Buscar

Linguagem e Comunicação Jurídica - Procuração

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
REDAÇÃO JURÍDICA
Prof. Hélide Campos
*
Introdução
Não basta ao profissional do Direito a correção gramatical. Dele exige-se, ainda, o domínio das estruturas fixas das diversas modalidades redacionais aplicadas ao mundo jurídico ou a ele pertencente.
Um desses modelos é a procuração que, conforme Art. 653 do Código Civil,
“Opera-se o mandato, quando alguém recebe de outrem poderes para, em seu nome, praticar atos, ou administrar interesses. A procuração é o instrumento do mandato.”
*
Procuração: conceitos e tipos
A procuração é um instrumento de mandato. De seu conceito entende-se que alguém (mandante, outorgante ou constituinte) outorga poderes a outrem (mandatário, outorgado ou procurador) para, em seu nome, praticar atos ou administrar interesses, exteriorizada a vontade de conferir tais poderes por meio da procuração.
*
Tipos de Procuração
Quanto à natureza:
Procuração Judicial: destinada para procurar em juízo
Procuração: Extrajudicial: para os negócios em geral
*
Quanto ao instrumento:
Procuração Pública: passada em cartório, no livro próprio, chamando-se traslado a cópia original deste registro. As demais cópias são dadas em forma de certidão.
Procuração Particular: quando outorgada pelo próprio mandante em documento escrito com firma reconhecida.
*
Quanto à finalidade:
Geral: quando o mandante confere poderes para todos seus negócios.
Especial: quando especifica o negócio (ou negócios) expressamente.
(art. 660 Código Civil).
*
Quanto à extensão dos poderes:
Amplos: confere liberdade ampla ao procurador.
Restritos: o procurador fica sujeito a decisões do outorgante.
*
Observações
O mandato judicial é chamado de Procuração Ad Judicia;
O mandato extrajudicial é chamado de Procuração Ad Negotia. (negócia)
*
Procuração Ad Negotia
1. Deve constar o nome do documento: Procuração.
2. Qualificação do outorgante (nome completo, nacionalidade, estado civil, profissão, documentos pessoais, residência e/ou domicílio)
3. Presença dos verbos nomear e constituir
*
4. qualificação do outorgado; 
5. finalidade da procuração;
6. extensão dos poderes;
7. local e data;
8. assinatura do outorgante com firma reconhecida.
É importante a estética: a ocupação do papel onde será redigida a procuração.
*
 JOSÉ DA SILVA, brasileiro, casado, comerciante, RG.... CPF..., residente e domiciliado na Rua das Flores, 50 , Jardim Primavera, São Paulo, Capital, nomeia e constitui seu bastante procurador JOÃO LOPES, brasileiro, casado, comerciante, RG..., CPF..., residente e domiciliado na Rua da Alegria, 120, Jardim Esperança, São Paulo, Capital, para o fim especial de tratar do arquivamento e registro do contrato da firma Silva Brinquedos Ltda.., com sede na Rua Teodoro Sampaio, 1050, Pinheiros, figurando como sócio-gerente o outorgante e seus filhos como demais sócios, conforme consta da constituição da sociedade comercial, outorgando-lhe todos os poderes que se fizerem necessários para o fiel comprimento deste instrumento de mandato, podendo tudo requerer, encaminhar e promover, cumprir as exigências legais, enfim, tudo praticar para a obtenção do arquivamento e registro do mencionado contrato, substabelecer, inclusive.
 São Paulo, 12 de maio de2013.
 _________________________
 JOSÉ DA SILVA
*
PROCURAÇÃO AD JUDICIA
Só o advogado legalmente habilitado ( art.36 CPC ) pode procurar em juízo. Para tanto, faz-se necessário a procuração, sem a qual não será o advogado habilitado admitido como procurador judicial (art.37 CPC)
Obrigatório estarem expressos os poderes especiais.
*
Procuração “Ad Judicia”
Procuração 
 RUBENS ROCHA, brasileiro, casado, metalúrgico, RG......, CPF........., residente e domiciliado na Rua Girassol, 105, Vila Madalena, Capital, nomeia e constitui seu bastante procurador RENATO LIMA, brasileiro, casado, advogado, OAB/SP............., com escritório na Rua Pedroso Moraes, 500, Pinheiros, São Paulo, com o fim especial de defender, amigável ou judicialmente, interesses do outorgante em face da indústria Metal Vigor S.A, com sede na Rua das Dores, 50, Bairro do Limão, Capital de São Paulo, podendo reclamar indenização, salários, reintegração no emprego, propor e acompanhar quaisquer ações o reclamações perante qualquer autoridade, Ministério, Justiça do Trabalho e Juntas de Conciliação e Julgamento, interpor recursos, aceitar ou recusar acordos, receber e dar quitação e todos os demais atos judiciais ou extrajudiciais que se fizerem necessários para o firme e valioso cumprimento deste instrumento particular de mandato, substabelecer, inclusive.
 São Paulo, 12 de julho de 2013.
 ___________________________
 RUBENS ROCHA
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais