A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Auditoria Contabil e Tributaria APOL 3

Pré-visualização | Página 1 de 1

Questão 1/5 - Aquisições e Reestruturações Empresariais
De acordo com o item 18 do Pronunciamento Técnico CPC 15, os ativos e passivos das sociedades devem ser mensurados pelo seu valor justo.
Nesse contexto, assinale a alternativa que corresponde ao conceito de valor justo:
Nota: 20.0
	
	A
	Valor pelo qual um ativo pode ser negociado, um passivo liquidado, entre partes interessadas, conhecedoras do negócio e independentes entre si, com a ausência de fatores que pressionem para a liquidação da transação ou que caracterizem uma transação facultativa.
	
	B
	Valor pelo qual um ativo pode ser negociado, um passivo liquidado, entre partes interessadas, conhecedoras do negócio e dependentes entre si, com a ausência de fatores que pressionem para a liquidação da transação ou que caracterizem uma transação facultativa.
	
	C
	Valor pelo qual um ativo pode ser negociado, um passivo liquidado, entre partes interessadas, conhecedoras do negócio e independentes entre si, com a existência de fatores que pressionem para a liquidação da transação ou que caracterizem uma transação compulsória.
	
	D
	Valor pelo qual um ativo pode ser negociado, um passivo liquidado, entre partes interessadas, conhecedoras do negócio e dependentes entre si, com a existência de fatores que pressionem para a liquidação da transação ou que caracterizem uma transação compulsória.
	
	E
	Valor pelo qual um ativo pode ser negociado, um passivo liquidado, entre partes interessadas, conhecedoras do negócio e independentes entre si, com a ausência de fatores que pressionem para a liquidação da transação ou que caracterizem uma transação compulsória.
Você acertou!
Gabarito: Valor justo é o valor pelo qual um ativo pode ser negociado, um passivo liquidado, entre partes interessadas, conhecedoras do negócio e independentes entre si, com a ausência de fatores que pressionem para a liquidação da transação ou que caracterizem uma transação compulsória.
Livro: ABREU, Ari Ferreira de. Aquisições e reestruturações empresariais. Intersaberes, 2014, p. 164.
Questão 2/5 - Auditoria Contábil e Tributária
Não existe uma regra para a maneira como os relatórios devem ser elaborados, mas existem alguns itens lógicos que devem constar nos mesmos.
Sobre os itens lógicos que devem constar no relatório, assinale a alternativa falsa:
Nota: 0.0
	
	A
	Capa
	
	B
	Índice
	
	C
	Sumário executivo
	
	D
	Resultado da auditoria
	
	E
	Rodapé
Itens lógicos que devem constar no relatório: 
Capa
Índice
Sumário executivo
Informações gerais
Introdução e objetivo do trabalho
Alcance e procedimentos
Resultado da auditoria
Conclusão
Elementos pós-relatório
Livro: MELHEM, Marcel Gulin; COSTA, Rosenei Novochadlo da. Auditoria contábil e tributária. Curitiba: Intersaberes, 2012, capítulo 4.3.
Questão 3/5 - Aquisições e Reestruturações Empresariais
Ao longo de sua existência, as empresas podem se unir a outras, dividir-se ou extinguir-se. Esses processos são denominados reorganizações societárias ou, em caso de troca de controle da empresa, combinação de negócios.
Nesse contexto, assinale a alternativa cujo conceito é “constitui a realização de seu ativo, a quitação dos passivos e a destinação dos saldos remanescentes aos sócios, como previsto no contrato social ou determinado na legislação”.
Nota: 20.0
	
	A
	Dissolução
	
	B
	Liquidação
Você acertou!
Gabarito: A liquidação de uma sociedade constitui a realização de seu ativo, a quitação dos passivos e a destinação dos saldos remanescentes aos sócios, como previsto no contrato social ou determinado na legislação.
Livro: ABREU, Ari Ferreira de. Aquisições e reestruturações empresariais. Intersaberes, 2014, p. 144.
	
	C
	Extinção
	
	D
	Fusão
	
	E
	Incorporação
Questão 4/5 - Auditoria Contábil e Tributária
Os pareceres de auditoria são classificados de quatro modos, conforme a natureza e opinião do auditor.
Sobre as classificações do parecer de auditoria, analise as assertivas a seguir:
I. O parecer com negativa é emitido quando o auditor está convencido de que as demonstrações contábeis foram elaboradas segundo as regras contábeis legais e vigentes.
II. O parecer com ressalvas é emitido quando o auditor conclui que os problemas detectados não são relevantes a ponto de determinar a emissão de um parecer adverso ou com negativa de opinião.
III. O parecer adverso é emitido quando o auditor discorda, de forma significativa, das demonstrações contábeis apresentadas.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Está correta somente a assertiva I
	
	B
	Estão corretas somente as assertivas I e II
	
	C
	Está correta somente a assertiva II
	
	D
	Estão corretas somente as assertivas II e III
Gabarito:
O parecer SEM RESSALVA é emitido quando o auditor está convencido de que as demonstrações contábeis foram elaboradas segundo as regras contábeis legais e vigentes.
Livro: MELHEM, Marcel Gulin; COSTA, Rosenei Novochadlo da. Auditoria contábil e tributária. Curitiba: Intersaberes, 2012, capítulo 4.2.
	
	E
	Estão corretas todas as assertivas
Questão 5/5 - Auditoria Contábil e Tributária
A atividade exercida pelo auditor requer a utilização de parâmetros que viabilizem sua operacionalização, desta forma, antes de iniciar os trabalhos de auditoria, o auditor planeja, executa e gera relatórios e pareceres do objeto que está observando.
Nesse contexto, assinale a alternativa cujo conceito corresponde à “texto organizado e detalhado dos fatos detectados durante os trabalhos de auditoria”.
Nota: 20.0
	
	A
	Demonstrações contábeis
	
	B
	Plano de auditoria
	
	C
	Programa de auditoria
	
	D
	Papéis de trabalho
	
	E
	Relatório de auditoria
Você acertou!
Gabarito:
Livro: MELHEM, Marcel Gulin; COSTA, Rosenei Novochadlo da. Auditoria contábil e tributária. Curitiba: Intersaberes, 2012, capítulo 4.1.