Buscar

teste 1 politicas publicas

Prévia do material em texto

Forum1 (1 paragrafo ate 110 palavras)
Responder à proposta: Em sua vivência escolar na Educação Básica, enquanto aluno (a), você recebeu alguma informação sobre a gestão democrática da sua escola? Qual foi ela? No que você teve seus direitos garantidos? Por que a gestão democrática deve ser praticada pelos educadores?
 Sim, no período educacional em que estudava, tinha uma espécie de votação para escolher representante de sala, que era designado a participar de reuniões com os alunos, depois o representante levava o assunto para reuniões junto com os professores, não me recordo muito bem, mas se não estou enganada era o grêmio estudantil. Muitas coisas foram conquistas pela grande participação dos alunos.
O que consigo me recordar da época da educação básica em relação a gestão democrática é muito pouco, lembro que tinha as reuniões na escola, não só de pais e responsáveis, mas também as reuniões da APM onde meus pais participaram porque ajudavam a discutir para onde iria a verba arrecada e o que mais era urgente, qual o problema que necessitava de maior urgência. Lembro me que tínhamos uma ótima merenda, tínhamos logo que  chegávamos na escola o leite com quilke e um pão e na hora do recreio uma excelente comida caseira, além de ter uma cantina para vender besteirinhas para quem não almoçava. 
Questão 1Texto da questão
Leia o texto e assinale a alternativa correta
O que justifica a existência da pedagogia é o fato de esse campo ocupar-se do estudo sistemático das práticas educativas que se realizam em sociedade como processos fundamentais da condição humana. 
Neste sentido, podemos dizer que:
a) A pedagogia, serve para investigar a natureza, as finalidades e os processos necessários às práticas educativas com o objetivo de propor a realização desses processos nos vários contextos em que essas práticas ocorrem.
b) O percurso histórico de formação da profissão docente, prevê somente a formação de professores com o desenvolvimento pessoal.
c) Pedagogo é o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, indireta ou diretamente vinculadas à organização e aos processos de aquisição de saberes e modos de ação, com base em objetivos de formação humana definidos em uma determinada perspectiva.
Escolha uma:
Somente a alternativa C está correta
As alternativas A e C estão corretas
Todas alternativas estão corretas
As alternativas A e B estão erradas
Questão 2
Texto da questão
Como a Constituição Federal determina, há diferentes formas de encaminhamento de demandas populares em que a sociedade organizada catalisa e potencializa as demandas gerais.
Neste sentido, é correto afirmar:
a) Umas das formas de encaminhamento se dá através dos Conselhos, que servem como ponte que sustenta a participação da sociedade no estado democrático de direitos;
b) As associações e órgãos de classe, sindicatos e entidades da sociedade civil, não podem apresentar sugestões legislativas, com exceção aos partidos políticos;
c) Os órgãos e as entidades da administração pública direta e indireta, como o Conselho Nacional de Educação, Sindicato de Supervisores de Ensino Oficial do Estado de São Paulo, também podem fazer encaminhamentos das demandas.
Escolha uma:
As alternativas A e C estão erradas
Todas alternativas estão corretas
Somente a alternativa C está correta
Somente a alternativa B está errada
Questão 3
Texto da questão
A Constituição brasileira prescreve em nossa democracia participativa, mecanismos de políticas públicas para as áreas sociais e entre elas está a Política Pública da Educação, no intuito de garantir a continuidade das metas, respeitando, porém, as particularidades da federação (estados e municípios). Neste contexto, e de acordo com o que estudamos em nosso conteúdo, indique quais são todos os atores da educação, apontados pelo Ministério:
a.    Educadores e gestores
b.    Educadores e pesquisadores
c.    Educadores e estudantes
d.    Educadores e servidores da área de educação
e.    Educadores, gestores, pesquisadores, estudantes e servidores da área de educação
Escolha uma:
Somente as alternativas ¨a¨e ¨são corretas
Somente a alternativa ¨c¨ está completamente correta
Somente as alternativas ¨a¨ e ¨c¨ estão corretas
Somente a alternativa ¨e¨ está completamente correta
Questão 4
Texto da questão
Sua profissão está subordinada a prioridades da política de formação de professores, pois você faz um curso de Pedagogia. Ainda, a compreensão de que os saberes dos professores possuem múltiplas fontes, a docência é um processo que se constrói permanentemente, aliando o espaço da prática com o da reflexão teorizada.
Assim, podemos afirmar que:
a) A Política Educacional indicou e o Conselho Nacional aprovou que a formação superior é condição mínima para se exercer da docência.
b) A partir das políticas vigentes, não há mais no Brasil professores leigos (apenas com curso primário completo).
c) A prática pedagógica se sobrepõe a formação docente.
Escolha uma:
As alternativas A e B estão erradas
Somente a alternativa C está correta
As alternativas B e C estão corretas
Somente a alternativa A está correta
Questão 5
Texto da questão
É interessante verificar como o conceito evoluiu com o passar dos anos e constatar que a gestão escolar atualmente permite interpretar como gestão no sentindo de gerir uma instituição escolar, exercitando estratégias no cotidiano, com a finalidade de promover uma vivência democrática no espaço educacional. 
Neste contexto, podemos afirmar que a gestão:
a) Constitui uma dimensão e um enfoque de atuação que objetiva promover a organização, a mobilização e a articulação de todas as condições materiais e humanas necessárias para garantir o avanço dos processos socioeducacionais dos estabelecimentos de ensino, no intuito de promover a aprendizagem efetiva pelos alunos, de modo a torná-los capazes de enfrentar adequadamente os desafios da sociedade globalizada e da economia centrada no conhecimento.
b) É o processo de trabalhar com e através de grupos ou indivíduos para atingir objetivos organizacionais; enquanto a administração diz respeito à direção e ao controle da vida num sistema social.
c) Se refere à aplicação da teoria e prática da gestão do ensino ou das instituições educacionais
Escolha uma:
Somente a alternativa A está correta
As alternativas B e C estão erradas
Todas alternativas estão corretas
Todas alternativas estão erradas
Questão 6
Texto da questão
O pedagogo é o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, indireta ou diretamente vinculadas à organização e aos processos de aquisição de saberes e modos de ação, com base em objetivos de formação humana definidos em uma determinada perspectiva
Dentre essas instâncias, o pedagogo pode atuar:
a) nos sistemas macro, intermediário ou micro de ensino (gestores, supervisores, administradores, planejadores de políticas educacionais, pesquisadores ou outros);
b) nas escolas (professores, gestores, coordenadores pedagógicos, pesquisadores, formadores etc.);
c) nas instâncias educativas não escolares (formadores, consultores, técnicos, orientadores que ocupam de atividades pedagógicas em empresas, órgãos públicos, movimentos sociais, meios de comunicação; na produção de vídeos, filmes, brinquedos, nas editoras, na formação profissional etc.).
Escolha uma:
As alternativas A e B estão erradas
Somente a alternativa C está correta
Todas alternativas estão corretas
As alternativas A e C estão erradas
Questão 7
Texto da questão
A Constituição Federal de 1988, ao incorporar os direitos humanos e a democracia plena em nosso País, impôs ao legislativo a regulamentação de tais direitos e o incentivo de uma participação cada vez maior dos cidadãos e cidadãs. É com este intuito que a partir de 1988 os vários setores da sociedade organizada pressionam e colaboram na elaboração e aprovação das legislações complementares, com objetivo de regulamentar e aprofundar os direitos humanos, os direitos sociais e a democracia participativa.Neste contexto, observe as afirmativas abaixo e selecione a(s) que estiver(em) correta(s), assinalando a respectiva alternativa:
a) Em se tratando de movimentos pela educação, a “Todos pela Educação” é uma organização governamental instituída com objetivo de contribuir para a efetivação do direito de todas as crianças e jovens à Educação Básica de qualidade.
b) Os direitos sociais são: a educação; a saúde; a alimentação; o trabalho; a moradia; o transporte; o lazer; a segurança; a previdência social; a proteção à maternidade e à infância; a assistência aos desamparados.
c) Em todas estas áreas dos direitos sociais foram criados ao longo dos anos, Conselhos, tanto na instância Federal, como no Distrito Federal, nos Estados e Municípios, que tratam de setores de cada um dos direitos.
Escolha uma:
Somente a alternativa A está correta
As alternativas B e C estão erradas
Somente as alternativas B e C estão corretas
Todas alternativas estão corretas
Questão 8
Texto da questão
No processo de gestão democrática da coisa pública, estabelecida pela Constituição de 1988, os Conselhos assumem uma nova institucionalidade, com dimensão de órgãos de Estado, expressão da sociedade organizada.
Em relação aos Conselhos, podemos afirmar que:
a) Não se lhes atribui responsabilidades de governo, mas de voz plural da sociedade para situar a ação do Estado na lógica da cidadania.
b) Em seu papel mediador entre a sociedade e o governo, os Conselhos representam o contraditório social.
c) São espaços de interface entre o Estado e a sociedade
Escolha uma:
Todas alternativas estão erradas
As alternativas B e C estão erradas
Somente a alternativa A está correta
Todas alternativas estão corretas
Questão 9
Texto da questão
Na década de 90 do século passado, quando foram sendo implantados os Conselhos Educacionais, toda a sociedade naquela época precisava ser preparada para atuar de forma acertada e efetiva. Todos atores precisaram aprender: secretários municipais e estaduais de educação, dirigentes de sistemas, supervisores, equipes de direção, professores, monitores, merendeiras pais, alunos e comunidade em geral. Para atuar na mudança de paradigma, a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, por meio da Coordenação-Geral de Articulação e Fortalecimento Institucional dos Sistemas de Ensino do Departamento de Articulação e Desenvolvimento dos Sistemas de Ensino, desenvolveu ações no sentido de implementar o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares.
Neste contexto, assinale a afirmativa correta:
a) o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares atuou em regime de colaboração com os sistemas (estadual e municipal) de ensino, visando fomentar a implantação e o fortalecimento de Conselhos Escolares nas escolas públicas de Educação Básica.
b) O programa comprometeu-se a subsidiar os dirigentes e técnicos das secretarias estaduais e municipais de educação na discussão do processo de implantação e fortalecimento dos Conselhos Escolares no contexto da política do gestor democrático nas escolas.
c) O Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares contou com a participação de organismos nacionais e internacionais em um Grupo de Trabalho constituído para discutir, analisar e propor medidas para sua implementação.
Escolha uma:
As alternativas B e C estão erradas
Somente a alternativa A está correta
Todas alternativas estão erradas
Todas alternativas estão corretas
Questão 10
Texto da questão
Há pouco mais de três décadas o Brasil vem protagonizando um debate sobre tema que tornou-se conhecido como “gestão democrática” no campo da política educacional e que passou a integrar a pauta das agendas de políticas que vieram a ser definidas desde então.
Podemos afirmar que é correto dizer que:
 a.    A expressão integrava as palavras de ordem do movimento de educadores em tempos então conhecidos como de “abertura” política, os quais assinalaram a transição da ditadura para a democracia.
b.    A ideia da gestão democrática como princípio orientador da educação pública foi incorporada à Constituição Federal de 1988 (Art. 206, VI) e referendada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Lei nº 9.394/1996. Art. 3º, VIII).
c.    Compreendemos que a importância dos professores e gestores para a oferta de uma educação de qualidade para todos é amplamente reconhecida. Desse modo, a formação inicial e continuada, os planos de carreira, as condições de trabalho e a valorização desses profissionais, entre outros aspectos, ainda são desafios para as políticas educacionais no Brasil.
Escolha uma:
Nenhuma das alternativas é correta
As alternativas ¨a¨ ¨b¨ e ¨c¨estão corretas
Somente a alternativa ¨b¨ está correta
As alternativas ¨b¨ e ¨c¨ estão erradas
Conforme previsto na Constituição Federal de 1988, a  é um direito social. Em todas áreas dos direitos sociais foram criadas ao longo dos anos, tanto na instância Federal, como no Distrito Federal, nos Estados e  ,  que tratam de setores de cada um dos direitos. Só para garantir acompanhamento  na Educação Básica há os Conselhos da  , nas três instâncias; o Conselho da Merenda Escolar, o Conselho de Acompanhamento do Fundeb, Conselhos Tutelares, Conselhos Escolares e Conselho da Saúde. Vejam como é extensa a rede de acompanhamento e  das escolas. Ressalto ainda que os resultados são insuficientes, portanto, maior deve ser a mobilização para a qualificação da Educação Básica.
1- pratica esportiva/ liberdade /educação
2- bairro / município / região
3- grupos*/ parques/ conselhos
4- social / administrativo / orçamentário
5- assistência social/ administrativo/ educação
6- representação/avaliação / valorização

Continue navegando

Outros materiais