Buscar

Logística Reversa: Conceitos e Práticas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Logística Reversa
Dentre as boas definições que trouxemos sobre a logística reversa, existe  definição do CSCMP (2006) é: “um segmento especializado da logística que foca na movimentação e gerenciamento de produtos e recursos após a venda e após a entrega ao consumidor, incluindo retorno de produtos e reparos.” A  Logística  Reversa,  dentre  outras  atividades,  trata principalmente de:
	
	A
	transportar   produtos   inservíveis, visando   conserto   ou descarte final.
	
	B
	analisar o processo logístico de trás para frente, analisando seus pontos de ineficiência ou erro.
	
	C
	retornar matéria prima ao armazém, quando dele retirado indevidamente ou em momento inadequado.
	
	D
	transportar produtos de volta ao fornecedor de matéria prima, quando o pedido não tiver sido atendido em conformidade com o contratado.
	
	E
	retornar matéria prima ao fornecedor por erro de fabricação.
Você acertou!
GABARITO: Aula 1 - Tema 4
Este é um dos passos da LR dentre muitos outros canais reversos que veremos adiante. Você pode observar na figura anterior que “um fluxo básico de como a abordagem do processo pode ocorrer, desde a coleta até o destino secundário” e que pode ser qualquer um daqueles que a figura de Lacerda nos aponta.
Questão 2/5 - Logística Reversa
Existem processos em que a LR apresenta maneiras diferentes de aplicação, todavia, a abordagem estratégica se faz necessária nos negócios e refere-se às decisões de logística reversa no macro ambiente empresarial constituído pela sociedade e comunidades locais, governos e ambiente concorrencial, portanto, levará em consideração as características que garantirão competitividade e sustentabilidade às empresas nos eixos econômico e ambiental por meio de diversificados objetivos empresariais como por exemplo:
I.   Recuperação de valor financeiro (Retorno do investimento);
II.  Seguimento de legislações;
III. Prestação de serviços aos clientes;
IV. Mitigação dos riscos ou reforço da imagem de marca ou corporativa e demonstração de responsabilidade social.
Analise as afirmativas acima e marque a alternativa correta.
	
	A
	Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	B
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	C
	Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
	
	D
	Nenhuma das afirmativas estão corretas.
	
	E
	Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
Você acertou!
AULA 2 – TEMA 2
Questão 3/5 - Logística Reversa
A Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei 21305, de 2 de agosto de 2010, torna obrigatória a logística reversa para diversos produtos e seus componentes. Considerando-se as informações da PNRS e o contexto da situação dos produtos após o uso pelo consumidor, a Logística Reversa recomenda, em relação a esses produtos, que se faça o:
	
	A
	Retorno, através do serviço público de limpeza urbana, sem a atuação dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes.
	
	B
	Retorno, de forma independente do serviço público de limpeza urbana, através da atuação dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes.
	
	C
	Envio para aterros sanitários devidamente monitorados, através da atuação do serviço de limpeza urbana e sem a participação dos fabricantes e comerciantes.
	
	D
	Retorno ao aterro sanitário de forma direta, feita pelo consumidor no descarte de lixo urbano.
	
	E
	Retorno ao lixão de forma direta, feita pelo consumidor no descarte de lixo urbano.
Você acertou!
GABARITO: AULA 3 - TEMA 3
Conforme comentado sobre a PNRS anteriormente, a PNRS buscou das industrias para a responsabilização do destino reverso dos materiais. Aproveite para ler também o item saiba mais, a seguir.
Questão 4/5 - Logística Reversa
Relembrando o conceito, a LR no pós-venda é definida como a área específica de atuação que se ocupa do equacionamento e operacionalização do fluxo físico e das informações logísticas correspondentes de bens de pós-venda, sem uso ou com pouco uso, os quais, por diferentes motivos, retornam aos diferentes elos da cadeia de distribuição direta, que se constituem de uma parte dos canais reversos pelos quais fluem esses produtos (LEITE, 2003).
Dentre as opções a seguir que abordam características de canais reversos de pós-venda, aponte a que está CORRETA :
	
	A
	Televisores e baterias são bens de pós venda.
	
	B
	A incineração é sempre uma disposição final ideal para os produtos de pós vendas.
	
	C
	Os itens de pós venda se caracterizam pela reutilização.
	
	D
	Economicamente um canal reverso de pós venda é tão importante como um canal direto de venda.
	
	E
	A reciclagem é tipicamente item do pós vendas.
Você acertou!
GABARITO: AULA 3 - TEMA 1
A importância dada ao canal de pós venda se deve justamente a grande fatores que justificam a LR, a satisfação do cliente e o atendimento à legislação conforme menciona o texto anterior sobre  a PNRS.
Questão 5/5 - Logística Reversa
Usualmente, pensamos em logística como gerenciamento do fluxo de produtos de seu ponto de aquisição até seu ponto de consumo, fornecedores, indústria, distribuidores, comerciantes e consumidores. No entanto, existe também um fluxo logístico reverso, do ponto de consumo até o ponto de origem, que precisa ser gerenciado
Analise as alternativas abaixo e marque a que apresenta a sequência correta, em relação ao fluxo logístico reverso, conforme conteúdo abordado na disciplina.
	
	A
	Consumidores, comerciantes, distribuidores, indústria, fornecedores.
	
	B
	Consumidores, Industria, distribuidores, fornecedores, comerciantes.
	
	C
	Consumidores, comerciantes, indústria, fornecedores, distribuidores
	
	D
	Consumidores, distribuidores, comerciantes, fornecedores, indústria
	
	E
	Consumidores, fornecedores, comerciantes, indústria, distribuidores.
Você acertou!
AULA 1 – TEMA 1
Questão 6/7 - Logística Reversa (questão opcional)
A área que estamos conversando é uma nova área da logística empresarial que tem como objetivo gerenciar e operacionalizar o retorno de bens e materiais após sua venda e consumo, às suas origens, agregando valor aos mesmos. Dentro do contexto econômico, ambiental e social, essa nova ferramenta vem contribuir de forma significativa para o reaproveitamento de produtos e materiais após seu uso, amenizando os prejuízos causados ao meio-ambiente pelo grande volume de bens fabricados pelos complexos produtivos.
Com base neste contexto, assinale a área correta da Logística empresarial que planeja, opera e controla o fluxo e as informações correspondentes ao retorno dos bens de pós-vendas e pós consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo por meio de canais de distribuição reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas.
Nota: 0.0
	
	A
	Logística Reversa
GABARITO: Aula 1- Tema 1
Este é um dos importantes conceitos associados à logística empresarial.
	
	B
	Gestão ambiental
	
	C
	Marketing de serviços
	
	D
	Administração da produção
	
	E
	Cadeia de suprimentos
Questão 7/7 - Logística Reversa (questão opcional)
Aprendemos na rota de aprendizagem e na aula online que os canais logísticos reversos podem ser de pós-venda ou de pós-consumo. A logística reversa de pós-venda trata do retorno do produto de pós-venda, sem uso ou com pouco uso que é devolvido por razões comerciais, por garantia ou substituição de componentes. O produto de pós-venda é aquele com pouco uso ou que não chegou a ser utilizado e que por diferentes motivos será reintegrado ao mercado.
Já a logística reversa de pós-consumo Leite (2009, p. 20), define “como a que planeja, opera e controla o fluxo de retorno dos produtos de pós-consumo ou de seus materiais constituintes, classificados, em função de seu estado de vida e origem, em condições de uso, fim de vida útil e resíduos industriais”. O bem de pós-consumo é aquele que já foi utilizado e que chegou ao fim de sua vida útil, mas que ainda poderá ser aproveitadopara outros fins específicos.Com base nestes conceitos, podemos afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	Enquanto nos canais de distribuição reversos de pós-venda, os bens sofreram maior utilização, nos canais reversos de pós-consumo, os bens sofreram pouca ou nenhuma utilização.
	
	B
	Enquanto nos canais de distribuição reversos de pós-consumo, os bens não sofreram utilização, nos canais reversos de pós-venda, os bens sofreram muita utilização.
	
	C
	Enquanto nos canais de distribuição reversos de pós-consumo, os bens não sofreram utilização, nos canais reversos de pós-venda, os bens sofreram pouca ou nenhuma utilização.
	
	D
	Enquanto nos canais de distribuição reversos de pós-consumo os bens sofreram maior utilização, nos canais reversos de pós-venda os bens sofreram pouca utilização.
GABARITO: Aula 2 - Tema 4
Conforme vimos em aula, a evolução da LR e os fluxos deram início com base na LR de pós consumo, considerando os resíduos como precursores.
	
	E
	Enquanto nos canais de distribuição reversos de pós-venda, os bens sofreram nenhuma, nos canais reversos de pós-consumo, os bens sofreram pouca utilização.

Outros materiais

Outros materiais