Buscar

Propriedades periódicas dos elementos; Propriedades aperiódicas e constantes

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
Propriedades periódicas dos elementos;
Propriedades aperiódicas e constantes
Propriedades Periódicas
A Tabela Periódica pode ser usada para relacionar as propriedades de seus elementos com suas estruturas atômicas. 
Os elementos se organizam de acordo com suas propriedades periódicas: à medida que o número atômico aumenta, os elementos assumem valores crescentes ou decrescentes em cada período. As principais propriedades periódicas são: raios atômicos, potenciais de Ionização, afinidade eletrônica e reatividade química. 
3
Raio atômico 
Essa propriedade se relaciona com o tamanho do átomo, e para comparar esta medida é preciso levar em conta dois fatores: 
- Quanto maior o número de níveis, maior será o tamanho do átomo; 
- O átomo que apresenta maior número de prótons exerce uma maior atração sobre seus elétrons. 
d
Raio= d/2
Energia de Ionização 
Energia necessária para remover um ou mais elétrons de um átomo isolado no estado gasoso: quanto maior o tamanho do átomo, menor será a energia de ionização. 
- Em uma mesma família esta energia aumenta de baixo para cima; 
- Em um mesmo período a Energia de Ionização aumenta da esquerda para a direita. 
Afinidade eletrônica 
Correspondente ao número atômico dos elementos e apresenta uma ordem de crescimento nos períodos e grupos da tabela periódica) relacionada com a quantidade de energia liberada por um átomo ao receber um elétron ou a um ânion ao perdê-lo. Sendo assim definida:
Índice numérico (em energia/quantidade de matéria) que representa a energia mínima gasta por uma fonte externa para que um elétron seja retirado de um ânion estado gasoso. Ou a energia liberada por um átomo, gasoso e não excitado, ao recebê-lo.
Dentre todos os elementos da tabela, os halogênios (elementos do grupo 7A) são os que possuem maiores valores absolutos de afinidade eletrônica, ao contrário dos metais do grupo 1A (alcalinos). Dois exemplos são o átomo de cloro (com afinidade eletrônica em módulo de 349 KJ/mol) e o de sódio (com afinidade eletrônica em módulo igual a 53 KJ/mol).
Praticamente, todos os elementos conhecidos liberam energia ao receber um elétron nas condições especificadas. Assim, o valor real da afinidade eletrônica é sempre um número negativo; onde quanto menor esse valor maior a energia liberada: assim, o átomo de cloro (-349 KJ/mol) libera mais energia que o de sódio (-53 KJ/mol).
Variação da Afinidade Eletrônica
Reatividade química
É a propriedade que ele tem de reagir quimicamente. Relaciona-se com o caráter metálico ou não-metálico do elemento e é consequência da ação conjunta de uma série de outras propriedades.
Maior tamanho do átomo ;
Menor potencial de ionização;
Menor eletro negatividade;
Maior eletropositividade.
Menor tamanho do átomo;
Maior eletroafinidade;
Maior eletronegatividade;
Menor eletropositividade.
Maior caráter metálico
Maior reatividade química do metal
Maior caráter não-metálico
Maior reatividade química do não metal
 propriedades aperiódicas
Massa atômica
É a unidade de peso de átomos feita por comparação com uma grandeza padrão (1/12 da massa de um átomo isótopo do carbono-12). Esta propriedade sempre aumenta de acordo com o aumento do número atômico, sem fazer referência à localização do elemento na tabela periódica.
Calor específico
 é a quantidade de calor que um grama de uma substância precisa absorver para aumentar sua temperatura em 1 °C, sem que haja alteração no seu estado físico. O calor específico de um elemento no estado sólido sempre diminui com o aumento do número atômico.
Dureza
É uma propriedade mecânica característica de materiais sólodos que representa a resistência destes materiais ao risco ou à penetração quando pressionados. Esta propriedade muito depende do estado em que se encontra o material, bem como das forças de ligação entre os seus átomos, moléculas ou íons. Quanto maior é o número atômico, maior também é a dureza do elemento químico.
Índice de refração
é uma propriedade física descrita como sendo a razão entre a velocidade da luz em dois meios diferentes (no ar e num corpo transparente mais denso). Tal propriedade também aumenta com o aumento do número atômico.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando