Buscar

O ambiente e as doenças do trabalho

Prévia do material em texto

Disciplina: O Ambiente e as Doenças do Trabalho (NPG 1446)
Tutor: Prof. Ismael Costa
Após a leitura do texto disponível em http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/quinhentos-anos-de-atraso-ou-o-acougue-brasileiro/, descrever:
Quais são os agentes químicos, físicos e biológicos que mais afetam os trabalhadores do setor de frigoríficos de carne.
Quais são as medidas de segurança do trabalho que podem ser desenvolvidas num açougue de pequeno porte.
1 - Já é de conhecimento público que a situação dos funcionários de frigoríficos de carne está cada dia mais caótica. Seres humanos com rotinas de trabalho exaustivas e que, muitas das vezes, não são recompensadas da maneira adequada. Porém, não é apenas a questão financeira que mais preocupa os trabalhadores e sim, todos os perigos que estão sujeitos em seu local de trabalho, seja com lâminas afiadas, máquinas ou até mesmo a temperatura muito baixa do ambiente.
O frio é um dos agentes físicos capazes de causar um alto índice de estresse do organismo, além de possíveis casos de ulcerações e hipotermia. Outro agente físico muito comum de ser encontrado nos frigoríficos são os ruídos causados pelas máquinas através de ondas sonoras que podem alterar a pressão acústica incidente sobre os funcionários e, consequentemente, danos ao aparelho auditivo. O calor e a umidade são outros tipos de agentes físicos presentes nos frigoríficos.
Quanto aos agentes biológicos, os funcionários estão sempre sujeitos a possíveis doenças como brucelose, tuberculose causadas por bactérias existentes, entre outras a partir do contato com sangue de animais contaminados, por exemplo.
Os agentes químicos existentes são a partir da inalação de produtos químicos que podem causar intoxicações agudas pela qualidade do ar e também pela amônia, que é muito utilizado por ter um elevado calor de vaporização e, sendo assim, apresente um bom custo-benefício quando presente no ciclo de refrigeração dos frigoríficos.
2 - Em um açougue de pequeno porte a segurança será sempre fundamental para que alcance um determinado sucesso. A utilização de EPI's como as luvas aderentes, roupas térmicas para reduzir a influência do frio. Outra questão muito importante é a separação e a boa escolha de toda a carne e principalmente o sangue dos animais pelas quais os funcionários estarão em contato para reduzir uma possível contaminação a partir dos agentes biológicos ali presentes. 
Portanto, na falta de inspeção adequada, microorganismos e bactérias podem causar doenças aos humanos, assim como alguns produtos químicos podem ter sido usados na criação dos animais que são capazes de afetar a saúde humana quando não há a fiscalização devida, tornando imprescindível a presença de um profissional que acompanhe toda a rotina dos trabalhadores e os produtos que estão sendo utilizados.
1

Continue navegando