Buscar

ativ. fungo

Prévia do material em texto

Atividade 1 - Fungos 
1. Por que os fungos não devem ser classificados como plantas?
	As plantas pertencem ao reino Plantae, possuem parede celular composta por celulose, são eucariontes, autótrofos (fotossíntese) e pluricelulares. Muitas vezes os fungos são comparados a vegetais, pois suas paredes assemelham-se as paredes vegetais em estrutura, mas são quimicamente compostas por quitina. Os Fungos pertencem ao reino Fungi, são eucariontes, podem ser unicelulares (leveduras), ou multicelulares heterótrofos (Quimiorganotróficos), maioria aeróbios, são decompositores e parasitas, não possuindo clorofila em suas células e, portanto não realizam fotossíntese. 
2. Cite e explique alguns benefícios e prejuízos causados pelos fungos ao homem.
Os fungos são agentes responsáveis em grande parte pela decomposição das substâncias orgânicas e como tal, nos afetam de modo direto, pela destruição dos alimentos, tecidos, couro e outros materiais sujeitos a seus ataques.
Na agricultura, são muito comuns doenças causadas por fungos em plantas cultivadas. Entre as espécies podemos citar o fungo Hemileia vastatrix, causador da ferrugem do café.
Nos humanos são conhecidas as diversas micoses, que são doenças causadas por fungos, tais como, o sapinho ou a candidíase (fungo Candida albicans) e a frieira (fungo Tinea pedis).
Há também fungos aliados ao interesse humano na agricultura, como é o caso do Metarhizuim anisopliae, um fungo utilizado como controle biológico no combate aos seres nocivos (besouros, cigarrinhas e outros insetos) ás plantações.
3. Descreva brevemente uma aplicação biotecnológica dos fungos.
	Na fabricação do álcool e de bebidas alcoólicas como o vinho e a cerveja, é fundamental a participação dos fungos da espécie Aspergillus flavus, que realizam fermentação alcoólica, convertendo açúcar em álcool etílico. Esses fungos, conhecido como leveduras, são anaeróbios que realizam apenas fermentação como forma de obtenção de energia.

Continue navegando