Buscar

AOL 06 Atividade Contextualizada Economia e Mercado Global 2019.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNINASSAU
GESTÃO PUBLICA – EAD
ECONOMIA E MERCADO GLOBAL 2019.1
Professor 
Antônio Alfredo Oliveira Lima de Menezes Junior
Tutor
Carlos Braga
Aluno
Antônio Marcio Cardoso Machado
 
Uma dos maiores desafios que a humanidade ira enfrentar, nos próximos anos é a falta de agua, muitas ações já estão sendo elaboradas por países e órgãos. No Brasil entre 18 e 23 de março de 2018, foi realizado em Brasília o 8º Fórum mundial das Aguas, onde foi apresentado um documento elaborado pela (ANA), (IPEA), (PUND), e o (IPC-IG), com o intuito de realizar o diagnostico de politicas, experiências de gestão, indicadores e propostas de implantação para as metas do (ODS-O6).
No documento “Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis e os Desafios Para a Gestão de Aguas”, foram apresentado por renomados especialistas e representantes da academia, representantes ativos do setor produtivos, de órgãos governamentais e de entidades da sociedade civil, oito metas do ODS-6, que apontam desafios, experiências, lacunas existentes nas politicas publicas e sugestões importantes que auxiliam na continuidade de estudos e trabalhos relacionados à gestão de recursos hídricos em nosso país. 
Um dos grandes problemas a ser enfrentada esta relacionada à gestão da agua e o saneamento básico no país, atualmente cerca de 90% da população tem acesso a agua potável e apenas 50% tem acesso a sistema de esgotos, porem, as ações do governo para mudar esse quadro vem sendo atuante desde o século passado, guando foram criadas varias diretrizes especificas para o assunto como, por exemplo, a Política Nacional de Recursos Hídricos, em 1997, com uma abordagem de governança mais adequada ao trato com os recursos ambientais e reconhecidos avanços alcançados na gestão dos recursos hídricos. A Lei 9.433, de 08 de janeiro de 1997, também chamada de Lei das Águas. Apesar da fragilidade e dificuldades encontradas na aplicação de politicas publicas espera-se atingir metas da ODS-6, para um melhor aproveitamento do uso e gerenciamento dos recursos hídricos do nosso país para isso tanto o estado como sociedade civil devem assumir papel de protagonistas nessa luta.
Listas de abreviaturas:
ANA – Agência Nacional de Águas 
IPEA – Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicas
PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento
IPC-IG – Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo
ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Referencias bibliográficas:
http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/relatorio_institucional/180315_relatorio_agua_e_saneamento.pdf

Continue navegando