Buscar

RELATÓRIO I eletrodo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

RELATÓRIO I
ELETRODO REVESTIDO
Bruna Soares Rezende
Gabriel Dezordi Teixeira
Mateus Oliveira
William Krainski
OBJETIVO: estudar e avaliar a influência da corrente na eficiência da fusão e da soldabilidade na soldagem a arco elétrico utilizando os eletrodos revestidos E-6010 e E-6013 e E-7018
INTRODUÇÃO
 	O estudo da eficiência de fusão pode auxiliar em determinar fatores como a produtividade e o custo de produção, sendo a eficiência um importante parâmetro para selecionar processos de soldagem a arco elétrico com eletrodo revestido. 
SOLDAGEM
 Processo mais importante e o mais utilizado industrialmente na união dos metais.
“Processo de união de materiais usados para obter a união localizada de metais e não-metais, produzida por aquecimento até uma temperatura adequada, com ou sem a utilização de pressão e/ou material de adição”
(American Welding Society – AWS)
Soldagem Por Fusão/ Arco Elétrico Com Eletrodo Revestido
	Arco Elétrico: é formado por uma descarga elétrica e também é mantido por um gás ionizado a alta temperatura
	Na soldagem com eletrodo revestido, este arco é formado entre o eletrodo e a peça
Tipos de Eletrodos
E6013 (rutílico) apresentam média a baixa penetração e cordões de solda planos, permitindo a soldagem de chapas finas com esses eletrodos. 
E6010 (celulósico) proporcionam um metal de solda melhor. A escória gerada durante a soldagem desse material é mínima e de fácil remoção. O arco tem uma penetração profunda.
E7018, possuem uma quantidade considerável de pó de ferro ao revestimento, o que resulta num arco mais suave e com menos respingos. Melhor estabilidade do arco, na direção do arco e na facilidade de manuseio em todas as posições.
Fontes de Energia
Corrente contínua oferece maior estabilidade ao arco. 
(-)CC a polaridade é direta onde o eletrodo é ligado ao pólo negativo, e faz com que o eletrodo tenha um maior aquecimento,e isso aumenta sua taxa de fusão e faz com que a solda possua pouca penetração.
 (+)CC a polaridade é reversa, e o eletrodo é ligado ao polo positivo e a peça ao negativo fazendo com que haja um maior aquecimento da peça a ser soldada, e produz soldas com uma maior penetração e um cordão de solda mais fino.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
	O experimento foi constituído da realização da soldagem de seis chapas utilizando cada um dos eletrodos revestidos 
um 6010 (2,5 mm) e dois 6010 (3,5 mm); 
um 6013 (2,5 mm) e um 6013 (3,25 mm);
um 7018 (3,25 mm)] com a polaridade+CC.
 Avaliados os pesos iniciais e finais, tanto das chapas quanto dos eletrodos, para podermos realizar as comparações e cálculos.
Materiais
Máquina de solda (-)CC e (+)CC:
Eletrodos:
Eletrodo revestido rutílico E-6013;
Eletrodo revestido celulósico E-6010;
Eletrodo revestido E-7018;
Chapas;
Balança;
Equipamento de proteção individual para soldagem (EPI):
Avental de raspa;
Blusão de raspa;
Luvas de raspa;
Máscara de solda; 
Óculos de proteção;
Perneira de raspa.
Discussões
Eletrodo E6013 apresenta um cordão de solda plano e estável, menos profundo, e consequentemente com menos respingos que os eletrodos de revestimento celulósico E6010 que foi projetado para oferecerem maior penetração. Entretanto o E7018 por ter acrescimentos de pó de ferro ao revestimento, o que também resulta num arco mais suave e com menos respingos e maior facilidade de manuseio.Isso pôde ser observado durante o teste prático, devido à obtenção de menos respingos durante a soldagem com eletrodos E6013 e E7018.
Discussões
	CC+produz cordões de formato fino e com alta penetração. Este fator de penetração também é influenciado pelo tipo de eletrodo, sendo esperada maior taxa de penetração do eletrodo E6010 em comparação ao E6013 e o E7018. Durante a prática de soldagem a largura do cordão de largura do cordão e penetração da solda observada apresentaram características muito semelhantes, provavelmente por falta da execução correta do procedimento de soldagem. 
Conclusão
	A taxa de deposição é influenciada pelo tipo do eletrodo e a amperagem , que tem ação direta quanto à espessura, profundidade, quantidade de respingos e escórias, e tudo isso é levado em consideração dependendo do serviço que será realizado e do material que será soldado. 
	Contudo, conferindo, os valores para eficiência de deposição estão distantes dos valores estabelecidos pela literatura e a qualidade da solda está inferior, com muitos respingos e com um cordão relativamente baixo, e essa má qualidade possivelmente se dá à inexperiência dos soldadores.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais