Buscar

avaliando o aprendizado 1 e 2 atletismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

TEORIA E PRÁTICA DO ATLETISMO
	1a Questão (Ref.: 201408987856)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Uma escola de Ensino Médio pretende realizar um Festival de Atletismo, além do espaço adequado para a prática das provas. Os organizadores precisam saber quais provas do Atletismo recebem a nomenclatura de "Provas Rasas". Baseada nesta situação assinale a opção que contém apenas as "Provas Rasas" do Atletismo:
		
	
	10000; 5000m; 400m com barreiras; 4x400m
	 
	100m; 800m; 1500m;110m com barreiras
	 
	100m; 200m; 3000m 'steeplechase'.
	
	Salto em distância, arremesso de peso, salto com vara.	
	
	200m; 1 Milha; 5000m; 10000m.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408418217)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação à origem e à história do desenvolvimento do atletismo considere as afirmativas a seguir:
I - A história do atletismo se confunde com a história dos antigos jogos gregos, tais como os mais populares atualmente, ou seja, os jogos olímpicos.
II - O atletismo como modalidade esportiva sempre foi bastante difundido entre a população brasileira, pois é muito comum ver crianças brincando de correr e saltar pelas ruas.
III - O atletismo é também chamado de esporte-base, pois é constituído por provas que se caracterizam pelas habilidades básicas humanas.
IV - A primeira competição da história do atletismo ocorreu em 776 a.C. em Olímpia, na Grécia, ou seja, na primeira edição dos jogos olímpicos da antiguidade.
V - As provas características do atletismo surgem das atividades funcionais cotidianas do homem antigo, como as longas caminhadas para caçar, correr e arremessar objetos como a lança, etc.
Assinale a alternativa que indica as afirmativas corretas.
		
	
	Afirmativas I, III e IV.
	
	Afirmativas I, II, III, IV e V.
	 
	Afirmativas I, III, IV e V.
	
	Afirmativas II, III e V.
	
	Afirmativas I, II, III e IV.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408989217)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Durante a prática das aulas de Atletismo, um aluno apresenta-se em cadeira de rodas, em virtude de apresentar deficiência motora dos membros inferiores. Nessa situação a ação do profissional de Educação Física em relação ao mesmo deve ser :
		
	
	Informar que, no caso de sua deficiência, ele não deverá participar, pois, em não conseguindo realizar os exercícios, poderá ser ridicularizado pelos outros alunos.
	
	Solicitar que o mesmo somente acompanhe a aula ouvindo somente as palavras do professor e não realizando a prática, em virtude de vir a atrapalhar os movimentos dos outros alunos.
	
	O aluno poderá, a seu pedido, solicitar ao professor que não participe da aula prática, por ter vergonha de sua deficiência e, nesse caso, o professor atenderá ao seu pedido.
	 
	Integrar o aluno deficiente motor à turma, fazendo assim com que ele possa participar, mesmo com limitações, de tudo aquilo que é apresentado a executar pelos outros alunos.
	
	Solicitar ao aluno que, durante a execução da aula prática, fique em um espaço especial, fazendo somente a leitura sobre o material empregado na aula prática pelos outros alunos.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408420264)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O atletismo continua sendo pouco conhecido, pouco trabalhado e pouco estudado, ainda que em 2004 tenha sido um daqueles anos que se destacou por ter sido um "ano olímpico", época em que, certamente, o atletismo atinge maior evidência. Contudo, a faceta do atletismo realçada é aquela dos grandes nomes, marcas e recordes que, com o apoio da mídia, transformam os atletas em verdadeiros super-homens (MATTHIESEN, 2004). Assinale abaixo a resposta correta.
		
	 
	A maior evidência do atletismo em anos olímpicos melhoram as marcas e recordes, fazendo-os verdadeiros super-heróis.
	
	O apoio da mídia em 2004 popularizou o atletismo nas escolas.
	
	A mídia transforma o atletismo em tempos de olimpíadas na modalidade esportiva de maior popularidade.
	
	De acordo como o texto, um ano olímpico é a época certa para se trabalhar o atletismo na escola.
	 
	A faceta do atletismo que nos é apresentada em anos olímpicos é dos atletas super-heróis.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408997798)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O atletismo é a forma organizada mais antiga de esporte. As primeiras reuniões organizadas da história foram os Jogos Olímpicos, que iniciaram os __________ em 776 aC. Durante anos, o principal evento olímpico foi o pentatlo que compreendia ___________________ , _______________________ e _____________________________. Qual das alternativas melhor preenche as lacunas?
		
	
	Romanos, lançamento de dardo, salto em comprimento e corrida de obstáculos
	 
	Gregos, lançamento de disco, salto em comprimento e corrida de obstáculos
	
	Gregos, lançamento de dardo, salto em comprimento e corrida de obstáculos
	
	Nenhuma das alternativas estão corretas
	
	Romanos, lançamento de disco, salto em comprimento e corrida de obstáculos
	1a Questão (Ref.: 201408419535)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Praticada por homens e mulheres na atualidade, as corridas foram aos poucos sendo incorporadas à programação de competições importantes. Como exemplo disso, temos as corridas de velocidade, meio-fundo e fundo que são integradas às provas dos Jogos Olímpicos. Em relação as corridas, pode-se afirmar que:
 
		
	 
	 Corridas de meio-fundo são os 800m e 1.500m 
	
	As corridas de velocidade são de 100 metros até 600 metros
	 
	Corridas de fundo são os 1km, 5km e 10km
	
	As corrida de velocidade são 100metros, 200metros e 800metros
	
	Corridas de fundo são os 1.500m, 5km e 10km
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408424627)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A técnica de corrida de fundo tem muitas semelhanças com as corridas rasas de velocidade, exceto quando:
		
	
	Há uma busca por maior amplitude da passada conseguida pela projeção da flexão do joelho
	 
	Os membros superiores movimentam-se alternadamente num ângulo de 90º
	
	Os membros inferiores terão uma fase de impulsão por parte da perna posterior.
	 
	Na fase de descanso da passada, quando ocorre um ligeiro apoio completo do pé no solo
	
	Ocorre a fase aérea
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408419483)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O professor de Educação Física e seus alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, discutindo o planejamento do ano letivo, definem o atletismo como a primeira atividade a ser tematizada ou trabalhada. Assim são selecionados quatro tipos de provas como conteúdos iniciais para serem vivenciados na quadra, no gramado ou ainda em um outro espaço conveniente, na seguinte sequência cronológica: (1º) uma corrida rasa de velocidade, (2º) uma corrida rasa de meio-fundo/fundo, (3º) um salto e (4º) um arremesso/lançamento. Considerando os tipos de provas acordados entre os envolvidos, a faixa etária dos alunos, a sequência didática estabelecida e os métodos e espaços mais adequados para sua vivência, assinale a alternativa que detalha respectivamente as atividades planejadas.
		
	
	1ª atividade: Corridas de um lado ao outro da quadra, com o objetivo de chegar o mais rápido possível; 2ª atividade: Evento de corrida entre os alunos por várias ruas do bairro, ao sábado, como atividade de reposição de aula, com caminhada envolvendo a comunidade; 3ª atividade: Corrida com obstáculos ao redor da quadra, utilizando as cadeiras das salas de aula para serem saltadas; 4ª atividade: Arremesso de peso (adaptado, utilizando uma bola de medicine ball) com setor de lançamento desenhado na extremidade do piso da quadra utilizando o gramado como setor de queda.
	
	1ª atividade: Corridas ao redor da quadra com o objetivo de realizar o maior número possível de voltas, devendo o professor contá-las anunciando o vencedor ao final; 2ª atividade: Evento de corrida entre os alunos por váriasruas do bairro, ao sábado, como atividade de reposição de aula, com caminhada envolvendo a comunidade; 3ª atividade: Corrida com obstáculos ao redor da quadra, utilizando as cadeiras das salas de aula para serem saltadas; 4ª atividade: Arremesso de peso (adaptado, utilizando uma bola de medicine ball) com setor de lançamento desenhado na extremidade do piso da quadra utilizando o gramado como setor de queda.
	 
	1ª atividade: Corridas de um lado ao outro da quadra, com o objetivo de chegar o mais rápido possível; 2ª atividade: Evento de corrida entre os alunos por várias ruas do bairro, ao sábado, como atividade de reposição de aula, com caminhada envolvendo a comunidade; 3ª atividade: Salto em distância adaptado no gramado ao lado da quadra; 4ª atividade: Arremesso de peso (adaptado, utilizando uma bola demedicine ball) com setor de lançamento desenhado na extremidade do piso da quadra utilizando o gramado como setor de queda.
	
	1ª atividade: Corridas de um lado ao outro da quadra, com o objetivo de chegar o mais rápido possível; 2ª atividade: Corrida com obstáculos ao redor da quadra, utilizando as cadeiras das salas de aula para serem saltadas; 3ª atividade: Salto em distância adaptado no gramado ao lado da quadra; 4ª atividade: Arremesso de peso (adaptado, utilizando uma bola de medicine ball) com setor de lançamento desenhado na extremidade do piso da quadra utilizando o gramado como setor de queda.
	
	1ª atividade: Corridas de um lado ao outro da quadra, com o objetivo de chegar o mais rápido possível; 2ª atividade: Evento de corrida entre os alunos por várias ruas do bairro, ao sábado, como atividade de reposição de aula, com caminhada envolvendo a comunidade; 3ª atividade: Salto em distância adaptado no gramado ao lado da quadra; 4ª atividade: Lançamento de martelo (emprestado do clube municipal da cidade, pesando 7,260 kg) com setor de lançamento desenhado na extremidade do piso da quadra utilizando o gramado como setor de queda.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408986692)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No último dia 31 de março de 2013, tivemos um evento no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana, com a visita com a visita do recordista mundial o Jamaicano Bolt. Numa disputa de 150 metros com outros 3 atletas, alcançando a marca de 14,42 segundos, ficando faltado apenas 0,07 segundos para o recorde mundial de 14:35 segundos. As provas de 150 metros são consideradas provas de:
		
	
	Meio-fundo
	
	Fundo
	 
	Velocidade
	
	Obstáculos
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408476190)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Matthiesen, p. 46, 2007) Quando falamos em corridas de velocidade é comum observarmos que a frequência e amplitude da passada são determinantes para o rendimento final do atleta. Assim, pode-se dizer que, quanto maior for a velocidade de deslocamento empregada na corrida, tanto: I . menor será a superfície e tempo de apoio dos pés no solo; II. maior será a inclinação do tronco; III. mais vigoroso será o movimento dos membros superiores; IV. maior será a superfície e tempo de apoio dos pés no solo; V. menor será a inclinação do tronco.
		
	 
	As afirmativas I, II, III estão corretas
	
	As afirmativas II, III, V estão corretas
	
	As afirmativas I, IV e V estão corretas
	
	As afirmativas II, IV, V estão corretas
	
	As afirmativas I, III, IV estão corretas