Buscar

testes politicas publicas 1

Prévia do material em texto

1.
		"Alcançá-lo, já foi difícil; conservá-lo, parece quase impossível. E, no entanto, como Estado de coordenação e colaboração, amortecer a luta de classes e promover, entre os homens, a justiça social, a paz econômica. A técnica de implantá-lo sem distúrbios mostra-se, todavia, rodeada de problemas e dificuldades" (BONAVIDES, 2001, p.89). O fragmento acima faz referência à manutenção do estado:
	
	
	
	Do bem estar social
	
	
	Liberal
	
	
	De direito
	
	
	Neoliberalista
	
	
	Moderno
	
Explicação:
Há, na citação apresentada, um termo  que funciona como palavra-chave e conduz à opção adequada:  "justiça social".
O Estado de Bem estar Social visava ao  campo social e econômico, tendo como principais objetivos a  distribuição de renda para a população e a prestação de serviços públicos básicos, as quais eram vistas como formas de combater as desigualdades sociais. Assim, o Estado era o agente que promovia e organizava a vida social e econômica, proporcionando aos indivíduos bens e serviços essenciais durante toda sua vida.
	
		2.
		A seguir temos várias definições de autores diferentes acerca de um mesmo conceito estudado no curso: Campo dentro do estudo da política que analisa o governo à luz de grandes questões públicas (MEAD, 1995); Conjunto específico de ações do governo que irão produzir efeitos específicos na sociedade (LYNN, 1980); Soma das atividades dos governos, que agem diretamente ou através de delegação, e que influenciam a vidas dos cidadãos (PETERS, 1986); O que o governo escolhe fazer ou não fazer (DYE. 1984). As definições acima conceituam:
	
	
	
	Governo neoliberalista
	
	
	Organização da educação no Brasil
	
	
	Ética governamental
	
	
	Estado neoliberalista
	
	
	Políticas públicas
	
Explicação:
A formulação de políticas públicas constitui programas e ações (o que fazer), metas e objetivos (aonde chegar) e estratégias de ação (como fazer) que devem produzir resultados ou mudanças no mundo real. O planejamento de programas, ações, metas e objetivos constituem, também, objeto de estudo da própria Administração Pública, entendida como atividade do Estado que deve organizar o funcionamento dos serviços públicos prestados à sociedade.
	
		3.
		Com ele vieram os direitos sociais e por isso, verificou-se um grande aumento de serviços públicos. O direito de ter acesso aos bens sociais pelo simples fato de ser membro da sociedade e a obrigação desta última de garanti-los através do Estado. O trecho acima descreve o estado:
	
	
	
	Absolutista
	
	
	De direito
	
	
	Moderno
	
	
	Do bem estar social
	
	
	Liberal
	
Explicação:
O Estado de Bem Estar Social visava ao  campo social e econômico, tendo como principais objetivos a  distribuição de renda para a população e a prestação de serviços públicos básicos, as quais eram vistas como formas de combater as desigualdades sociais. Assim, o Estado era o agente que promovia e organizava a vida social e econômica, proporcionando aos indivíduos bens e serviços essenciais durante toda sua vida.
 
	
	
		Para Wood (2001:12), o capitalismo não consiste:
	
	
	
	em fomentar idéias de que os requisitos da competição e da maximização do lucro são as regras fundamentais da vida;
	
	
	na ideia de que a capacidade humana de trabalho é uma mercadoria à venda no mercado;
	
	
	em um sistema sociopolítico caracterizado pela apropriação dos meios de produção pela coletividade.
	
	
	em um sistema em que o grosso do trabalho da sociedade é feito por trabalhadores sem posses, obrigados a vender sua mão-de-obra por um salário, a fim de obter acesso aos meios de subsistência;
	
	
	em um sistema em que os bens e serviços, inclusive as necessidades mais básicas da vida, são produzidas para fins de troca lucrativa;
	
Explicação:
No Capitalismo, os meios de produção são de propriedade privada, sendo operados e negociados para gerar lucros para proprietários ou acionistas privados. Tem ênfase no lucro individual e não nos trabalhadores ou na sociedade como um todo. As classes existem de acordo com sua relação com o capital: os capitalistas possuem partes dos meios de produção e derivam seus rendimentos dessa forma, enquanto a classe trabalhadora depende dos salários.
	
	
	
		
	
	
		O Programa Universidade para Todos (PROUNI) foi criado pela Medida Provisória n. 213, de 10 de setembro de 2004, mas foi com a Lei nº 11.096 e o Decreto 5.493, ambos de 13 de janeiro de 2005, que ficou instituído oficialmente e regulamentado para todos os efeitos legais. O programa tem por finalidade criar um mecanismo de concessão de bolsas de estudos integrais e parciais de 50% (cinquenta por cento) ou de 25% (vinte e cinco por cento) para estudantes de cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de ensino superior, com ou sem fins lucrativos. O PROUNI é um exemplo de:
	
	
	
	Responsabilidade civil
	
	
	Estado do Bem-Estar Social
	
	
	Política pública educacional
	
	
	Modelo de avaliação social
	
	
	Sistema de acumulação capitalista
	
A formulação de políticas públicas constitui programas e ações (o que fazer), metas e objetivos (aonde chegar) e estratégias de ação (como fazer) que devem produzir resultados ou mudanças no mundo real. O planejamento de programas, ações, metas e objetivos constituem também objeto de estudo da própria Administração Pública, entendida como atividade do Estado que deve organizar o funcionamento dos serviços públicos prestados à sociedade.
	
	
	
		" Há uma tendência maior a administrar os conflitos de distribuição entre as classes por meio do governo e do acordo de interesses entre empresas e trabalhadores" (ESPING-ANDERSEN, 1991, p. 93). O fragmento de texto acima representa qual tipo de Estado?
	
	
	
	Burocrático
	
	
	Bem Estar Social
	
	
	Liberal
	
	
	Neoliberal
	
	
	Global
	
Explicação:
A estrutura denominada Estado do Bem Estar Social  surgiu no início do Século XX e consistia numa política social na qual o Estado era o responsável para atender as demandas da população, regulando serviços das empresas , além de  promover  e organizar a vida social e econômica, proporcionando aos indivíduos bens e serviços essenciais.
	
	
	
		Modelo de estado provedor que organiza a política e a economia de um país, encarregando-se da promoção e garantia de serviços públicos e proteção para toda a população.
	
	
	
	Presidencialismo
	
	
	Capitalismo
	
	
	Democracia
	
	
	Globalização
	
	
	Estado do Bem Estar Social
	
Explicação:
O Estado de Bem-estar Social visava ao  campo social e econômico, tendo como principais objetivos a  distribuição de renda para a população e a prestação de serviços públicos básicos, as quais eram vistas como formas de combater as desigualdades sociais. Assim, o Estado era o agente que promovia e organizava a vida social e econômica, proporcionando aos indivíduos bens e serviços essenciais durante toda sua vida.
	
	
		O neoliberalismo veio propor uma mudança ao papel do Estado, sustentando que o Estado deve:
	
	
	
	prover bem-estar social a todo o cidadão
	
	
	participar de todas as relações de mercado
	
	
	promover o processo de estatização das empresas
	
	
	ser mínimo e diminuir sua influência na economia
	
	
	regulamentar as operações financeiras
	
Explicação:
A implantação do modelo neoliberal teve como principal objetivo encontrar saídas para o enfrentamento da crise por meio de adoção de medidas de contenção de gastos com políticas sociais, contrapondo-se ao estágio de Bem-Estar  Social, cujo objetivo era reduzir a pobreza absoluta e proporcionar diminuição de desigualdades. Dentre as medidasadotadas pelo neoliberalismo, estavam as privatizações,  visando à diminuição de gastos públicos e à criação de mercado  competitivo.
	No que diz respeito ao conceito de Políticas Públicas, é correta a alternativa:
		
	 
	São ações e responsabilidades do Estado a partir das demandas da sociedade que envolvem órgãos públicos, agentes sociais e entidades políticas
	
	Esfera da sociedade que concentra e manifesta relações e conflitos sociais de classe
	
	O Estado Por meio de programas sociais mantém sob controle parcelas da população não inseridas no processo produtivo
	
	Conjunto de projetos que uma parcela da sociedade propõe para a sociedade como um todo
	
	O Estado atuando como regulador das relações sociais a serviço da manutenção das relações capitalistas em seu conjunto
	
Explicação:
A formulação de políticas públicas constitui programas e ações (o que fazer), metas e objetivos (aonde chegar) e estratégias de ação (como fazer) que devem produzir resultados ou mudanças no mundo real. O planejamento de programas, ações, metas e objetivos constituem também objeto de estudo da própria Administração Pública, entendida como atividade do Estado que deve organizar o funcionamento dos serviços públicos prestados à sociedade.
	
	
	
	
	O neoliberalismo defende:
		
	 
	mínima participação do estado na economia e circulação de mercadorias regulamentada pelo poder público
	
	política de privatização de empresas estatais e intervenção direta do Estado na economia
	
	política de estatização das empresas privadas e desburocratização do Estado
	
	máxima participação do governo na economia e nas relações de mercado de trabalho
	 
	mínima participação do governo na economia e nas relações do mercado de trabalho
	
Explicação:
O neoliberalismo defende a pouca intervenção do governo no mercado de trabalho, a política de privatização de empresas estatais, a livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização, a abertura da economia para a entrada de multinacionais, a adoção de medidas contra o protecionismo econômico, a diminuição dos impostos e tributos excessivos etc.
 
	
	
	
	
	"Alcançá-lo, já foi difícil; conservá-lo, parece quase impossível. E, no entanto, como Estado de coordenação e colaboração, amortecer a luta de classes e promover, entre os homens, a justiça social, a paz econômica. A técnica de implantá-lo sem distúrbios mostra-se, todavia, rodeada de problemas e dificuldades" (BONAVIDES, 2001, p.89). O fragmento acima faz referência à manutenção do estado:
		
	 
	Do bem estar social
	
	De direito
	
	Neoliberalista
	
	Moderno
	
	Liberal
	
Explicação:
Há, na citação apresentada, um termo  que funciona como palavra-chave e conduz à opção adequada:  "justiça social".
O Estado de Bem estar Social visava ao  campo social e econômico, tendo como principais objetivos a  distribuição de renda para a população e a prestação de serviços públicos básicos, as quais eram vistas como formas de combater as desigualdades sociais. Assim, o Estado era o agente que promovia e organizava a vida social e econômica, proporcionando aos indivíduos bens e serviços essenciais durante toda sua vida.
	
	
	
	
	O Programa Universidade para Todos (PROUNI) foi criado pela Medida Provisória n. 213, de 10 de setembro de 2004, mas foi com a Lei nº 11.096 e o Decreto 5.493, ambos de 13 de janeiro de 2005, que ficou instituído oficialmente e regulamentado para todos os efeitos legais. O programa tem por finalidade criar um mecanismo de concessão de bolsas de estudos integrais e parciais de 50% (cinquenta por cento) ou de 25% (vinte e cinco por cento) para estudantes de cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de ensino superior, com ou sem fins lucrativos. O PROUNI é um exemplo de:
		
	
	Modelo de avaliação social
	
	Sistema de acumulação capitalista
	
	Estado do Bem-Estar Social
	
	Responsabilidade civil
	 
	Política pública educacional
	
Explicação:
A formulação de políticas públicas constitui programas e ações (o que fazer), metas e objetivos (aonde chegar) e estratégias de ação (como fazer) que devem produzir resultados ou mudanças no mundo real. O planejamento de programas, ações, metas e objetivos constituem também objeto de estudo da própria Administração Pública, entendida como atividade do Estado que deve organizar o funcionamento dos serviços públicos prestados à sociedade.
	
	
	
	
	O neoliberalismo veio propor uma mudança ao papel do Estado, sustentando que o Estado deve:
		
	
	prover bem-estar social a todo o cidadão
	
	participar de todas as relações de mercado
	
	regulamentar as operações financeiras
	 
	ser mínimo e diminuir sua influência na economia
	
	promover o processo de estatização das empresas
	
Explicação:
A implantação do modelo neoliberal teve como principal objetivo encontrar saídas para o enfrentamento da crise por meio de adoção de medidas de contenção de gastos com políticas sociais, contrapondo-se ao estágio de Bem-Estar  Social, cujo objetivo era reduzir a pobreza absoluta e proporcionar diminuição de desigualdades. Dentre as medidas adotadas pelo neoliberalismo, estavam as privatizações,  visando à diminuição de gastos públicos e à criação de mercado  competitivo.
	
	
	
	
	Falar de políticas públicas passou a ser assunto obrigatório no contexto educacional brasileiro. No que se refere a esse assunto, analise as afirmativas a seguir:
I. O termo políticas públicas surge no contexto da política e da administração e significa um modo de orientação para tomada de decisões coletivas. Ainda que este termo se origine dessas duas áreas, ele vem sendo aplicado nos mais diversos contextos. 
II. As políticas públicas podem ser entendidas como o Estado em ação. Isso significa a implantação de um projeto governamental, por meio de diretrizes e programas que se voltam para os diversos setores de uma sociedade. 
III. Por políticas públicas compreende-se o conjunto de ações coletivas voltadas para a garantia dos direitos sociais, configurando um compromisso público que visa dar conta de determinada demanda, em diversas áreas.
IV. As políticas públicas expressam a transformação daquilo que é do âmbito privado em ações coletivas no espaço privado.
Assinale a alternativa correta: 
		
	
	Nenhuma afirmativa é verdadeira.
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	 
	Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
	
	Somente a afirmativa I é verdadeira.
	
	Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
	
Explicação:
Políticas públicas são conjuntos de programas, ações e decisões tomadas pelos governos (nacionais, estaduais ou municipais) com a participação, direta ou indireta, de entes públicos ou privados que visam assegurar determinado direito de cidadania para vários grupos da sociedade ou para determinado segmento social, cultural, étnico ou econômico. Ou seja, correspondem a direitos assegurados na Constituição.
	
	
	
	
	Modelo de estado provedor que organiza a política e a economia de um país, encarregando-se da promoção e garantia de serviços públicos e proteção para toda a população.
		
	
	Capitalismo
	
	Democracia
	
	Globalização
	 
	Estado do Bem Estar Social
	
	Presidencialismo
	
Explicação:
O Estado de Bem-estar Social visava ao  campo social e econômico, tendo como principais objetivos a  distribuição de renda para a população e a prestação de serviços públicos básicos, as quais eram vistas como formas de combater as desigualdades sociais. Assim, o Estado era o agente que promovia e organizava a vida social e econômica, proporcionando aos indivíduos bens e serviços essenciais durante toda sua vida.
	
	
	
	
	A ofensiva Neoliberal, que defendia a privatizaçãodos serviços públicos como os de educação e saúde, por exemplo, visava tornar estes serviços competitivos para o mercado. Assim, este novo modelo de capitalismo se contrapunha:
		
	
	à formação de grandes blocos econômicos
	
	à  liberdade e expansão do mercado financeiro
	 
	à lucratividade, ao direito a investimentos e a acumulação de capitais
	
	ao processo de internacionalização das economias capitalistas
	 
	à política de Estado de Bem-Estar Social
	
Explicação:
A implantação do modelo neoliberal visou  encontrar saídas para o enfrentamento da crise por meio de adoção de medidas de contenção de gastos com políticas sociais, contrapondo-se ao estágio de Bem-Estar  Social, cujo objetivo era reduzir a pobreza absoluta e proporcionar diminuição de desigualdades.

Continue navegando