Buscar

NOVO SLIDE MATA ATLÂNTICA

Prévia do material em texto

TRABALHO DE GEOGRAFIA
TEMA: MATA ATLÂNTICA
7º ano B
professor: Jeferson
 GRUPO: 
Ana Clara
Ana Julia
Maria Clara
Marina Hillary
Tatiele
Definição da mata atlântica
A Mata Atlântica é um bioma composto por um conjunto de florestas e ecossistemas que corresponde a 15% do território brasileiro.
Desde 1500, essa área vem sofrendo com o desmatamento, as queimadas e a degradação do ambiente.
É por isso que, atualmente, a vegetação corresponde a apenas 7% da mata original, com árvores de médio e grande porte, constituindo uma floresta densa e fechada
Características da Mata Atlântica
Considerado um dos mais ricos biomas do planeta, ou seja, com maior biodiversidade, a Mata Atlântica é a segunda maior floresta em extensão do Brasil, constituída de planaltos e serras.
Sua área abrange a costa leste, sudeste e sul do Brasil e, além disso, uma parte do Paraguai e da Argentina.
Dentre os estados brasileiros, ela está presente em 17 deles: Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Sergipe, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
FAUNA
A fauna é muito rica. abriga 849 espécies de aves, 370 espécies de anfíbios
200 espécies de répteis, 270 de mamíferos e cerca de 350 espécies de peixes.
Muito animais correm o risco de extinção: mico-leão-dourado, bugio, veado, gambá, cutia, tatu-canastra, mono-carvoeiro, arara-azul-pequena, lontra, quati, anta, onça-pintada, jaguatirica, capivara, etc.
FLORA
Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, na Mata Atlântica existem aproximadamente 20.000 espécies vegetais correspondentes a mais de 35% das espécies existentes no Brasil.
Estudos apontam uma grande diversidade de árvores por hectare, maior do que a encontrada na Amazônia peruana. Isso pode representar a maior diversidade de árvores por unidade de área do mundo!
Encontram-se bromélias, begônias, orquídeas, ipê, palmeiras, quaresmeira, pau-brasil, cipós, briófitas, jacarandá, peroba, jambo, jequitibá-rosa, imbaúba, cedro, tapiriria, andira, ananás e figueiras.
FLORA
SOLO
O solo, é bastante raso, com pH ácido, pouco ventilado, sempre úmido e extremamente pobre, recebendo pouca luz
Devido à absorção dos raios solares pelo estrato arbóreo. ...
 O solo raso e encharcado é favorável ao desbarrancamento e à erosão, eventos bastante comuns na floresta atlântica.
solo
RELEVO
O Relevo da Mata Atlântica se apresenta ondulado, bastante montanhoso(serra do Mar e serra da Mantiqueira).
 Esse ecossistema corresponde aos climas tropical litorâneo úmido(na faixa litorânea Nordestina)
 tropical de altitude(no Sudeste) e subtropical úmido(do Sul).
 
CLIMA
O clima da Mata Atlântica é predominantemente tropical úmido, influenciado pelas massas de ar úmidas vindas do Oceano Atlântico.
Apresenta também outros microclimas ao longo da mata, uma vez que as grandes árvores que compõem a vegetação geram sombra e umidade.
Além do clima tropical litorâneo úmido, presente na região nordestina, a Mata atlântica engloba também os climas tropical de altitude, na região sudeste, e o subtropical úmido, na região sul.
IMPACTOS AMBIENTAIS
A Mata Atlântica é uma das florestas tropicais mais ameaçadas do mundo. 
É o ecossistema brasileiro que mais sofreu os impactos ambientais dos ciclos econômicos da história do país. 
Ela tinha uma área equivalente a um terço da Amazônia, ou 12% do território nacional, estendendo-se do Ceará ao Rio Grande do Sul. Hoje, está reduzida a apenas 7% de sua área regional.
localização
A mata atlântica originalmente percorria o litoral brasileiro de ponta a ponta.
 Estendia-se do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, 
E ocupava uma área de 1,3 milhão de quilômetros quadrados. Tratava-se da segunda maior floresta tropical úmida do Brasil, só comparável à Floresta Amazônica.
MAPA DA LOCALIZAÇÃO
ATIVIVIDADES ECONÔMICAS
Da população brasileira, 61% vive na área de domínio da Mata Atlântica, que mantém as nascentes e mananciais que abastecem as cidades e comunidades do interior, regula o clima
 
abriga comunidades tradicionais, incluindo povos indígenas. Entre os povos indígenas que vivem no domínio da Mata Atlântica estão os Wassu, Pataxó, Tupiniquim, Gerén, Guarani, Krenak, Kaiowa e outros.
 
Entre os usos econômicos da mata estão as plantas medicinais (a maioria não estudadas), como espinheira-santa, caixeta, e o turismo ecológico.

Continue navegando