Buscar

Importância da parasitologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O parasitismo é uma relação ecológica na qual um organismo de uma determinada espécie vive no corpo de outro, do qual retiram seu alimento, exercendo uma relação desarmônica e prejudicial para o organismo parasitado. A parasitologia é uma ciência que possui o importante papel de estudar os parasitas segundo sua classe, modos de transmissão, meios de prevenção, diagnóstico e tratamentos, de forma a melhorar a qualidade de vida, trazendo a cura ou prevenção para determinadas enfermidades.
Dentro da parasitologia são estudadas as classes dos parasitas. Com relação a estas, leva-se em conta a classificação da Ordem Taxonômica de cada um deles. Pode-se dizer que dentro dela há uma denominação chamada Reino, ondem existem o Reino Monera, Reino Protista, Reino Fungi, Reino Plantae e Reino Animalia. Em específico devem ser analisados os Filos, que representam o agrupamento de seres vivos no qual partilham características evolutivas em comum. O homem tem como parasitas, seres que são divididos em cinco Filos diferentes: Filo Protozoa, Filo Platyhelminthes, Filo Nematoda, Filo Acantocephala e Filo Arthropoda. Mas é claro que, mesmo não tendo relação alguma com os possíveis Filos, não se deve ignorar o fato de que uma bactéria e um vírus são também parasitas. Até uma planta pode ser denominada parasita de outra.
Outro assunto importante ao se falar de parasitologia são os modos de transmissão das doenças parasitárias. Eles são baseados na picada do mosquito (Ex: Plasmodium spp), muitas vezes pela água (Ex: Giardia duodenalis, Ex: Entamoeba Histolytica), Carrapato (Ex: Babesia spp), por fezes (Ex: Ascaris Lumbricoides), pela ingestão de fezes e urina de triatomíneos (Ex: Trypanosoma Cruzi), por carne, leite e fezes de gato jovem (Ex: Toxoplasma Gondii). Apesar do contágio, entretanto, há os meios de prevenção. Estes seriam: tratamento de água, ferver a água, lavar muito bem os alimentos e verduras, cozinhar bem a carne e outro critério importante também seria a limpeza do ambiente. 
O diagnóstico para a “maioria” das doenças parasitárias é obtido através do exame de fezes, alguns por exame de sangue (Ex: Trypanosoma cruzii, Ex: Plasmodium spp), pela rapagem da ferida (Ex: Leishmania), coleta da genitália (Ex: Trichomonas vaginalis) e ultimamente tem dado certo o teste imunológico para todos. E o tratamento normalmente é feito com antiparasitários do tipo ivermectina e mebendazol. O tratamento da Leishmania, do Trypanosoma Cruzi e do Plasmodium são específicos. E o tratamento de bactérias comensais como Giardia duodenalis e Entamoeba coli é sintomático.
Outras referências usadas como base para a atividade:
Livro ”Parasitologia Humana” – David Pereira Neves
https://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/taxonomia-como-funciona-o-sistema-de-classificacao-dos-seres-vivos.htm

Continue navegando