Buscar

Exercicio sobre Discurso sobre as ciências e as artes de Jean-Jacques Rousseau

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

 Discurso sobre as ciências e as artes - ENGENHARIA ELETRICA 1° PERIODO 
1) Quem foi Rousseau?
Jean-Jacques Rousseau foi um importante filósofo, teórico político e escritor suíço. Nasceu em 28 de junho de 1712 na cidade de Genebra (Suíça) e morreu em 2 de julho de 1778 em Ermenoville (França). É considerado um dos principais filósofos do iluminismo, sendo que suas idéias influenciaram a Revolução Francesa (1789). Jean-Jacques Rousseau teve uma enorme influência na educação. Rousseau confrontou idéias e teorias que há muito persistiam como, por exemplo, a de que a teoria e a prática educacional, junto à criança, deviam focalizar os interesses do adulto e da vida adulta.
2) Qual é a temática central da obra ?
Rousseau, por meio de seu discurso, vai analisar se o restabelecimento das ciências e das ates vai contribuir para aprimorar ou tornar podre os costumes da sociedade. Ou seja, ele vai analisar as consequências do desenvolvimento das ciências e das ates no comportamento das pessoas.
3)Qual a visão de Rousseau sobre Sócrates ?
Na obra de Rousseau, o pensamento de Sócrates é interpretado. Para o autor, Sócrates não fez um elogio à ignorância ao ser considerado o homem mais sábio de Atenas por reconhecer sua insignificância quanto ao conhecer, ele apenas pretendeu somente confundir a presunção dos sofistas, salientando que o verdadeiro ponto de partida de nossos conhecimentos era a confissão de suas limitações.
4) Qual é a posição de Rousseau em relação às ciências e as artes? Justifique suas respostas a partir dos argumentos apresentados no texto.
Rousseau acredita que as ciências e as artes são algo ruim para as pessoas, trazem vícios e costumes que de nada as favorece, ou seja, corrompem o homem. Pode-se comprovar essa posição de Rousseau, por meio do seguinte trecho, retirado de sua obra: “Oponhamos a esse quadro o dos costumes do pequeno número de povos que, preservados desse contágio de conhecimentos maus, por suas virtudes construíram a própria felicidade e constituem exemplo para as nações. Tais foram os antigos persas, nação singular no seio da qual se aprendia a virtude como nós aprendemos a ciência, que com tanta facilidade “dominou” a Ásia, sendo a única a possuir tal glória, e cuja história das instituições pode ser considerada um romance da filosofia”.
5)qual é a critica de Rousseau em relação ao ensino ?
Na perspectiva de Rousseau, o ensino é considerado supérfluo, se o homem já nasce bom torna-se emvão ensiná-lo. A sociedade não o ensina, apenas o corrompe e o desmoraliza. 
6) Qual é a critica de Rousseau em relação ao luxo ? 
O luxo tudo corrompe, quer o rico que goza dele, quer o pobre que o cobiça. Não se pode dizer que constitua um mal em si mesmo usar punhos de renda, uma roupa bordada e estojo esmaltado. Mas grande mal é fazer caso dessas bagatelas, considerar feliz quem os possui e consagrar o tempo e o trabalho, que todo homem deve a objetivos mais nobres, para pôr-se em situação de adquirir outras semelhantes
7) Em linhas gerais, como podemos caracterizar a ética das virtudes defendida por Rousseau ?
Para Rousseau, por meio de seu próprio esforço a das luzes da razão, o homem poderá sair das trevas das quais o envolveu a natureza, principalmente após o desenvolvimento das artes e das ciências. Ele considera os nossos costumes primordiais rústicos, porém puros. E éramos todos pessoas do bem, eis que a onde das ciências nos banha, e corrompe esses valores. Segue um trecho de seu obra, demonstrando seu pensamento: “Antes que a arte polisse nossas maneiras e ensinasse nossas paixões a falarem a linguagem apurada, nossos costumes eram rústicos, mas naturais, e a diferença dos procedimentos denunciava, à primeira vista, a dos caracteres. No fundo, anatureza humana não era melhor, mas os homens encontravam sua segurança na facilidade para se penetrarem reciprocamente, e essa vantagem, tem de ser renovar a cada dia, através da busca incessante pelo conhecimento.
8) Cite uma idéia que lhe chamou a atenção na obra. Justifique sua resposta.
Me chamou a atenção na obra a citação de Sócrates utilizada por Rousseau, a qual fala que o verdadeiro sábio é aquele que se contenta em não saber nada. As pessoas que se rotulam sábias são aquelas que menos sabem. Nossa sabedoria e inteligência, tem de se renovar a cada dia, através da busca incessante pelo conhecimento. 
9) Considerando as possibilidades e os impasses da ciência na atualidade, faça uma avaliação crítica da obra de Rousseau.
Na atualidade, o desenvolvimento das ciências foi acompanhando o desenvolvimento da população. Creio que se não houvesse essa dupla caminhada, as nações estariam perdidas. Entende-se por desenvolvimento das ciências, o desenvolvimento das tecnologias, dos tratamentos medicinais, etc. Concordo com Rousseau quando ele diz que as ciências corrompem os valores, mas é algo que devemos controlar, pois é um mal necessário. Se não houvesse desenvolvimento científico, não haveria desenvolvimento social e nem cultural das sociedades.

Continue navegando

Outros materiais