Buscar

Simulado AV I Direito Processual Penal II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disc.: DIREITO PROCESSUAL PENAL II   
	Aluno(a): ADRIANA ALVES DE OLIVEIRA BRITO DA SILVA
	Matrícula: 201604015659
	Acertos: 2,0 de 2,0
	Início: 07/03/2019 (Finaliz.)
	
	
	1a Questão (Ref.:201604780103)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(MPU/MPDFT/Promotor de Justiça Adjunto) No conflito entre o direito à prova e a busca da verdade real, existem normas- dispositivo e normas-princípio que regulam a atividade das partes. A esse respeito, assinale a opção correta.
		
	 
	Já decidiu o STF que não deve haver anulação do processo em que se produziu prova ilícita, se outros elementos de convicção, por si mesmos, forem suficientes para respaldar a condenação do réu.
	
	Em virtude do princípio da proporcionalidade, é válida a apreensão, por mandado judicial, regularmente expedido pela autoridade judicial competente, do produto do crime de roubo, mesmo se, para a localização dessa res furtiva, a polícia tiver empregado tortura contra o suspeito.
	
	É ilegal a busca e apreensão, sem mandado judicial, realizada em automóvel conduzido por pessoa sobre quem pesem fundadas suspeitas de estar na posse de objetos que constituam corpo de delito.
	
	É ilícito o uso processual do conteúdo das gravações feitas por familiares das vítimas do crime de extorsão mediante sequestro, sem autorização judicial.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201605094644)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Salvo quando não for possível, por outro modo, obter-se ou integrar-se a prova do fato e de suas circunstancias, poderá(ao) recusar a obrigação de prestar depoimento:
		
	
	a) As pessoas que, em razão de seu ministério, devam guardar segredo.
	 
	c) O filho adotivo do acusado.
	
	b) Menor de 18 anos
	
	d) O cônjuge do ofendido.
	
	e) todas as anteriores estão corretas
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201604629240)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Analise as seguintes proposições a respeito das testemunhas no processo penal: I. Rafael, padre de uma paróquia na cidade de São Paulo, mantém contato, no exercício de sua atividade religiosa, com uma determinada pessoa que lhe conta com detalhes, em função da fé no confessionário, que presenciou um delito de homicídio na porta da sua casa, praticado contra um vizinho. Rafael poderá figurar como testemunha, mas está proibido de prestar depoimento em juízo, salvo se quiser e for desobrigado pela parte interessada. II. O Presidente do Superior Tribunal de Justiça é arrolado como testemunha em um processo crime que tramita em uma das Varas Criminais da Comarca de São Paulo. Neste caso, ele será inquirido em local, dia e hora previamente ajustados com o juiz do processo, podendo optar, também, pela prestação de depoimento por escrito, caso em que as perguntas, formuladas pelas partes, lhes serão transmitidas por ofício. III. Em regular audiência de instrução e julgamento está sendo ouvida testemunha arrolada pela acusação. O juiz não poderá indeferir perguntas formuladas pelo advogado do réu, mesmo se não tiverem relação com o processo. Está correto o que consta SOMENTE em:
		
	
	I e III
	
	II e III
	
	II
	 
	I
	
	I e II
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201604889863)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Sobre a sentença em matéria criminal, considere as afirmações abaixo. I - A sentença penal absolutória implica, obrigatoriamente, a concessão da liberdade do réu que tenha respondido ao processo enquanto se encontrava preso preventivamente, bem como na cessação das medidas cautelares diversas eventualmente aplicadas. II - Ainda que tenham sido identificados no curso do processo os prejuízos sofridos pela vítima da infração penal, a sentença condenatória não poderá fixar valores a título de reparação do dano, pois essa atribuição é de competência exclusiva da jurisdição cível no âmbito da ação ex delicto. III - Em caso de sentença condenatória, o juiz poderá decidir sobre a imposição de prisão preventiva ou medidas cautelares diversas ao réu que tenha respondido ao processo em liberdade, não sendo necessário, todavia, que apresente fundamentos para a manutenção das medidas anteriormente decretadas. Quais estão corretas? (Ano: 2016 Banca: FAURGS Órgão : TJ-RS Prova: Juiz de Direito Substituto)
		
	
	b) Apenas II.
	
	e) Apenas II e III.
	
	d) Apenas I e II.
	
	c) Apenas III.
	 
	a) Apenas I.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201604801622)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A propósito do procedimento comum ordinário, conforme morfologia procedimental que lhe fora atribuída pela reforma processual de 2008, assinale a alternativa incorreta:
		
	
	Na resposta, o acusado poderá arguir preliminares e alegar tudo o que interesse à sua defesa, oferecer documentos e justificações, especificar as provas pretendidas e arrolar testemunhas.
	
	As alegações finais serão apresentadas oralmente, em audiência, por 20 (vinte) minutos, respectivamente, pela acusação e pela defesa, prorrogáveis por mais 10 (dez). Contudo, o juiz poderá, considerada a complexidade do caso ou o número de acusados, conceder às partes o prazo de 5 (cinco) dias sucessivamente para a apresentação de memoriais.
	
	Aplicam-se subsidiariamente aos procedimentos especial, sumário e sumaríssimo as disposições do procedimento ordinário.
	 
	Produzidas as provas, ao final da audiência, o Ministério Público, o querelante e o assistente e, a seguir, o acusado poderão requerer quaisquer diligências que entendam necessárias.
	
	Oferecida a denúncia ou queixa, o juiz, se não a rejeitar liminarmente, recebê-la-á e ordenará a citação do acusado para responder à acusação, por escrito, no prazo de 10 (dez) dias.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201604171344)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	"A" foi denunciado pela prática de furto, tendo a denúncia narrado que ele abordou a vítima e, após desferir-lhe socos e pontapés, subtraiu para si a bolsa que ela carregava. Nesse caso:
		
	 
	o Juiz poderá dar aos fatos classificação jurídica diversa, condenando o réu pela prática de roubo.
	
	o processo será nulo se o Juiz condenar o acusado por roubo, porque violado o princípio da correlação entre a sentença e o pedido.
	
	como o fato foi classificado erroneamente, o Juiz poderá condenar o réu por roubo, devendo, antes, proceder ao seu interrogatório.
	
	o Juiz não poderá condenar o réu por roubo, por ser a pena desse crime mais grave que a do furto.
	
	o Juiz poderá dar ao fato classificação jurídica diversa da que constou da denúncia, dando ao Ministério Público e à Defesa oportunidade para se manifestarem e arrolarem testemunhas.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201605204789)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O direito ao silêncio do acusado e o valor da confissão harmonizam-se, segundo a sistemática atual do Código de Processo Penal, com fundamento nas seguintes regras:
		
	 
	o valor da confissão se aferirá pelos critérios adotados para os outros elementos de prova, e para a sua apreciação o juiz deverá confrontá-la com as demais provas do processo, verificando se entre ela e estas existe compatibilidade ou concordância, sendo que o silêncio do acusado não importará confissão, mas poderá constituir elemento para a formação do convencimento do juiz.
	
	o princípio constitucional da presunção de inocência impede que o juiz faça qualquer consideração na sentença a interrogatório e/ou confissão extrajudicial, não podendo nem mesmo tal circunstância interferir na sua livre apreciação das provas.
	
	embora a confissão deve ser compatibilizada com as demais provas, aquela tendo um peso maior sobre as demais, influenciando o convencimento do juiz.
	
	o valor da confissão deverá ser compatibilizado exclusivamente com a prova colhida sob o crivo do contraditório, não sendo vedada qualquer alusão a eventual silêncio do réu na sentença condenatória.
	
	o silêncio, que não importará em confissão, não poderá ser interpretado em prejuízo da
defesa, sendo ao juiz vedada qualquer alusão ao silêncio do acusado na sentença que venha a proferir.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201605016257)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Qual a natureza jurídica do ato judicial que determina a concessão de liberdade provisória em favor de reú preso?
		
	
	Decisão interlocutória mista não-terminativa;
	 
	Decisão interlocutória simples;
	
	Sentença de mérito;
	
	Decisão definitiva ou terminativa de mérito;
	
	Decisão interlocutória mista terminativa.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201604676222)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Na disciplina de interpretação da prova instituída pelo CPP brasileiro, foi adotado o sistema:
		
	
	de provas legais, exceto no tribunal do júri, que adota o sistema do livre convencimento motivado.
	 
	do livre convencimento motivado, exceto no tribunal do júri, que adota o sistema da íntima convicção.
	
	da íntima convicção, exceto no tribunal do júri, que adota o sistema das provas legais.
	
	de provas legais, exceto no tribunal do júri, que adota o sistema da íntima convicção.
	
	do livre convencimento motivado, exceto no tribunal do júri, que adota o sistema de provas tarifadas.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201604647210)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O juiz, no curso do processo, pratica inúmeros atos, seja para decidir a controvérsia entre as partes, seja para resolver questões incidentes. A respeito da sentença no processo penal, assinale a afirmativa incorreta.
		
	 
	O juiz, sem modificar a descrição do fato contida na denúncia, poderá atribuir-lhe definição jurídica diversa, ordenando, neste caso, que o Ministério Público adite a denúncia.
	
	Na sentença condenatória, o juiz fixará o valor mínimo para reparação dos danos.
	
	Na sentença absolutória, o juiz aplicará medida de segurança, se cabível.
	
	A sentença conterá a exposição sucinta da acusação e da defesa.
	
	Qualquer das partes poderá, no prazo de 2 (dois) dias, pedir ao juiz que esclareça a sentença, se houver obscuridade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando