Buscar

A Contabilidade é a ciência que tem como finalidade registrar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A Contabilidade é a ciência que tem como finalidade registrar, coletar, resumir, informar e interpretar dados e fenômenos que afetam as situações patrimonial, financeira e econômica de qualquer entidade. 
 Possui três requisitos para ser considerada Ciência: o campo de atuação que são as entidades; o objeto que é o patrimônio; e o método das partidas dobradas. 
 São através da Contabilidade que se evidenciam os aspectos qualitativo e quantitativo do seu patrimônio. O patrimônio pode ser um conjunto de Bens, Direitos e Obrigações vinculados às entidades econômico-administrativas. 
 Através dela é fornecido o máximo de informações utéis para as tomadas de decisões, tanto dentro quanto fora da empresa, estudando, registrando e controlando o patrimônio.
 Em resumo, a Contabilidade abrange um conjunto de técnicas para controlar o patrimônio das organizações mediante a aplicação do seu grupo de princípios, técnicas, normas e procedimentos próprios, medindo, interpretando e informando os fatos contábeis aos donos das empresas.
 Todas as movimentações existentes no patrimônio de uma entidade são registradas pela Contabilidade, que resume os fatos em forma de relatórios e entrega-os aos interessados em saber como está indo a situação da empresa.
 Através destes relatórios são analisados os resultados alcançados e a partir daí são tomadas decisões em relação aos acontecimentos futuros. Sendo assim, a Contabilidade é a responsável pela escrituração (registro em livros próprios) e apuração destes resultados e é só através dela que há condições para se apurar o lucro ou prejuízo em determinado período.
 Tem-se por objeto de estudo o Patrimônio das entidades/empresas (pessoa jurídica) ou das pessoas (pessoa física). Este patrimônio é administrável e está sempre em constante mudança.
 Trata-se na contabilidade a pessoa jurídica da entidade como distinta da pessoa física do proprietário. Sendo assim, a contabilidade é formada para a entidade e não para seus respectivos donos, estando voltada para os estudos da empresa pessoa jurídica.
 A necessidade de manter um sistema contábil não ocorre apenas em relação a empreendimentos comerciais, industriais ou prestadores de serviços do setor privado. Por isso cada vez mais os concursos públicos consideram os conhecimentos contábeis para aqueles que farão parte das organizações públicas.
 Entidades do terceiro setor, como ONGs, fundações e demais organizações sem fins lucrativos, além de instituições do setor público, necessitam manter uma contabilidade em boa ordem.
 Essas transações econômico financeiras são apresentadas de maneira estruturada nas demonstrações contábeis, as quais registram os bens e direitos financeiros da empresa, suas obrigações e dívidas, seus resultados operacionais (lucros ou perdas).
 Podemos selecionar, mais especificamente, os seguintes objetivos da contabilidade:
-Medir os recursos possuídos por entidades específicas.
-Refletir os direitos contra essas entidades e os interesses nelas existentes.
-Medir as variações desses recursos, direitos e interesses.
-Atribuir as variações a períodos determináveis.
-Exprimir os dados anteriores em termos monetários.
 Os principais usuários da Contabilidade são:
-Sócios ou proprietários – avaliam o desempenho da administração e a rentabilidade de seus investimentos.
-Investidores – avaliam os riscos e oportunidades de negócios.
-Fornecedores – avaliam as condições financeiras da empresa e, assim, podem decidir se irão fornecer mercadorias e serviços.
-Clientes – avaliam se os fornecedores poderão ser os parceiros ideais.
-Empregados – avaliam a continuidade da empresa, a capacidade de pagar salários, oportunidades e condições de negociar salários, se a participação nos lucros foi devidamente calculada etc.
-Governo – importante usuário das informações contábeis, pois verifica se a empresa está em dia com suas obrigações tributárias.
-Instituições financeiras – avaliam se a entidade tem capacidade financeira e patrimonial para realizar operações de crédito.
-Concorrentes – avaliam a capacidade financeira e de negócios de uma entidade concorrente.
-Administradores – são os que demandam por informações contábeis com maior frequência e profundidade, já que elas subsidiam a tomada de decisões e permitem avaliar as atividades da entidade.
 As informações fornecidas pela Contabilidade permitem a realização do controle e planejamento de uma organização.
 O controle é o processo pelo qual a administração verifica se as diretrizes e políticas por ela definidas e/ou pelos sócios da entidade estão sendo seguidas.
 O planejamento é o processo pelo qual a administração e os sócios da entidade decidem quais ações serão tomadas para o futuro, considerando um segmento ou toda a entidade.
 Importante frisar que a contabilidade não deve ser utilizada para manipular demonstrações ou dados. Esta ciência se baseia em fatos e deve demonstrar a real situação patrimonial.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando