Buscar

Princípios Gerais da Homeostasia

Prévia do material em texto

Princípios Gerais da Homeostasia
Inicialmente, o termo “fisiologia”, tem por conceito o estudo da função do estado funcional do corpo, seus órgãos e etc. 
Já o termo “homeostasia”, é a relação de como o corpo e os órgãos funcionam de sua maneira correta, e como eles se regulam para isso. 
Homeos e Reostasia: estado de mudança. 
Meio Interno
Que também pode ser chamado de fluido extracelular, é onde estão os íons e nutrientes necessários para que as células se mantenham vivas. Dessa forma, todas as células vivem no mesmo ambiente. As células podem viver, crescer, e realizar suas funções especiais enquanto as concentrações adequadas de oxigênio, glicose, íons, aminoácidos, lipídios e outros constituintes estiverem disponíveis neste ambiente interno. 
Diferenças entre os fluidos extra e intracelular
O Fluido extracelular tem por característica a grande quantidade de sódio, cloreto e íons bicarbonato, além de nutrientes para as células. 
Também contém dióxido de carbono, que é transportado das células para os pulmões para ser excretado, além de outros produtos de excreção celulares. 
Já o fluido intracelular se difere significativamente do extracelular, por conter grandes quantidades de potássio, magnésio e íons fosfato em vez do sódio e íons cloreto que são encontrados no fluido extracelular. 
Sistema de Controle
O corpo humano possui milhares de sistemas de controle, em há uma grande dualidade entre “mudança” e “constância” desse sistema. Alguns sistemas de controle operam dentro dos órgãos para controlar funções de partes individuais destes; outros ainda operam por todo o corpo para controlar as inter-relações entre os órgãos. 
Sistema de controle “in vivo”
É formado pelas etapas: 
Nível de referência
Comparador
Retroalimentação negativa... ou
Anteroalimentação positiva
Sistema de entrada e saída
Cronobiologia
Estudo dos ritmos do ambiente, que tenta restabelecer os ciclos do mesmo. Obs: Alguns ritmos são independentes, como o NSQ – Núcleo Supra Quiasmático.

Continue navegando