Buscar

Resumo Tectônica de Placas a Teoria Unificadora

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO
	CURSO: Ciências Biológicas	
	DISCIPLINA: Geologia
	SEMESTRE: 1/2017
	PERÍODO: 7º
	PROFESSOR(A): Solano 
	DATA: 19/04/17
	ALUNO: 
	OBJETIVO: Resumo
Tectônica de Placas: a Teoria Unificadora
De acordo com a teoria da tectônica de placas, a litosfera está fragmentada em cerca de 12 placas rígidas que se movimentam. Três tipos de limites de placas são definidos pelo movimento relativo das mesmas: divergente, convergente e falha transformante. Além dos cinturões de terremotos, muitas feições geológicas de grandes proporções, como estreitos cinturões de montanhas e cadeias de vulcões, estão associadas com os limites das placas. As margens convergentes são marcadas por fossas de mar profundo, cinturões de terremotos, montanhas e vulcões. Os Andes e as fossas do oeste da América do Sul são exemplos modernos. 
As convergências ancestrais podem mostrar-se como antigos cinturões de montanhas, como os Apalaches e os Urais. Os limites divergentes são tipicamente marcados por atividade vulcânica e terremotos na crista das dorsais mesoceânicas, como a Dorsal Mesoatlântica. Os limites das falhas transformantes, ao longo das quais as placas deslizam uma em relação a outra, podem ser reconhecidos por formas lineares do relevo, atividades de terremotos e deslocamento nas bandas de anomalias magnéticas.
O procedimento tem sido verificado e estendido pela perfuração de mar profundo. Os geólogos podem, atualmente, desenhar isócronas para a maioria dos oceanos, habilitando-se a reconstruir a história da expansão do assoalho oceânico durante os últimos 200 milhões de anos. Usando esses métodos e outros dados geológicos, os geólogos construíram um modelo detalhado de como a Pangéia fragmentou-se e os continentes derivaram para a sua presente configuração.
O sistema da tectônica de placas é movido pela convecção do manto e a energia vem do calor interno da Terra. As placas têm um papel ativo nesse sistema. Por exemplo, as forças mais importantes na tectônica de placas vêm da litosfera em resfriamento à medida que ela desliza do centro de expansão e mergulha de volta no manto em zonas de subducção. As lascas litosféricas estendem-se tão profundamente que alcançam até o limite núcleo-manto, indicando que todo o manto está envolvido no sistema de convecção que recicla as placas. 
REFERÊNCIA
PRESS, F.; SIEVER, R.; GROTZINGER, J.; JORDAN, T. H. Para entender a Terra. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

Outros materiais