Disciplina Història Moderna prova final
4 pág.

Disciplina Història Moderna prova final


DisciplinaHistória Moderna845 materiais6.728 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Disciplina:
	História Moderna (HIS28)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:424723) ( peso.:3,00)
	Prova:
	8173355
	Nota da Prova:
	8,00
Gabarito da Prova:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada
Parte superior do formulário
	1.
	A Península Ibérica deu lugar à formação das monarquias portuguesa e espanhola que tiveram um papel importante na reconquista do território ocupado pelos muçulmanos desde o século VIII. As duas monarquias ibéricas tiveram algumas semelhanças no seu processo de consolidação e unificação. Sobre a a trajetória de unificação dos reinos ibéricos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os reinos ibéricos tiveram sua unificação política muito tardiamente com relação a outros reinos da Europa século XV.
	 b)
	Os reis ibéricos consolidaram sua autoridade, assumiram o controle direto sobre a administração e o sistema jurídico e centralizaram o poder em estados absolutistas muito antes do que ocorreu no restante da Europa.
	 c)
	O feudalismo ibérico não estava relacionado com o poder político e militar dos reis e o que dificultava fidelidade dos cavaleiros para si.
	 d)
	Os reis ibéricos, muito cedo, romperam alianças com a Igreja Católica e assumiram uma postura de monarcas contrários ao serviço de Deus.
	2.
	Hoje, quando falamos em igualdade de todos perante as leis e o Estado, podemos questionar se as leis e o próprio Estado, efetivamente, respeitam esta condição de igualdade. Chega a ser difícil pensar que houve épocas em que as leis estabeleciam a desigualdade como norma. Em agosto de 1789, na França, foi  elaborada a Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão. Sobre os princípios básicos contidos nesta declaração, analise as sentenças a seguir:
I- A igualdade de todos os cidadãos diante da lei, com exceção dos privilégios de nobreza.
II- A liberdade de manifestação de pensamento e de opinião.
III- A liberdade de prática religiosa desde que não afronte a religião oficial do Estado.
IV- A propriedade privada, por ser uma prerrogativa das sociedades capitalistas, não foi tratada nesta declaração universal.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	3.
	Leia atentamente as seguintes afirmativas sobre a invenção da imprensa, depois classifique-as em (V) verdadeiras ou (F) falsas. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
(   ) A invenção da imprensa permitiu a difusão do pensamento filosófico clássico e, com isso, o desenvolvimento do humanismo. 
(   ) Contribuiu para a difusão de novas obras filosóficas e a sua pronta divulgação pela Europa.
(   ) A Reforma Religiosa do século XVI se beneficiou amplamente da imprensa, ao permitir que as ideias de Lutero, Calvino e outros reformadores se tornassem conhecidas por um público muito amplo em pouco tempo.  
(   ) Criada por Johannes Gutenberg em 1436, a imprensa de tipos móveis representou uma das mais expressivas invenções do período.
	 a)
	A sequência correta é: V - V - V - V.
	 b)
	A sequência correta é: V - F - F - V.
	 c)
	A sequência correta é: V - F - V - V.
	 d)
	A sequência correta é: F - F - V - V.
	4.
	Ptolomeu de Alexandria (83-161 d. C.), importante  astrônomo da Antiguidade, se dedicou a desenvolver as ideias cosmológicas de Aristóteles. Durante a Idade Média, as teorias ptolomaicas serviram de base para a cosmologia escolástica. As contribuições de Ptolomeu foram muito importante para as transformações científicas que se deram na Idade Moderna. Relacionada à astronomia, a obra de Ptolomeu foi muito apreciada pelos árabes, que a traduziram com o nome:
	 a)
	A cosmologia, que trata da relação entre o cosmos e seu criador.
	 b)
	Almagesto, que trata do movimento dos corpos celestes.
	 c)
	Corpos estelares, que tratam da inércia dos planetas.
	 d)
	O livro sagrado, que trata da criação do universo.
	5.
	A obra "De revolutionibus orbium coelestium" (Das revoluções das esferas celestes) foi publicada por Nicolau Copérnico no ano de 1543. Nesta obra, Copérnico expunha o sistema heliocêntrico. Modificou o entendimento do que se entendia por ciência e a visão que se tinha do universo, contrariando vários interesses. Acerca dos problemas enfrentados por Copérnico para conseguir a aceitação de sua teoria, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A maior oposição vinha dos estudiosos aristotélicos.
	 b)
	A maior oposição à teoria de Copérnico vinha da Igreja Católica.
	 c)
	Sofreu oposição principalmente da Universidade de Roma.
	 d)
	A maior oposição vinha de seu país, que não aceitava seus estudos.
	6.
	De 1348 a 1350, a temível Peste Negra dizimou aproximadamente um terço da população europeia. Neste cenário de tragédia ocorriam várias mudanças no contexto social e econômico da Europa medieval que contribuíram para a decadência do feudalismo. Sobre a relação da Peste Negra com a decadência do sistema feudal, analise as sentenças a seguir:
I- O alto índice de mortalidade entre os senhores feudais ocasionado pela Peste Negra contribuiu para a rebelião dos camponeses e o fim do sistema feudal na Europa. 
II- A Peste Negra matou cerca de um terço da população europeia, diminuindo drasticamente o número de trabalhadores nos feudos. Este fato contribuiu para a decadência do sistema feudal na Europa. 
III- A tentativa senhorial de frear a libertação dos servos ocasionou o surgimento de inúmeras rebeliões camponesas, comprometendo a autoridade dos senhores feudais. 
IV- O fato de a Peste Negra ter sido proliferada apenas entre os camponeses, acarretando a escassez de mão de obra, foi decisivo para a decadência do feudalismo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	7.
	A Constituição dos EUA ignorou uma questão bastante séria do país, o que daria origem, anos mais tarde, a uma sangrenta guerra civil. Trata-se:
	 a)
	Da relação entre Estado e Igreja.
	 b)
	Da escravidão.
	 c)
	Do papel das mulheres na política.
	 d)
	Da forma de governo republicano.
	8.
	Leia atentamente as seguintes afirmativas sobre o Absolutismo, depois classifique-as em (V) verdadeiras ou (F) falsas. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(   ) Era baseado na teoria do Direito Divino dos Reis, que dizia que o monarca recebia sua autoridade diretamente de Deus.
(   ) As guerras religiosas tiveram grande importância para a consolidação do Absolutismo, especialmente na França.
(   ) Para evitar ameaças ao seu poder, Luís XIV criou uma corte luxuosa em Versalhes, na qual entretinha os nobres e os mantinha sob vigilância.
	 a)
	V - V - V.
	 b)
	V - V - F.
	 c)
	F - V - F.
	 d)
	V - F - V.
	9.
	Com o fim do Império Romano do Ocidente, houve na Europa um processo de ruralização da sociedade, e a economia se tornou de subsistência. Entretanto, ao longo da Idade Média, principalmente na segunda metade do período, foram ocorrendo mudanças que modificaram os processos produtivos e urbanos. Essas mudanças foram percebidas e passou a se chamar de Renascimento, e se tornaram mais evidentes no chamado Renascimento Comercial. Sobre o Renascimento Comercial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
   
(    ) A divisão dos feudos entre os nobres e outros herdeiros resultou em propriedades cada vez menores e menos capazes de autossustentação, impulsionando a relação comercial entre os feudos.   
(    ) As cruzadas passaram a ser favoráveis às expedições comerciais, ao promover entre os europeus o interesse pelos novos produtos que encontraram no mundo muçulmano. 
(    ) A região