Buscar

Disciplina Història Moderna prova final

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	História Moderna (HIS28)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:424723) ( peso.:3,00)
	Prova:
	8173355
	Nota da Prova:
	8,00
Gabarito da Prova:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada
Parte superior do formulário
	1.
	A Península Ibérica deu lugar à formação das monarquias portuguesa e espanhola que tiveram um papel importante na reconquista do território ocupado pelos muçulmanos desde o século VIII. As duas monarquias ibéricas tiveram algumas semelhanças no seu processo de consolidação e unificação. Sobre a a trajetória de unificação dos reinos ibéricos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os reinos ibéricos tiveram sua unificação política muito tardiamente com relação a outros reinos da Europa século XV.
	 b)
	Os reis ibéricos consolidaram sua autoridade, assumiram o controle direto sobre a administração e o sistema jurídico e centralizaram o poder em estados absolutistas muito antes do que ocorreu no restante da Europa.
	 c)
	O feudalismo ibérico não estava relacionado com o poder político e militar dos reis e o que dificultava fidelidade dos cavaleiros para si.
	 d)
	Os reis ibéricos, muito cedo, romperam alianças com a Igreja Católica e assumiram uma postura de monarcas contrários ao serviço de Deus.
	2.
	Hoje, quando falamos em igualdade de todos perante as leis e o Estado, podemos questionar se as leis e o próprio Estado, efetivamente, respeitam esta condição de igualdade. Chega a ser difícil pensar que houve épocas em que as leis estabeleciam a desigualdade como norma. Em agosto de 1789, na França, foi  elaborada a Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão. Sobre os princípios básicos contidos nesta declaração, analise as sentenças a seguir:
I- A igualdade de todos os cidadãos diante da lei, com exceção dos privilégios de nobreza.
II- A liberdade de manifestação de pensamento e de opinião.
III- A liberdade de prática religiosa desde que não afronte a religião oficial do Estado.
IV- A propriedade privada, por ser uma prerrogativa das sociedades capitalistas, não foi tratada nesta declaração universal.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	3.
	Leia atentamente as seguintes afirmativas sobre a invenção da imprensa, depois classifique-as em (V) verdadeiras ou (F) falsas. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
(   ) A invenção da imprensa permitiu a difusão do pensamento filosófico clássico e, com isso, o desenvolvimento do humanismo. 
(   ) Contribuiu para a difusão de novas obras filosóficas e a sua pronta divulgação pela Europa.
(   ) A Reforma Religiosa do século XVI se beneficiou amplamente da imprensa, ao permitir que as ideias de Lutero, Calvino e outros reformadores se tornassem conhecidas por um público muito amplo em pouco tempo.  
(   ) Criada por Johannes Gutenberg em 1436, a imprensa de tipos móveis representou uma das mais expressivas invenções do período.
	 a)
	A sequência correta é: V - V - V - V.
	 b)
	A sequência correta é: V - F - F - V.
	 c)
	A sequência correta é: V - F - V - V.
	 d)
	A sequência correta é: F - F - V - V.
	4.
	Ptolomeu de Alexandria (83-161 d. C.), importante  astrônomo da Antiguidade, se dedicou a desenvolver as ideias cosmológicas de Aristóteles. Durante a Idade Média, as teorias ptolomaicas serviram de base para a cosmologia escolástica. As contribuições de Ptolomeu foram muito importante para as transformações científicas que se deram na Idade Moderna. Relacionada à astronomia, a obra de Ptolomeu foi muito apreciada pelos árabes, que a traduziram com o nome:
	 a)
	A cosmologia, que trata da relação entre o cosmos e seu criador.
	 b)
	Almagesto, que trata do movimento dos corpos celestes.
	 c)
	Corpos estelares, que tratam da inércia dos planetas.
	 d)
	O livro sagrado, que trata da criação do universo.
	5.
	A obra "De revolutionibus orbium coelestium" (Das revoluções das esferas celestes) foi publicada por Nicolau Copérnico no ano de 1543. Nesta obra, Copérnico expunha o sistema heliocêntrico. Modificou o entendimento do que se entendia por ciência e a visão que se tinha do universo, contrariando vários interesses. Acerca dos problemas enfrentados por Copérnico para conseguir a aceitação de sua teoria, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A maior oposição vinha dos estudiosos aristotélicos.
	 b)
	A maior oposição à teoria de Copérnico vinha da Igreja Católica.
	 c)
	Sofreu oposição principalmente da Universidade de Roma.
	 d)
	A maior oposição vinha de seu país, que não aceitava seus estudos.
	6.
	De 1348 a 1350, a temível Peste Negra dizimou aproximadamente um terço da população europeia. Neste cenário de tragédia ocorriam várias mudanças no contexto social e econômico da Europa medieval que contribuíram para a decadência do feudalismo. Sobre a relação da Peste Negra com a decadência do sistema feudal, analise as sentenças a seguir:
I- O alto índice de mortalidade entre os senhores feudais ocasionado pela Peste Negra contribuiu para a rebelião dos camponeses e o fim do sistema feudal na Europa. 
II- A Peste Negra matou cerca de um terço da população europeia, diminuindo drasticamente o número de trabalhadores nos feudos. Este fato contribuiu para a decadência do sistema feudal na Europa. 
III- A tentativa senhorial de frear a libertação dos servos ocasionou o surgimento de inúmeras rebeliões camponesas, comprometendo a autoridade dos senhores feudais. 
IV- O fato de a Peste Negra ter sido proliferada apenas entre os camponeses, acarretando a escassez de mão de obra, foi decisivo para a decadência do feudalismo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	7.
	A Constituição dos EUA ignorou uma questão bastante séria do país, o que daria origem, anos mais tarde, a uma sangrenta guerra civil. Trata-se:
	 a)
	Da relação entre Estado e Igreja.
	 b)
	Da escravidão.
	 c)
	Do papel das mulheres na política.
	 d)
	Da forma de governo republicano.
	8.
	Leia atentamente as seguintes afirmativas sobre o Absolutismo, depois classifique-as em (V) verdadeiras ou (F) falsas. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(   ) Era baseado na teoria do Direito Divino dos Reis, que dizia que o monarca recebia sua autoridade diretamente de Deus.
(   ) As guerras religiosas tiveram grande importância para a consolidação do Absolutismo, especialmente na França.
(   ) Para evitar ameaças ao seu poder, Luís XIV criou uma corte luxuosa em Versalhes, na qual entretinha os nobres e os mantinha sob vigilância.
	 a)
	V - V - V.
	 b)
	V - V - F.
	 c)
	F - V - F.
	 d)
	V - F - V.
	9.
	Com o fim do Império Romano do Ocidente, houve na Europa um processo de ruralização da sociedade, e a economia se tornou de subsistência. Entretanto, ao longo da Idade Média, principalmente na segunda metade do período, foram ocorrendo mudanças que modificaram os processos produtivos e urbanos. Essas mudanças foram percebidas e passou a se chamar de Renascimento, e se tornaram mais evidentes no chamado Renascimento Comercial. Sobre o Renascimento Comercial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
   
(    ) A divisão dos feudos entre os nobres e outros herdeiros resultou em propriedades cada vez menores e menos capazes de autossustentação, impulsionando a relação comercial entre os feudos.   
(    ) As cruzadas passaram a ser favoráveis às expedições comerciais, ao promover entre os europeus o interesse pelos novos produtos que encontraram no mundo muçulmano. 
(    ) A regiãonorte da Itália foi palco de um enorme desenvolvimento comercial, comandado por Veneza e suas rivais: Gênova e Pisa.
(    ) Impulsionados pela crise do sistema feudal, os famosos cavaleiros andantes constituíram as primeiras vilas comerciais, conhecidas como burgos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	10.
	Em outubro de 1517, Martinho Lutero, um monge agostiniano, escreveu ao arcebispo de sua diocese um documento que ficou conhecido como as 95 Teses. Este documento tinha a pretensão de estabelecer um debate acadêmico teológico, um "disputatio". Neste debate, Lutero pretendia levantar algumas teses para serem apreciadas por outros estudiosos dos assuntos religiosos. Dentre as pretensões de Lutero no momento de divulgação das noventa e cinco teses, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Alertar a população acerca da importância das indulgências para a obtenção do perdão.
	 b)
	Beneficiar-se diretamente de práticas da Igreja Católica como a simonia.
	 c)
	Sistematizar a cobrança de indulgências.
	 d)
	Propor a todos os estudiosos algumas questões teológicas, buscando sua apreciação.
	11.
	(ENADE, 2008) Retiraremos do discurso em que, a 15 de março de 1844, Lord Ashley apresentou a sua moção sobre a jornada de 10 horas à Câmara dos Comuns alguns dados que não foram refutados pelos industriais sobre a idade dos operários e a proporção de homens e mulheres. (...) Sobretudo o trabalho das mulheres desagrega completamente a família; porque, quando a mulher passa cotidianamente 12 ou 13 horas na fábrica e o homem também trabalha aí ou em outro emprego, o que acontece às crianças? Crescem, entregues a si próprias como a erva daninha, entregam-nas para serem guardadas fora (...), e podemos imaginar como são tratadas. É por essa razão que se multiplicam de uma maneira alarmante, nos distritos industriais, os acidentes de que as crianças são vítimas por falta de vigilância. (...) As mulheres voltam à fábrica muitas vezes três ou quatro dias após o parto, deixando, bem entendido, o recém-nascido em casa (...) (ENGELS, 1986, p. 170-171).
Os dados apresentados por Engels no texto escrito em 1845 referem-se a alguns dos efeitos da Revolução Industrial na Inglaterra.
Com base nessas informações, conclui-se que, ao longo do século XIX, a incorporação da mulher ao mercado de trabalho:
FONTE: ENGELS, Friedrich. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. São Paulo: Global, 1986.
	 a)
	Produziu o aumento de separações, pois as mulheres passaram a assumir o papel de chefes de família, antes restrito aos homens.
	 b)
	Resultou, principalmente, da necessidade de complementar a renda familiar, diante do crescente custo de vida na cidade industrial.
	 c)
	Causou um aumento sensível nos índices de mortalidade infantil, como consequência da irresponsabilidade das mães operárias.
	 d)
	Favoreceu a emancipação feminina, garantindo o acesso a serviços profissionais de educação infantil.
	12.
	(ENADE, 2005) As reformas religiosas ocorridas na Europa no século XVI, a protestante e a católica, procuraram responder e apaziguar a angústia sentida pelos fiéis quanto à salvação da alma. O que distinguia os dois movimentos reformadores a respeito da questão da salvação?
	 a)
	O protestantismo postulou o princípio da salvação pela fé na palavra divina, e o catolicismo sustentou a eficácia de sacramentos como a confissão.
	 b)
	O protestantismo elaborou a doutrina da salvação pela mortificação do corpo, e o catolicismo pregou a necessidade da vida monástica para o cristão.
	 c)
	O protestantismo considerava a Igreja necessária na relação do fiel com Deus, e o catolicismo incorporou o princípio da livre interpretação da Bíblia.
	 d)
	O protestantismo formulou a teoria da justificação pelos pecados, e o catolicismo reafirmou a crença no poder das indulgências papais.
Parte inferior do formulário

Outros materiais