Buscar

Prova 2 Português

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Gisele Alexandra Coutinho (1391715)
	Disciplina:
	Linguística Aplicada à Língua Portuguesa (LET37)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:443668) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	9478988
Parte superior do formulário
	1.
	A partir dos avanços no campo da linguística, pudemos compreender diferentes aspectos da língua, como o fato de que as línguas variam de acordo com o tempo, espaço geográfico, idade, profissão, situação comunicativa, dentre outras possibilidades. Sobre as contribuições da linguística variacionista, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A língua ensinada nas escolas, explicada nas gramáticas e catalogada nos dicionários, é a única que pode ser reconhecida como língua portuguesa.
	b)
	O julgamento de certas formas de falar uma língua como inferiores a outras é resultado de preconceito pautado em critérios históricos, econômicos ou de prestígio social.
	 c)
	Falar "pranta" no lugar de "planta" revela uma língua "errada, feia, rudimentar, deficiente".
	d)
	A linguística variacionista permitiu eliminar a noção de erro no campo científico, revelando que, em termos de língua, vale tudo.
	 
	 
	2.
	Quando tratamos da variação linguística, admitimos que a língua pode se adaptar às situações comunicativas, aos momentos interacionais, aos assuntos abordados etc. Sobre os tipos de variação linguística, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Variações diacrônicas. 
II- Variações diatópicas.
III- Variações diastráticas.
IV- Variações diafásicas.
(    ) Mandioca, aipim e macaxeira são termos utilizados para designar um mesmo alimento. 
(    ) Um bate-papo informal e um discurso proferido em um evento solene podem ser exemplos dessa variação.
(    ) O uso de dupla negação, como em "ninguém não viu", pode indicar a fala de grupos de menor prestígio social; enquanto que "ninguém viu" representa o uso linguístico de pessoas com acesso à norma padrão.
(    ) O uso de mercê (culto) e vassumcê (coloquial) atualmente passou a constituir "você".
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - IV - III.
	b)
	III - IV - II - I.
	 c)
	II - I - III - IV.
	d)
	II - IV - III - I.
	 
	 
	3.
	Dentro da Linguística em si existe uma pluralidade teórica para trabalharmos com os vários fenômenos da língua, como a fonética, a fonologia, a morfologia, a sintaxe e a semântica. A Linguística Aplicada compreende as contribuições teóricas da Linguística e lança um olhar para esses fenômenos a partir do sociointeracionismo. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A Linguística Aplicada é uma área de estudos que rejeita a Linguística Teórica, já que seu foco está voltado ao campo aplicado.
	b)
	A Linguística Aplicada procura unicamente aplicar os conhecimentos linguísticos em sala de aula, permitindo o uso exclusivo da língua culta por parte de professores e alunos.
	 c)
	Os linguistas aplicados utilizam estudos da Linguística Teórica para compreender a relação entre a prática e a teoria, embora a Linguística Aplicada procure ser uma ciência autônoma em relação à Linguística.
	d)
	A Linguística Aplicada alia-se às áreas de estudo da Linguística para ensinar as formas idealizadas de uma língua a estudantes da educação básica.
	 
	 
	4.
	Independentemente do grau de escolaridade, qualquer falante de uma língua sabe comunicar-se nessa língua, já que possui uma competência linguística internalizada que o faz operar uma gramática. Compreender essa competência de um falante requer pensar que ele utiliza a linguagem por meio de textos, também compreendidos com gêneros discursivos. Sobre gêneros do discurso, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Utilizamos a língua em forma de enunciados (orais e escritos), mas utilizamos gêneros discursivos apenas na modalidade escrita.
	b)
	Os gêneros discursivos são apropriados pelos sujeitos do mesmo modo que apropriam a gramática tradicional, pois há a necessidade de aprender as regras do sistema escrito.
	 c)
	Nós nos comunicamos por meio de uma língua, e não por meio de enunciados situados pelos gêneros discursivos. Os gêneros são os textos que escrevemos com base na língua e suas gramáticas.
	d)
	A linguagem é um construto ideológico inerente às relações sociais realizada através da enunciação. Os gêneros discursivos são, assim, enunciados.
	 
	 
	5.
	Os estudos da linguística aplicada partem de situações concretas de ensino da língua para discutir princípios linguísticos que contribuem com tais situações. No Brasil, dentre as teorias mobilizadas, estão as teorias de gênero em práticas sociais, especialmente com base no círculo bakhtiniano. Sobre o Círculo de Bakhtin, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Círculo de Bakhtin é a expressão cunhada por pesquisadores contemporâneos para se referirem a um conjunto de pessoas que se reuniram para fundar a primeira pós-graduação em linguística aplicada no Brasil.
	b)
	Círculo de Bakhtin refere-se a um grupo de alunos de Bakhtin que se sentavam em círculo nas aulas de linguística aplicada para empreender estudos do gênero textual no Brasil.
	 c)
	Círculo de Bakhtin é a expressão cunhada por pesquisadores contemporâneos para se referirem a uma teoria formulada por Bakhtin sobre o gênero do discurso ser cíclico, pois tem início, meio e fim.
	d)
	O Círculo de Bakhtin foi formado por um grupo de intelectuais russos, como Bakhtin, Volochinov e Medvedev que publicaram importantes obras que hoje servem de fundamento para o estudo dos gêneros discursivos.
	 
	 
	6.
	O ensino de língua portuguesa precisa aproximar os educandos de situações de comunicação verdadeiras (concretas, reais). Logo, espera-se que os alunos possam experienciar diferentes situações de uso da linguagem em diferentes esferas sociais. Sobre os modos de desenvolver trabalhos pedagógicos voltados aos gêneros discursivos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O ensino de língua portuguesa, quando pautado exclusivamente na análise de orações e palavras, permite estabelecer vínculos entre os enunciados reais e a situação social a eles correspondente.
(    ) Se desconsiderarmos a dimensão social da linguagem, consideraremos apenas a dimensão verbal da língua.
(    ) A situação de interação entre sujeitos é o lugar produtivo de linguagem e, por isso, corresponde à dimensão verbal e social da língua. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V.
	b)
	V - F - V.
	 c)
	V - V - F.
	d)
	F - V - F.
	 
	 
	7.
	Segundo Bagno (2006), o preconceito na língua faz com que os indivíduos se sintam humilhados ou intimidados com a possibilidade de cometer um erro de português. Como se o fato de saber a regência "correta" do verbo implicar gerasse algum tipo de vantagem, de superioridade, de senha secreta para o ingresso num círculo de privilegiados. Sobre o preconceito linguístico, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BAGNO, M. Seminário Universidade e Preconceitos: discutindo e enfrentando uma realidade. UNB: 2006. Disponível em: <http://www.stellabortoni.com.br/index.php/entrevistas/1414-maaios-bagoo-fala-sobai-paiiooiiito-lioguistiio-78894042>. Acesso em: 3 abr. 2018.
	 a)
	O preconceito linguístico implica em um fenômeno sociopolítico que descaracteriza certos modos de falar uma língua e deve ser defendido na escola para que os alunos aprendam a falar corretamente.
	b)
	Reconhecer que há preconceito linguístico implica excluir práticas pedagógicas voltadas ao ensino da norma culta na escola.
	 c)
	O preconceito linguístico está pautado na representação de língua como fixa, e não como dinâmica, já que ela (a língua) está em constante mudança.
	d)
	Existe preconceito linguístico porque os erros de português são cometidos por analfabetos e pessoas de baixa renda ou em situação de fragilidade social, enquantoque a elite brasileira fala corretamente.
	 
	 
	8.
	Bakhtin, filósofo e teórico russo, foi uma das figuras mais importantes para a reflexão da linguagem humana enquanto prática de interação social, sob um ponto de vista tanto diacrônico quanto sincrônico. Com relação à contribuição teórica de Bakhtin para a compreensão da linguagem, analise as sentenças a seguir:
I- A linguagem é compreendida a partir de uma dimensão sociointeracional, com foco especial nas teorias da enunciação e dos gêneros discursivos.
II- Os conceitos de dialogismo e da teoria da enunciação contribuem para compreendermos os gêneros discursivos na perspectiva bakhtiniana, com enfoque no modo tradicional de pensar de forma estrutural e desvinculada à realidade social.
III- O pensamento bakhtiniano concebe a linguagem a partir de uma concepção como expressão do pensamento, pois apenas o sujeito que pensa se comunica.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 
	 
	9.
	A Linguística Aplicada preocupa-se com questões socialmente relevantes da linguagem e seu uso concreto por sujeitos em interação. Pensar a Linguística Aplicada ao ensino de Língua Portuguesa, envolve refletir sobre a língua para além de seus aspectos estruturais. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Linguística Aplicada refere-se à aplicação dos conhecimentos teóricos estudados pela Linguística. 
(    ) A Linguística Aplicada tem caráter interdisciplinar, já que procura se articular com diversos saberes voltados para o estudo da linguagem.
(    ) A Linguística Aplicada é uma área de estudos que compreende as contribuições teóricas da Linguística e lança um olhar para esses fenômenos a partir do sociointeracionismo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F.
	b)
	F - F - V.
	 c)
	F - V - V.
	d)
	V - F - V.
	 
	 
	10.
	"Bilhete
Se tu me amas, ama-me baixinho
Não o grites de cima dos telhados
Deixa em paz os passarinhos
Deixa em paz a mim!
Se me queres,
enfim,
tem de ser bem devagarinho, Amada,
que a vida é breve, e o amor mais breve ainda..."
Mário Quintana.
Você leu Bilhete, escrito pelo poeta brasileiro Mário de Miranda Quintana. Reconhecendo as características do texto lido e da teoria de gêneros do discurso, na vertente bakhtiniana, como tipos relativamente estáveis de enunciados, classifique V paras as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O poema de Quintana pode ser caracterizado como um gênero primário, pois bilhetes são comunicações discursivas mais imediatas.
(    ) Uma conversa familiar, mensagens de celular ou bilhetes constituem práticas comunicativas imediatas e cotidianas, sendo consideradas gêneros discursivos primários. Como o poema de Quintana representa um bilhete de amor, é visto, na perspectiva bakhtiniana, como um gênero primário.
(    ) O poema Bilhete pode ser analisado a partir da concepção de gêneros secundários, pois conta com formas de comunicação e interação mais complexas, cuja linguagem tende a ser utilizada dentro de um sistema de regras mais sistematizadas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Disponível em: <https://www.escritas.org/pt/t/7962/bilhete>. Acesso em: 26 fev. 2018.
	 a)
	F - F - V.
	b)
	F - F - F.
	 c)
	V - V - F.
	d)
	V - F - F.
	 
	 
Atenção: Confira as respostas! Depois de concluir a avaliação não será possível fazê-la novamente.
Gravar respostas
Parte inferior do formulário

Continue navegando