Buscar

Areas de atuação Apresentação

Prévia do material em texto

ODONTOLOGIA 
Cirurgião-Dentista
Dentista/ Odontólogo
ÁREAS DE ATUAÇÃO
1. Clínico Geral
Depois de cinco anos de estudo, o cirurgião-dentista estará apto a cuidar da saúde bucal do paciente, preservando o estado geral dos dentes e a higiene da boca. 
É a atividade mais generalista da Odontologia
2.  Saúde Coletiva
Nesse segmento, o profissional se aprofunda na formação humanista, podendo atuar em planos de saúde e cooperativas, além de participar de programas de assistência social em postos de saúde e unidades básicas.
O trabalho desses profissionais de Odontologia é considerado um dos mais importantes em termos sociais e de prevenção.
3. Odontologia Legal
O profissional desse segmento estará apto a realizar exames e perícias judiciais visando à elaboração de laudos técnicos e atestados. Ele está habilitado a fazer a identificação de corpos pela análise da arcada dentária.
O dentista especialista em Odontologia Legal trabalha em universidades, convênios odontológicos, IMLs — Institutos Médico-Legais —, prestando consultorias, ou atua como autônomo.
4. Periodontia
O especialista em Periodontia cuida da saúde das gengivas e dos ossos que sustentam os dentes por meio de raspagens, cirurgias e outros procedimentos em volta do dente.
Esse trabalho é muito importante, pois sem a devida atenção essas doenças afetam estruturas importantes da boca e podem causar uma inflamação de origem bacteriana.
5. Endodontia
Esse especialista trata dos problemas relacionados à polpa dentária e à raiz dos dentes.
Tratamento de canal.
6. Odontologia do Trabalho
A Odontologia do Trabalho é a área que tem por objetivo a melhoria da saúde oral, seus efeitos e influência sobre atividade laboral. O dentista deve realizar o diagnóstico das doenças ocupacionais, além da manutenção da saúde bucal dos trabalhadores no ambiente de trabalho
Os profissionais de Odontologia podem trabalhar no serviço público, abrir consultório próprio ou atender em empresas privadas, como hospitais, clínicas especializadas, sindicatos, escolas, postos de saúde, entre outros.
7. Odontopediatria
A Odontopediatria é a área da Odontologia que cuida da saúde bucal das crianças.
Diagnóstico, a prevenção, tratamento e controle dos problemas de saúde bucal do bebê, da criança e do adolescente;
É fundamental que o dentista que atua nessa área tenha calma e paciência. 
 8. Ortopedia Funcional dos Maxilares 
A ortopedia funcional dos maxilares é uma especialidade da Odontologia que soluciona desequilíbrios ósseos, musculares e de funcionamento dos maxilares; alinhamento dos dentes e problemas da articulação temporomandibular. 
 tais disfunções em pessoas de qualquer idade, usando aparelhos removíveis.
9. Odontogeriatria
É o ramo da odontologia tem como foco específico o cuidado bucal da população idosa, visando contribuir para o envelhecimento saudável, por meio de procedimentos preventivos, curativos e paliativos.
10. Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais (PNE)
Prevenção, diagnóstico, tratamento e controle dos problemas de saúde bucal de pacientes que tenham alguma alteração no seu sistema biopsicossocial.
11. Odontologia Hospitalar
Odontologia Hospitalar pode ser compreendida por cuidados das alterações bucais que exigem intervenções de equipes multidisciplinares nos atendimentos de alta complexidade.
12. Odontologia do Esporte
trabalha com as particularidades e especificidades dos atletas com a intenção de promover, além de saúde bucal adequada, uma melhora no seu rendimento físico.
13. Cirurgia e Traumatologia
Buco Maxilo Facial
É a especialidade que tem como objetivo o diagnóstico e o tratamento cirúrgico e coadjuvante das doenças, traumatismos, lesões e anomalias congênitas e adquiridas do aparelho mastigatório e anexos, e estruturas crânio-faciais associadas.
14. Prótese Buco Maxilo Facial
É a especialidade que tem como objetivo a reabilitação anatômica, funcional e estética, por meio de substitutos aloplásticos, de regiões da maxila, da mandíbula e da face ausentes ou defeituosas, como sequelas de cirurgia, de traumatismo ou em razão de malformações congênitas ou de distúrbios do desenvolvimento. 
15. Prótese Dentária
É a especialidade que tem como objetivo a reconstrução dos dentes parcialmente destruídos ou a reposição de dentes ausentes visando à manutenção das funções do sistema estomatognático, proporcionando ao paciente a função, a saúde, o conforto e a estética. 
16. Dentística
Tem por finalidade preservar e/ou devolver ao elemento dental sua integridade morfológica, funcional e estética, que podem ser alteradas pelas mais diversas causas, entre elas, as lesões cariosas.
Atualmente a dentística pode ser dividida em: Preventiva, Restauradora e Estética.
17. Implantodontia
É a especialidade que tem por objetivo a implantação na mandíbula e na maxila, de materiais aloplásticos destinados a suportar próteses unitárias, parciais e próteses totais. 
18. Estomatologia
É a especialidade que tem como objetivo a prevenção, o diagnóstico, o prognóstico e o tratamento das doenças próprias da boca e suas estruturas anexas, das manifestações bucais das doenças sistêmicas.
19. Patologia Bucal
É a especialidade que tem como objetivo o estudo dos aspectos histopatológicos das alterações do complexo buco-maxilo-facial e estruturas anexas, visando ao diagnóstico final e ao prognóstico dessas alterações, por meio de recursos técnicos e laboratoriais.
Execução de exames laboratoriais microscópicos, bioquímicos e outros, bem como a interpretação de seus resultados, além da requisição de exames complementares como meio auxiliar no diagnóstico de patologias do complexo buco-maxilo-facial e estruturas anexas. 
20. Radiologia Odontológica e Imaginologia
É a especialidade que tem por objetivo a aplicação dos métodos exploratórios por imagem com a finalidade de diagnóstico, acompanhamento e documentação do complexo buco-maxilo-facial e estruturas anexas. 
21. Ortodontia
É a especialidade que tem como objetivo a prevenção, a supervisão e a orientação do desenvolvimento do aparelho mastigatório e a correção das estruturas dento- faciais, incluindo as condições que requeiram movimentação dentária, bem como a harmonização da face no complexo maxilo-mandibular. 
22. Harmonização Orofacial
É a especialidade que tem como objetivo obter o equilíbrio estético e funcional da face.
Toxina Botulínica
Preenchedores faciais
Fios Faciais
Bioplastia Facial
Bioestimuladores de colágeno 
Fototerapia facial

Continue navegando