Buscar

Educação e Economia Política - simulado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		EDUCAÇÃO E ECONOMIA POLÍTICA
	
	
	 1a Questão (Ref.:)
	
	Vários autores se debruçam sobre a crise de 1929 tentando encontrar soluções para o reaquecimento da economia. Entre eles é possível destacar John Maynard Keynes, economista inglês. As idéias deste autor serviram como fundamento para justificar o novo formato que o Estado capitalista assume para regular esta nova etapa monopolista e garantir a continuidade do processo de acumulação: o Estado de Bem Estar Social. Explique as mudanças preconizadas por Keynes para superação da crise e o novo papel regulador assumido pelo Estado na manutenção do processo de acumulação capitalista.
		
	Sua Resposta: Para Keynes, o único jeito de mudar esse quadro seria uma intervenção estatal. O Estado intervem e subsidia os investimentos - obras públicas e incentivos - que possibilitem um novo caminhar econômico.
	
Compare com a sua resposta: Para Keynes, há somente uma saída para esta estagnação: a intervenção estatal. O Estado deve intervir e garantir investimentos (obras públicas, subsídios, incentivos) que possibilitem um novo caminhar econômico. A intervenção é necessária para diminuir o desemprego, incentivar a poupança e aumentar o nível de renda da população para que a mesma volte a consumir e com isso os empresários voltem a investir, reaquecendo a economia. O Welfare State pode ser caracterizado pelo desenvolvimento de políticas sociais estatais que têm como meta a garantia do pleno emprego, melhoria de salários, direito à habitação, etc., além de ser um mecanismo de controle sobre as classes trabalhadoras.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.:)
	
	Os críticos ao sistema afirmam que a economia neoliberal só beneficia as grandes potências econômicas e as empresas multinacionais. Os países pobres ou em processo de desenvolvimento, sofrem com os resultados de uma política neoliberal. Nestes países, são apontadas como causas do neoliberalismo: desemprego, baixos salários, aumento das diferenças sociais e dependência do capital internacional.
Pensando como estes críticos do neoliberalismo, quais seriam as consequências no campo educacional.
		
	Sua Resposta: Infelizmente o que vemos hoje: Escolas públicas de péssima qualidade, profissionais da educação com baixos salários e muito mais.....
	
Compare com a sua resposta:
ESCOLAS PÚBLICAS SEM QUALIDADE, BAIXOS SALÁRIOS DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS DEPENDENTES CDO CAPITAL ESTRANGEIRO ...
		
	
	
	 3a Questão (Ref.:)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Liberalismo se caracterizou pela adoção das seguintes práticas de economia mercado relacionadas abaixo, exceto:
		
	
	Produção de mercadorias orientada pelo mercado.
	
	Adoção do trabalho assalariado.
	
	Propriedade privada dos meios de produção.
	
	Comportamento individualista.
	 
	Estado atuante formando parcerias com as empresas privadas, mas mantendo o controle.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.:)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para Hunt (2002, p. 26), o modo de produção capitalista se define a partir de quatro pressupostos básicos, são eles: ¿produção de mercadorias, orientada pelo mercado; propriedade privada dos meios de produção; um grande segmento da população que não pode existir, a não ser que venda sua força de trabalho no mercado; e comportamento individualista, aquisitivo, maximizador, da maioria dos indivíduos dentro do sistema econômico¿ Com base no pensamento de Hunt, analise as afirmativas a seguir sobre a sociedade capitalista: I ) A sociedade capitalista é uma sociedade mercantil II) A desigualdade social marca a sociedade capitalista III) A força de trabalho é uma mercadoria IV) A propriedade dos meios de produção é comunal As afirmativas certas são apenas:
		
	 
	III e II
	 
	I, II e IV
	 
	II e IV
	 
	I e II
	 
	I, II e III
		
	
	
	 5a Questão (Ref.:)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A crise dos anos 70 dá lugar a uma nova etapa do capitalismo. Nas palavras de Harvey (1999, p.117), ocorreu ¿uma transição no regime de acumulação e no modo de regulamentação social e política a ele associado¿. Assim, a década de 1970 representou um momento histórico central, quando consideramos as mudanças ocorridas no âmbito do sistema capitalista. A nova ordem econômica e política que se seguiu à crise dos anos 70 se caracterizou por: I) um esgotamento do regime de acumulação fordista e advento da acumulação flexível II) um acentuado processo de mundialização da economia III) uma incorporação da tecnologia de base microeletrônica ao processo produtivo IV) uma flexibilização das relações de trabalho e do mercado de trabalho. Assinale a opção correta:
		
	 
	somente as alternativas I, III, IV são verdadeiras
	 
	somente as alternativas I, II, III e IV são verdadeiras
	 
	somente as alternativas I e III são verdadeiras
	 
	somente as alternativas II e IV são verdadeiras
	 
	somente as alternativas I, II e IV são verdadeiras
	
	
	 6a Questão (Ref.:)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Marque abaixo a opção que você considera certa, de forma a caracterizar a formação econômica antiga das Economias pré-capitalistas.
		
	 
	a concentração da propriedade urbana, economia monetária, trocas, conquistas de terras por meio de guerras e pela escravidão.
	
	a concentração de propriedade territorial, economia monetária, trocas, conquistas de terras por meio de guerras e pelo trabalha assalariado.
	
	a concentração de propriedade territorial, economia monetária, trocas, conquistas de terras por meio de diálogos e pela escravidão.
	
	a concentração de propriedade rural, economia industrial, trocas, conquistas de terras por meio de guerras e pela escravidão.
	 
	a concentração de propriedade territorial, economia monetária, trocas, conquistas de terras por meio de guerras e pela escravidão.
		
	
	 7a Questão (Ref.:)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com o pensamento político e econômico sob a ótica do capital das teorias de J. M. Keynes: a principal crise vivida no capitalismo no século XX e que colocou em dúvida as determinações do liberalismo clássico, foi a crise de:
		
	 
	Crise de 1929
	
	Crise de 1939
	
	Crise de 1950
	
	Crise de 1979
	
	Crise de 1945
		
	
	 8a Questão (Ref.:)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O animal se confunde com sua atividade vital. De modo diferente, o homem não se confunde com sua atividade vital.  O homem age de forma teleológica, ele elabora mentalmente seu trabalho, realizando uma ação antecipatória. Assim, é possível dizer que, para o homem, a atividade vital é:
		
	 
	consciência
	
	imaginária
	
	 ideológica
	
	realista
	
	manutenção
		
	
	
	 9a Questão (Ref.:)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dentre as causas apontadas pelos economistas para a crise do Estado de Bem-estar Social, iniciada nos primeiros anos da década de 1970, qual dela não está correta.
		
	
	Aumento do nível de escolaridade.
	
	Avanço tecnológico dos meios de produção.
	
	Os gastos dos Estados com as políticas sociais.
	
	A estagnação da economia (baixos índices de crescimento).
	 
	O enfraquecimento dos sindicatos.
	
	
	 10a Questão (Ref.:)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Apesar de muitas vezes o liberalismo ser confundido com a democracia, não podemos deixar de entender que, na época em que essa doutrina foi posta em prática a democracia não era uma realidade. O liberalismo enquanto uma teoria política e econômica prega a liberdade, a divisão dos três Poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário - o Estado de direito regido por uma constituição. Além disse, o liberalismo econômico clássico preconiza:
		
	
	A autorregulamentação da indústria nascente e a defesa do setor de serviços.
	
	A autorregulamentaçãodo comércio e a privatização das empresas estatais.
	 
	A autorregulamentação do mercado, sem a intervenção estatal, e a defesa da propriedade privada.
	
	A autorregulamentação do mercado, sem a intervenção do estado, e a defesa da esfera pública não-estatal.
	
	A autorregulamentação das relações de trabalho e o incentivo à criação de organizações não-governamentais.
		
	
Parte inferior do formulário

Continue navegando