidade de controle, memória cache, registradores e unidade aritmética e lógica.
 b)	Um processador divide-se internamente em unidades menores: unidade de controle e memória cache.
 c)	Um processador divide-se internamente em unidades menores: unidade de controle e unidade aritmética e lógica.
 d)	Um processador divide-se internamente em unidades menores: unidade de controle, memória cache e unidade aritmética e lógica.
2.	A soma binária é parecida com a soma decimal, com a qual já estamos acostumados. Da mesma forma, a subtração binária é parecida com a subtração decimal, porém as operações binárias utilizam apenas números binários (0 ou 1). Com relação a cálculos binários, analise a operação de subtração a seguir e classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O resultado do cálculo binário é 11001. 
( ) O resultado do cálculo binário é 1110. 
( ) O resultado do cálculo binário é 1110, pois houve duas vezes o empréstimo de 1. 
( ) O resultado do cálculo binário é 11001, pois houve três vezes o empréstimo de 1.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
imag_prova_questao.php?prpq_codi=49983677&prpq_prop=7032433
 a)	F - V - F - V.
\u2714\ufe0f b)	F - V - V - F.
 c)	V - F - V - F.
 d)	V - F - F - V.
3.	Genericamente, o sistema computacional atual possui a mesma arquitetura dos computadores da década de 1940, possuindo a entrada dos dados, o processamento dos dados e a saída dos dados já processados. Essa arquitetura é conhecida como Arquitetura de Von Neumann. Com relação a esta arquitetura básica de computadores, assinale a alternativa CORRETA que apresenta seus principais elementos:
 a)	CPU, memória, dispositivos de entrada e saída, além do CD-ROM.
\u2714\ufe0f b)	CPU, memória, dispositivos de entrada e saída, além dos barramentos.
 c)	Memória, disco rígido, dispositivos de entrada e saída, além dos barramentos.
 d)	CPU, memória, dispositivos de entrada e saída, além do disco rígido.
4.	Os circuitos integrados executam suas funções com dados binários, os quais são representados pelos números zero (O) e um (1). Neste sentido, pode-se definir que um processador executa operações matemáticas, como soma, subtração, divisão e multiplicação, para realizar os mais variados processamentos. A soma de dois números binários é realizada de maneira semelhante à soma de dois números decimais. Referente à adição de números binários, analise as afirmativas a seguir:
I- A soma "0 + 0" resulta o valor "1".
II- A soma "0 + 1" resulta o valor "1".
III- A soma "1 + 0" resulta o valor "1".
IV- A soma "1 + 1 + 1" resulta o valor "0".
Assinale a alternativa CORRETA:
 a)	As afirmativas I e III estão corretas.
 b)	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
 c)	As afirmativas I e II estão corretas.
\u2714\ufe0f d)	As afirmativas II e III estão corretas.
5.	Ao digitar um texto no computador, é possível facilmente identificar que o computador é composto por um conjunto de partes ou componentes eletrônicos e eletromecânicos. Com relação aos componentes exclusivamente eletrônicos, assinale a alternativa CORRETA:
 a)	Chips e Hard Drivers.
\u2714\ufe0f b)	Memória e Processador.
 c)	Hard Drivers e Drivers de CD.
 d)	Processador e Hard Drivers.
6.	O processador realiza o principal trabalho do computador, que é o processamento dos dados. Para isto, é realizada a busca da instrução na memória, a qual é incluída na CPU. Então é executado o processamento das instruções e, por fim, enviado o resultado obtido para a memória principal. Sobre o funcionamento do processador, analise as afirmativas a seguir:
I- A memória é um dos dispositivos que serve para armazenar os dados e os programas que são executados durante o processamento.
II- A memória RAM é um tipo de memória principal, na qual o processador busca as instruções e os dados para processamento.
III- O disco rígido é um tipo de memória principal, utilizada pelo processador para viabilizar o processamento.
IV- A quantidade de bits que um processador pode gerenciar define a quantidade máxima de memória principal que poderá ser utilizada.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a)	As afirmativas III e IV estão corretas.
 b)	As afirmativas I e III estão corretas.
 c)	As afirmativas I, II e III estão corretas.
\u2714\ufe0f d)	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
7.	A tabela verdade pode ser descrita como uma tabela na qual são apresentadas todas as combinações binárias possíveis para as variáveis de entrada de um determinado sistema. Neste sentido, se tivermos três variáveis de entrada, teremos 8 combinações possíveis. Com relação às tabelas verdade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) O operador binário OU retorna o valor 0 se pelo menos uma das variáveis possuir valor 1. 
( ) O operador binário OU retorna o valor verdadeiro se pelo menos uma das variáveis tiver o valor 1.
( ) O operador binário E retorna o valor binário 1 somente se todos os valores forem 1.
( ) O operador binário NOT sempre inverte o valor da variável a qual ele está aplicado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)	V - V - F - V.
 b)	F - V - V - F.
 c)	V - F - V - F.
\u2714\ufe0f d)	F - V - V - V.
8.	Uma expressão lógica pode ser descrita como uma função matemática, cujos valores a serem processados são 0 e 1, assim como seu resultado. Em uma expressão binária, assim como em expressões matemáticas, os resultados dependem das entradas, isto é, dependendo dos valores utilizados para o cálculo, resultará um valor correspondente. Com relação a expressões matemáticas e binárias, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Qualquer resultado retornado por uma expressão binária será verdadeiro (oriundo do valor 0) ou falso (oriundo do valor 1). 
( ) As expressões binárias podem ter alguns operadores, como os operadores OU, E e NOT. 
( ) Para representar todas as combinações binárias possíveis das entradas, são utilizadas as tabelas verdade. 
( ) Para determinar a quantidade de combinações possíveis das entradas, numa tabela verdade, utiliza-se a potência da base 2 pelo número de entradas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)	V - V - F - V.
\u2714\ufe0f b)	F - V - V - V.
 c)	F - V - F - V.
 d)	V - F - V - F.
9.	As portas lógicas são circuitos digitais que operam sobre um ou mais sinais lógicos de entrada e geram somente uma saída, cujo valor pode ser 0 (zero) ou 1 (um). Essa saída depende da função lógica implementada pela porta. Determinada porta lógica tem a característica de resultar saída 0 (zero) caso pelo menos uma de suas 3 entradas esteja em nível 1 (um), e somente se todas as 3 entradas estiverem em nível lógico 0 (zero) a saída será 1 (um). Essa porta específica está representada na figura a seguir. Assinale a alternativa CORRETA que identifica essa porta lógica:
imag_prova_questao.php?prpq_codi=49983684&prpq_prop=7032433
\u2714\ufe0f a)	Porta lógica NOR de 3 entradas.
 b)	Porta lógica OR de 3 entradas.
 c)	Porta lógica NAND de 3 entradas.
 d)	Porta lógica AND de 3 entradas.
10.	Dentre os elementos que são essenciais para o correto funcionamento do computador, cita-se os barramentos. Um barramento pode ser entendido como um conjunto de linhas de comunicação pelo qual os dados trafegam, isto é, linhas condutoras de eletricidade que fazem com que os dados saiam da CPU e cheguem até os periféricos, e vice-versa. Acerca dos barramentos de um computador, analise as sentenças a seguir:
I- Um barramento,